18 de jan de 2016

Minha Estante - 2015


Sabe aquele momento que você quer arrumar sua estante ai você cria coragem, começa arrumar e já quer acabar? Síndrome do arrumador de estante! haha Como eu quero comprar uma nova estante esse ano, e assim eu espero, resolvi fazer esse post pra lembrar como eram minhas estantes e também mostrar como organizo meus livros.

livros da Arqueiro e Gutenberg

Como eu organizo os livros: Basicamente por ter TOC em estantes, eu organizo por editora e a partir da editora organizo por nome do autor em ordem alfabética.

Quantidade de estantes: basicamente possuo duas (uma de madeira e outra de ferro) que já está abarrotada de livros.

Quantidade de livros: em torno de 195 livros.

Quanto tempo demorou pra ter essa quantidade? Ler livros não é relativamente novo da minha vida, mas colecionar sim. Eu comecei a ler mais ativamente em 2009 e começar a juntar só em 2013.


livros do Grupo Editorial Record


Já li todos os livros? Não mesmo, atualmente tenho em torno de uns 105 livros lidos.


Eu também tenho o hábito de se eu perceber que não vou ler o livro de novo ou não curtir o livro, acabo que doou. Ano passado na Bienal, cheguei a ler uns 20 livros pro "estande" da Piraquê que estava recolhendo livros.


Livros da Agir, Novo Século e Zahar


Esses livros da Novo Século foram os meus primeiros livros que comprei, em 2011. São os mais acabadinhos da estante, mas são meus xodós. Não troco, nem vendo! 



Livros da Intrínseca


Muitos livros ganhei em eventos literários e acabaram ficando esquecidos na estante. Também porque sempre tenho o "azar" de ganhar um livro que é continuação ou o último de uma saga. Amo ir em sebos e comprar livros, apesar de que aqui no RJ os sebos são muito sujos e mal arrumados. As vezes você consegue encontrar uma raridade.



Livros da Rocco, Globo Livros e Farol Literário


Como podem ver minha estante é bastante variada de gênero. Sempre procuro ler de tudo um pouco: desde um clássico, como Agatha Christie e Jane Austen até romance água com açúcar como Simplesmente Ana da Marina Carvalho.


A minha meta esse ano além do Desafio Literário que me propus é diminuir drasticamente a quantidade de livros não lido na minha estante = não comprar livros. Sei que é difícil porque não resisto a uma promoção, mas tem MUITO livro bom não lido da minha estante e sempre que eu compro um novo acabo largando o outro de lado. SE eu comprar esse ano, vai ser para terminar séries que já tenho na estante ou livros que me chamarem muita atenção.

Livros da Pandorga, Essência, Lua de Papel, Novo Conceito, Universo dos Livros e Única

Então é isso, ano que vem ainda em Janeiro quero fazer a atualização da minha estante pra ver o que mudou, o que acrescentei ou tirei, se deixei do jeito que está ou fiz mudanças radicais. Espero que tenham gostado e até o próximo post!

3 comentários :

  1. Eu organizo tudo por autor, depois por série na ordem e depois por tamanho. kkkkk Muito TOC aqui também. :P

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  2. Tamanho aqui não dá hahaha Até queria mais ai separaria as editoras haha
    TOC na estante é comum haha

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)