3 de fev de 2016

Resenha - Como Eu Era Antes de Você

Livro: Como Eu Era Antes de Você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 318
Gênero: Romance
Sinopse: "Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário. Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado."

Intenso. Emocionante. Lição de Vida. Parece até desrespeito começar uma resenha assim, entretanto quando você perceber estará consumida totalmente pelo livro.

Louisa é uma garota de 26 anos que perdeu o emprego e acabou sendo cuidadora de Will. Will é tetraplégico, tem 35 anos, não é feliz com a sua vida, já tentou suicídio e é arrogante e sarcástico. Nas primeiras páginas você já é tomado pelo baque de como aconteceu o acidente que deixou o protagonista tetraplégico e depois disso só montanha russa de emoções.

Ao contrário do que muita gente falou, eu gostei logo de cara do Will. Uma coisa que é bem colocada no livro é que nós não sabemos como é uma vida de uma pessoa não saudável ou o quanto ela pode ser sofrida. Então em nenhum momento julguei as atitudes iniciais dele. E da Lou não tem muito o que falar, a personalidade forte dela fala por si só.

Qualquer coisa que eu falar por mínimo que seja, solta um spoiler e acaba com o livro. Mas o livro te faz pensar e refletir, analisar decisões e situações que mesmo não concordando você acaba aceitando. A escolha do título foi praticamente perfeita pro livro e quem é fã de romance, você não sai sem chorar. Como eu Era Antes de Você é assim. Você se coloca na vida da família do Will, você se coloca no lugar dele, da Lou, da Treena, do Nathan em todos os personagens e consegue entender a escolha do final.

"- Jamais me arrependerei do que fiz. Porque, quase sempre, se você está enfiado numa cadeira assim, só pode ir aos lugares da lembrança." pág. 182

Praticamente narrado pelo ponto de vista da Lou, você acaba sensibilizando e sentido mais as emoções dela. Isso foi importantíssimo para percebermos seu amadurecimento ao decorrer. Aparece também alguns outros pontos de vista que te fazem ter uma ampla visão do que acontece. Achei super bem colocado a Jojo mostrar pra gente o quanto um deficiente precisa que sua cidade/bairro/estado tenha estrutura para se locomover, andar, passear e o quanto isso pode afetar uma pessoa. Afinal isso é a realidade: cidades não estão preparadas, locais públicos não estão preparados e quem sofre com isso são eles. Se querem sair encontram dificuldade, obstáculos e desistem. Desistem porque o mínimo que eles precisam, não tem. Com palavras de fáceis entendimento ficou claro a mensagem passada.

É difícil escrever sobre essa história e o quanto você é afetada. LEIA e depois veja o quanto é difícil passar para o papel. Mal comecei 2016 e posso dizer que esse foi um dos melhores lidos.

Mais que um livro, Como Eu Era Antes de você abre mais a sua mente e te dá uma lição de vida. Te faz enxergar o sofrimento do próximo e o seu, te faz abrir os olhos pro mundo e viver intensamente, te faz ver o que uma pessoa pode mudar na sua vida. 

E ai já leram o livro? Ou querem ler? Parece que vai ter filme lançado agora em Fevereiro, então não percam!

6 comentários :

  1. Esse é um tipo de livro que eu geralmente não leio, mas a capa dele é tão fofa! haha

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a capa é esplêndida e a história também! Mesmo que não leia, dê uma chance (;

      Excluir
  2. Bem eu vou ser sincera, não li toda a resenha porque eu pretendo ler logo essa historia antes de ir para o cinema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler, não dou spoilers haha
      Aliás odeio spoilers quando vou ler resenha, leia sem medo e sinta mais vontade de ler o livro! (;

      Excluir
  3. Conhecia esse livro faz tempo, porém nunca tive interesse de leitura, mas após ver o trailer do filme e percebe quanto a história de amor que vai existir entre os personagens e tão maravilhosa não tive como não querer ler esse livro, já coloquei na minha lista de desejados, e espero ler antes de assistir ao filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o final do livro deixa muita gente com pé atrás, mas o livro é lindo!Leia antes do filme, não vai se arrepender.

      Excluir