2 de mar de 2016

Resenha - Espada de Vidro

Livro: Espada de Vidro #2
Série: A Rainha Vermelha
Autora: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Páginas: 496
Gênero: Fantasia/Distopia
Sinopse: "O sangue de Mare Barrow é vermelho, da mesma cor da população comum, mas sua habilidade de controlar a eletricidade a torna tão poderosa quanto os membros da elite de sangue prateado. Depois que essa revelação foi feita em rede nacional, Mare se transformou numa arma perigosa que a corte real quer esconder e controlar.Quando finalmente consegue escapar do palácio e do príncipe Maven, Mare descobre algo surpreendente: ela não era a única vermelha com poderes. Agora, enquanto foge do vingativo Maven, a garota elétrica tenta encontrar e recrutar outros sanguenovos como ela, para formar um exército contra a nobreza opressora. Essa é uma jornada perigosa, e Mare precisará tomar cuidado para não se tornar exatamente o tipo de monstro que ela está tentando deter."

*alerta de spoilers para quem não leu A Rainha Vermelha*

O livro começa exatamente onde parou A Rainha Vermelha: a guerra que o Maven provocou, Mare e Cal fugindo. O novo rei fez com que o mundo se voltasse contra os dois fugitivos fazendo com que eles se unam à Guarda Escarlate. A maior história gira em torna da Mare indo em busca de outros sangues vermelhos com poderes e Maven indo atrás deles. Nesse livro vemos muito mais ação e aventura que no primeiro já que essa busca está praticamente nas 490 páginas. 

A busca é iniciada pelo livro que Julian fez com vários outros sangues vermelhos parecidos com nossa protagonista. Isso está explicado no 1° volume. Com isso conhecemos mais desse universo criado pela Victoria e vemos o quanto a Guarda Escarlate é maior do que parece.  Com várias conexões no mundo existente, a busca pelos "sanguenovos" se torna mais fácil, todavia também é uma escalada difícil pois Maven conhece a lista e vai atrás para exterminar eles e tentar dessa forma fazer com se entreguem e voltem.

"Se sou uma espada, sou uma espada de vidro, e já me sinto prestes a estilhaçar." pág. 275

Aqui temos a garota elétrica mais instável, mais insegura em quem confiar e um príncipe perdido. Por ser novamente pelo ponto de vista dela, em incansáveis passagens vemos o quanto custa ela confiar em alguém, até nos seus próprios amigos e familiares, e o quanto a traição do novo rei lhe afetou. Cal em oposto, já não tem mais sentido para viver. Banido e sendo procurado pelos seus próprios iguais, tem como sua única fonte de sobrevivência matar sua madrasta e seu irmão que os enganou. Temos mais presente essas bruscas mudanças de sentimentos que move a história toda.

"E temos uma aliança - instável, forjada em sangue e traição. Estamos conectados, unidos contra Maven, contra todos que nos enganaram, contra o mundo prestes a se despedaçar." pág.13

A entrada de vários personagens, vários vermelhos com poderes que nenhum prateado tem é grande, então vale a pena ficar de olho na Cameron, no Shade e no Jon. Como não me empolguei na metade do livro, tudo se encaminhava para um livro mediano. Que engano.

Final engrandecedor. Mortes inesperadas, mortes planejadas, o plano de salvar sanguenovos e prateados, colisão de sentimentos entre Mare e Cal e a força e amadurecimento dela, reencontro com Maveen, as escolhas que ela faz,  tudo é um prato cheio. O final é ensurdecedor e sem palavras. A autora me deixou mais uma vez angustiada nas últimas 50 páginas do que no livro todo. Repete o que fez em A Rainha Vermelha. E o final que fica? Deixa o coração na boca. São vários sentimentos um atrás do outro e os acontecimentos vindo muito rapidamente. Quem gosta de ler o final antes, NÃO LEIA. Vai estragar toda surpresa.

"Uma vez, ele disse que me levantaria sozinha. Agora sei que estava mentido. Porque com certeza eu cai" pág. 484

Quem amou o primeiro livro, também vai adorar esse final eletrizante. Victoria mais uma vez me cativou e me deixou extasiada com tudo. Até onde eu saiba, A Rainha Vermelha será uma trilogia, ou seja, teria mais um livro. Entretanto eu não sei se com esse sucesso todo ela irá parar somente em mais um próximo. Torço que sim. 

Esse livro superou minhas expectativas, e você ficou com vontade de ler?

32 comentários :

  1. Oie, ai gente, eu sou meio suspeita em falar porque é um livro que não tenho interessem algum em ler.
    Ele parece ser um livro muito bom para quem tá acompanhando a história. Além do mais, se o final é eletrizante mesmo, dai vale mais a pena.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é quando não tem interesse fica difícil mesmo! :/

      Excluir
  2. Olá,

    ainda não li nenhum livro da Victoria Aveyard, pretendo ler a trilogia quando todos os volmes estiverem no mercado. Gosto de história, um pouco de romance e intrigas. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu não li o primeiro livro então não li a resenha toda para não pegar nenhum spoiler, mas li suas impressões. Fiquei curiosa para saber sobre essas mortes no final, planejadas e as inesperadas também. Pelo que vi nos últimos parágrafos, você gostou muito do livro e eu espero poder gostar também, tenho visto muitos comentários bons e isso me deixa cada vez mais curiosa para ler. Eu nunca leio o final justamente para não estragar a surpresa kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAH a graça dos livros da Victoria está no final, se ler o livro perde a graça toda mesmo!

      Excluir
  4. Gente, eu realmente vi criticas enormemente positivas a Rainha Vermelha, mas ai, vi duas que detonaram o livro e perdi o tesão de ler.
    Triste.
    A história realmente não me cativaria, mais do mesmo, e não curto.

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu li o primeiro e gostei bastante. Pela sua resenha, se o primeiro já foi eletrizante para mim, acho que o segundo vai ser ainda mais, ansiosíssima para ler!

    ResponderExcluir
  6. Oi *---*

    Menina to doida para ler esse livro!!! Fico muito feliz em saber que o final é eletrizante, já achei o final do primeiro muito bom esse então vai ser melhor.
    O meu exemplar chegou essa semana não vejo a hora de conferir. Adorei a resenha, ela só me deixou com mais vontade de ler <3

    Bjos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, quero muito ler a série, tenho 'A Rainha Vermelha' mas estou enrolando. Sempre vejo ótimas críticas quanto aos livros e isso aumenta ainda mais a minha vontade. Tenho que parar de enrolação e começar logo essa leitura ;)

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMECE NOW que não vai ser arrepender, sério! Foi um dos livros mais marcantes pra mim de 2015.

      Excluir
  8. Oi, desde que saiu o primeiro livro quero muito lê-lo e vendo sua resenha a vontade aumenta. Quero demais, você não imagina o quanto... Parabéns pela resenha, SÓ FIQUEI COM VONTADE DE LER ESSA BELEZA QUE CHAMAMOS DE LIVRO <3.

    HTTP://PORREDELIVROS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e LEIA PORQUE O LIVRO É DEMAIS! (;

      Excluir
  9. que bom que pelo menos o desfecho desmanchou a impressão que vc tava tendo de que o livro não era lá essas coisas... mas ultimamente, não sei se conseguiria chegar na metade de alguma obra que não estivesse me empolgando...
    Bem, não tenho interesse de ler a série, então, não é um livro que eu compraria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não tenho certa paciência nem dó de abandonar livros não, entretanto como isso também aconteceu no primeiro livro, meio que já esperava isso e continuei. (;

      Excluir
  10. Olá!

    Eu li A Rainha Vermelha e me decepcionei com a história! Muito mimimi e muita insegurança da Mare. Achei a história muito mal escrita, por isso, não me interesso mais pela sequência, mas que bom que você gostou. O problema agora é esperar pelo próximo.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, acompanhar trilogia sendo escrita dá essa ansiedade haha

      Excluir
  11. Oie
    eu ouvi falar bem sobre o primeiro livro e fiquei um tanto curiosa pela série, não lerei por agora mas quero sim colocar na lista, boa dica e resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Carool, eu não li sua resenha por não ter lido ainda a rainha vermelha e ele ser minha próxima leitura.
    Mas estou mega ansiosa para ler ambos logo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, recomendo sim o livro! (;
      Depois venha falar o que achou haha

      Excluir
  13. Evitei ler muito de sua resenha para não pegar spoilers do primeiro livro, pois quero muito lê-lo, mas fico feliz que esse livro tenha superado tuas expectativas! É maravilhoso quando isso acontece.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, apesar de achar o meio enfadonho, pelo final valeu a pena.
      Beijos!

      Excluir
  14. Oi Carool, sua linda, tudo bem?
    Nossa, que final foi esse??? São tantas resenhas elogiando esse livro e vem você agora e me diz isso, estou quase saindo de casa correndo para comprar, risos... Que triste saber que o irmão o traiu e que ela não pode confiar em ninguém. Parece ser uma história incrível, não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima e super empolgante!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nada dessa autora, mas acabei de ganhar tanto o livro A Rainha Vermelha quanto e esse, e estou super ansiosa pela leitura, espero gostar dessa distopia tanto quanto os leitores.

    ResponderExcluir
  16. Oee! Ainda não li "A Rainha Vermelha",mas tá nas minhas metas, não li teu post, quase passo direto pelo alerta kkkkkkkk ufa!

    ResponderExcluir
  17. Eu tinha uma séria desconfiança de que apareceriam vários vermelhos com poderes, e achei o máximo o fato de serem poderes que nenhum prateado tem. Fico feliz que o livro tenha superado suas expectativas, estou louca pra ler porque amei o primeiro. E também espero que a autora não aumente o número de livros devido ao sucesso.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oie,

    Sério que ela repete o final em A Espada de Vidro! Eu fiquei tão angustiada com o primeiro e li tão rápido que quando eu tiver esse em mãos vai ser difícil soltar ou para a leitura! Não vejo a hora de ler!

    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é que ela repete, mas ela usa o mesmo artifício que usou no primeiro livro: final devastador! Leia mesmo o Espada de Vidro, você vai adorar (;

      Excluir
  19. Nem pude ler a resenha para não pegar spoiler, já que não li o primeiro livro :/, mas morro de vontade de ler essa trilogia, acho a premissa muito interessante, e até agora só ouvi comentários positivos sobre os livros e a autora. E essas capas são maravilhosas!! Já Quero!! Beijo *-*

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)