15 de abr de 2016

Turnê Intrínseca - Rio de Janeiro

 E mais uma vez participei desse lindo evento que a Intrínseca faz todo ano para divulgar seus novos livros ou reforçar aqueles que podem vir à fazer sucesso. Venham conferir.


logo da 5° turnê Intrínseca
Logo da 5° turnê Intrínseca

Esse ano a editora resolveu mudar completamente seu padrão de eventos: Não foi no mesmo local do ano passado que tinha mais fácil acesso e foi dentro de um cinema. O local escolhido foi o Kinoplex da Boulevard Shopping localizado na Zona Norte. Isso causou bastante "estresse" e desgosto por várias pessoas que já estavam acostumadas com o evento na Cultura do Centro e porque diminuíram a quantidade de senhas. Isso é fato, o RJ é o lugar que mais tem disputa e só ter 200 foi muito pouco. Eu mesma tive que chegar 7hrs da manhã pra conseguir pegar uma, mas por volta de 9hrs em ponto já tinham se esgotado. Aliás os primeiros chegaram 23:00hrs do dia ANTERIOR porque estavam com medo de não consegui. Isso é muito desespero! Ainda acho que aqui merece um olha maior e uma quantidade também maior por ser a casa deles. Mas isso é assunto para outro momento. Vamos ver o que eu achei do evento.



Basicamente ele foi dividido em 3 partes: Ficção, Não Ficção e Literatura Jovem. Mostraram bastantes livros que ainda vão chegar no mercado, alguns que são apostas deles, outros que viraram filme e possa vir ser de interesse do público e outros que o autor já tem um sucesso e a editora dá continuidade com ele.

Em ficção vieram com alguns lançamentos do 1° semestre como Destinos e Fúrias da Lauren Groff, Lugar Nenhum do Neil Geiman, Garoto 21 do Matthew Quick e claro tinha que ter os aclamados deles desse 1° semestre: Depois de Você da Jojo Moyes, Cidades dos Etéreos e O Regresso do Michael Punke. Confesso que de todos os novos e os já aclamados só me interessei por Cidades dos Etéreos que já vinha algum tempo me perseguindo para comprar e o qual fiquei DOIDA mesmo foi o Lugar Nenhum do Neil Geiman. No entanto, achei que por ser o catálogo que mais poderia me chamar a atenção ficou um pouco fraco. Sim me taquem pedras mas não curti muito. Com toda certeza a crise também afetou as editoras e lançamentos de livros estão sendo bem analisados. Não tiro razão da editora, porém esperava um pouco mais.

Destaques de Ficção
Não ficção infelizmente não é uma categoria que leio muito por isso passou por mim bem abatido. Os destaques da vez para a galera foi Alucinadamente Feliz que irá ser lançado dia 18.04 e teve bastante burburinho. Outro que prendeu a atenção do público foi A Guerra dos Consoles, como a Sena nasceu e começou a disputar o mercado com a Nintendo. Parece que também tem haver com o nascimento do Sonic e do Mario.

Destaques de Não-Ficção

Na categoria Literatura Jovem foi aquela expectativa toda. Tio Rick Riordan vai lançar mais um livro pra galera que é As Provações de Apolo. Pena que não é só mais um, vem uns 5 pela  frente e é continuação de Heróis do Olimpo, que é continuação de Percy Jackson o qual ainda não li hehe. Então tenho um longo caminho pela frente para percorrer. Outro que chamou atenção da galera foi o Temporada de Acidentes que mistura vários gêneros e parece ser legal, porém não me interessei muito. Um que já foi lançado tem um tempinho mas parece que a Intrínseca ainda aposta no sucesso é A Febre. Lançado ano passado eu ouvi uma opinião bem dividida: ou gosta ou odeiam. Não sei se darei chance porque minha lista de desejados já está muito grande.

Destaques de Literatura Jovem


Os brindes não foram muito modificados apesar de ver que houve baixo orçamento e cortes de gastos. Ainda tivemos os marcadores, os bottons, esse ano uma caneta e cards com as sinopses e capas dos livros lançados e o pin que já acompanha os assuídos do evento (já tenho tenho 3 \o/). Todos vieram numa "sacola" estilo americana parda (tem foto embaixo). O bacana desse ano é que teve livros "surpresas" onde o público escolhia qual seria falado através de um sistema de votação com uma folha que eles deram. Em resumos gostei muito do evento como sempre, infelizmente não ganhei nenhum livro (azar saia de mim haha) mas vi bastante gente felizarda e feliz. O evento com certeza foi sucesso.

Ponto negativo e bota negativo nisso é que a parceira com a Saraiva do shopping deu super errado! Eles avisaram no evento que na livraria haveria livros com descontos de até 50% e para surpresa de muita gente, ao chegar na loja os atendentes não sabiam informar de desconto nenhum! Eita bola fora em Saraiva? E o PIOR não tinha nenhum indicativo ou montagem especial para exibição dos livros o que fez a procura ser grande e a quantidade pequena. Falta de comunicação entre os dois componentes ou falta de vontade? Eis a questão!

De qualquer jeito não poderia sair sem um livro por isso comprei o Para Todos os Garotos que Já Amei da Jenny Han pois me chamou atenção. De um total de 10, dou nota 7. Cumpriu seu papel de divulgação e fez suas apostas dentro da editora. Já aguardo o de 2017 ansiosa. 

A sacola onde veio os brindes na esquerda e na direita o livro comprado.
E vocês já foram em algum evento da Intrínseca? Ou nem sabiam que existia?

2 comentários :

  1. Esse ano foi a segunda vez que a turnê veio para a minha cidade (São luís) e a primeira vez que fui. Eu gostei muito do evento, foi super organizado e os representantes da Intrínseca foram super gente boa. Eu adorei os lançamentos desse ano, mas dei atenção especial a essa nova edição de Baía da Esperança (Sou muito fã da JoJo ♥), Temporada de Acidentes, Alucidamente Feliz, Lugar Nenhum e Cidade dos Etéreos. Também não ganhei nenhum livro :(, mas amei os brindes *-*
    É uma pena que no RJ faltou a disponibilidades de senhas e um pouco de organização :/, espero que no ano que vem eles possam fazer um evento para atender mais pessoas.
    Beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui em nenhum evento literário (triste), pois é, por isso acaba sendo meu sonho ir em algum desses, acho muito legal, e fico supre entusiasmada com as pessoas falam sobre eles, e como foi. Realmente no Rj tem uma demanda muito maior de gente e eles deveriam ver isso, e fazer com que sejam liberados mais senhas, mas com esse corte de gastos vejo que isso vai ser algo meio difícil. Quero te dizer que você fez uma ótima escolha comprando o livro Para todos os garotos que já amei, já li os dois livros e fiquei completamente apaixonada pela estória, espero ver a resenha dessa livro por aqui para ver o que você achou da estória. Boa leitura.

    ResponderExcluir