24 de set de 2016

Resenha - Trono de Vidro

Livro: Trono de Vidro #1
Série: Trono de Vidro
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 392
Gênero: Fantasia
Sinopse: "Nas sombrias e sujas minas de sal de Endovier, uma jovem de 18 anos está cumprindo sua sentença. Celaena é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças quando recebe uma proposta. Terá de volta sua liberdade se representar o príncipe de Adarlan em uma competição, lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, ela está disposta a tudo."

Tudo  aquilo que ouvi falar e li em Lâmina Assassina se fez presente no trajeto inicial da série Trono de Vidro. Sarah J. Maas fez uma protagonista inesquecível com um fundo fantástico perfeito. Se prepare para se apaixonar por nossa assassina.

Celaeana Sardothein é um assassina que foi capturada pelo rei e mandada a Endovier para ser sua escrava e morrer nas minas de sal. Só que aparentemente foi lhe oferecida uma opção que pode libertá-la: participar de uma competição com outros 23 oponentes e se ganhar,  torna-se a assassina do rei por 4 anos. Após esse tempo, o ganhador poderá ter sua liberdade. Representando o príncipe Dorian, ela vai ver que nem tudo é o que parece, e que as coisas não acontecem como a gente quer.

Primeiramente queria dizer o quanto estou impressionada com o fato de como nenhuma sinopse resume o que esse livro traz. São histórias, atrás de histórias, descobertas, traições, segredos e uma fantasia bem riquíssima. Não espere encontrar apenas competição, apenas romance ou apenas mistérios. Misture isso tudo e mais um pouco e você verá o que esse volume traz.

"Adarlan podia privá-los de liberdade, podia destruir-lhes as vidas, surrá-los, torturá-los e obrigá-los a participarem das disputas mais grotescas, mas, criminosos ou não, eram ainda humanos. Morrer, e não participar mais do jogo do rei, fora a única saída dele." pág.125

Quando propositalmente li Lâmina Assassina, antes desse primeiro livro, não esperei que os caminhos tomados por ambos fossem tão diferentes. Apesar daqui ser tratado de uma narrativa mais adiante que seu spin off, não vemos qualquer traço de ligação. Apenas algumas passagens, algumas frases soltas. E confesso que até agora não consigo definir se isso foi bom ou ruim, já que minha preferência está ainda nos contos.

Tudo que me foi mostrado na primeira instância aqui concretizou-se. Nossa protagonista tem personalidade forte e determinada, fazendo com que a trama tome rumos bem interessantes e que enriquecem a narrativa. Com suas fraquezas mais contidas e mais pensadas, vemos que ela analisa antes de tomar atitudes. E isso acarretou em um final satisfatório no sentido personagem, mas que posso aparentar para alguns não satisfatório no quesito romance.

E entrando mais nessa questão, vemos claramente a formação de um triângulo amoroso. Não tenho opinião formada no sentido de odiar ou não. Tenho meu preferido sim, que é o Dorian, mas que não deixa seu oponente, Chaol em muita desvantagem. Acho que a Sarah J Maas deixou isso aberto porque dependendo da escolha que nossa assassina faz, a história pode seguir trajetos diferentes. Bem pensado? Sim!

" Se Celaena se tornasse a campeão do rei e mais tarde ganhasse liberdade, será que continuaria a mesma? Ou era tudo aquilo uma fachada para conseguir o que queria? Mas Dorian não conseguia imaginar que a jovem estivesse fingindo. Não queria imaginar que ele estava fingindo." pág. 212

Um ponto negativo, foi a descrição das lutas. Enquanto que o mistério e os segredos envolvendo a magia, a fantasia que está presente foi escrito de forma espetacular, as lutas deixaram um pouco a desejar. Possa ser que a intenção tenha sido essa, porém a questão delas serem curtas demais tornou tudo muito descrente. Já não basta nossa assassina ter 17 anos e ser prodígio, o que deixa tudo mais duvidoso. Espero ver melhoras nesse quesito na série.

É um enredo de altos e baixos que te prende em alguns momentos e em outros deixa um pouco a desejar. Não senti tanto o impacto quanto o que eu li antes, mas me deixou curiosa o suficiente pra acompanhar o resto.  É uma ótima fantasia pra quem quer iniciar no gênero ou quem quer se apaixonar por ele. Tudo te cativa, te faz querer ler mais, avançar mais e apesar de apresentar aspectos negativos isso não tira nenhum mérito do sucesso que ele é. Minhas autoras e livros favoritos, tiveram crescimento espontâneo durante a série. E desse não espero diferente. 

Falando dos aspecto físicos, a capa por si só já chama atenção. Achei a escolha acertada e dentro das característica dada para a personagem. A diagramação é ao mesmo tempo a usual utiliza pela editora, mas com detalhes característico em cada início de capítulo. A narração é dada pelos pontos de vista dos 3 personagens principais e alguns secundários quando necessário, o que foi fundamental para o completo entendimento.

" — Todos carregamos cicatrizes, Dorian. As minhas são apenas mais visíveis que as da maioria." pág. 294

Termino com a sensação de que essa é uma série que tem potencial para se tornar uma das minhas queridinhas. Basta a escritora manter esse mesmo ritmo que o encantamento irá continuar.

E vocês já leram Trono de Vidro? Deixa nos comentários!

17 comentários :

  1. Oi, já li resenhas muito boas desse livro, a sua foi bem honesta esclareceu pontos do livro que são bons e ruins, acredito que assim a gente consegue ter uma visão melhor.
    O Trono de vidro não é uma obra que me dê vontade de ler, mas quem sabe um dia né?

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Não li o livro ainda, mas sempre vejo muitos comentários positivos a respeito :)
    Mas pelo que você diz na resenha deu para ver que a história a autora tem potencial, que ela cresça cada vez mais com a série :)
    A capa é mesmo muito bacana =D Mas esse não é um livro que eu leria no momento, estou em outra vibe, mas quem sabe no futuro?
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ana. Tudo bem?
    Bem, esse livro não é um gênero que me agrada, mas gostei da sua resenha. Conheço alguns amigos que eu acho que se interessaria por ele.Com certeza, vou indicar. Obrigado pela dica!
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  4. Ele foi escolhido para o clube do livro, mas ainda não peguei para ler. Pelo que vi tem todos os elementos que eu gosto em um livro, e também acho que a série tem potencial para ficar entre as minhas preferidas.
    Bsj!

    ResponderExcluir
  5. Fantasia não é meu gênero predileto, mas estou vendo pela sua resenha que o livro é muito bom! Muitos segredos para serem desvendados!! A capa é realmente atraente e criativa.
    Bjs,

    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Realmente, para descrever lutas, não dá para ser muito sucinto, acho que tem que detalhar, envolver no ambiente, mas como não li o livro, não sei opinar dentro da obra, meu comentário é baseado apenas em sua resenha. Que bom que a série tem potencial.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro. Infelizmente as lutas deixaram a desejar, o que é uma pena porque é um livro de fantasia e essa sequência é essencial para a história, mas acredito que isso não interfira no desenvolvimento da série.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    Estou para ler essa série desde o ano passado, mas os exemplares são tão caros e eu nunca consigo uma boa promoção </3 Falam só coisas ótimas da história e tenho muita vontade de conferir. Acho que a protagonista é uma daquelas badass e isso já me deixa bem feliz! Sobre os altos de baios da trama, acho que todo livro de fantasia em um pouco disso. E que pena que as cenas de ação deixam a desejar. Quem sabe nos próximos a autora dê mais atenção a isso :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana! Tudo bem?
    Não sou fã do gênero, então dessa vez passo a dica. E também estou evitando series, decidi que até o fim do ano, só livros únicos, ano que vem inicio com series! rsrsr Parabéns pela resenha, adorei!
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ana! Não conheço a série, mas já ouvi sobre o sucesso dela. Dá pra perceber que é uma boa leitura! Acho que na maioria há sempre algo que deixa a desejar, mas quando a história é boa e nos prende acaba compensando, não é? Parabéns pela resenha!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Muita gente fala bem sobre essa série e eu até que tenho uma certa curiosidade, mas não costumo ler esse gênero e por isso acabo deixando de lado esses livros, sabe? A protagonista parece ser ótima mesmo e eu acho bem bacana essa coisa dela ser assassina, porque não me lembro de ler um livro com uma protagonista assim. Enfim, apesar do livro deixar um pouco a desejar em alguns momentos, eu espero um dia ler ainda.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?

    Eu já li e abandonei no terceiro livro, a série é legalzinha, mas achei dispensável, não foi algo que me arrebatou e que me conquistou para ler mais livros da série.E eu senti o mesmo que você em alguns momentos, a narração esfria as vezes, ficando bem chatinho. Enfim, um entretenimento. Mas passa longe de ser a melhor série para mim.:)

    ResponderExcluir
  13. Oi!!
    Eu amo essa série, adoro a escrita da autora e já estou querendo ler os outros livros dela. Espero que você continue lendo os outros livros da série, pois acho que vale muito a pena.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Conheço alguem que esta lendo esse livro, e tem dito coisas positivas sobre ele, sua resenha mostrou o mesmo, leria pela curiosidade dos pontos positivos, mas confesso que nao seria uma preferencia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. bacana que a trama tem potencial pra se desenvolver ainda mais, ou que pelo menos se mantenha no ritmo... não li ainda, mas só ouço comentários bons a respeito... agora, difícil é pronunciar o nome dessa protagonista, viu? hahahaa
    bjs...

    ResponderExcluir
  16. Olá, já tinha ouvido falar muito bem dessa série, conheço muitas pessoas que são super fãs e não trocam por nada, achei a história interessante, mas nada que chamasse minha atenção infelizmente, e um ponto que eu achei ruim é o fato das batalhas serem curtas e mal trabalhadas, eu adoro quando livros tem batalhas, guerras lutas que nos deixam de cabelo em pé e nos deixa aquela sensação de estar lá de pertinho vendo tudo

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Já ouvi muito bem dessa série... confesso que fantasia não é o gênero que eu estou lendo muito atualmente, mas essa série é uma que eu morro de vontade de ler.
    Adorei a sua resenha, de verdade

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir