15 de nov de 2016

Resenha - Espera

Livro: Espera #2
Autora: Maggie Stiefvater
Série: Os Lobos de Mercy Falls
Editora: Agir Now
Página: 360
Gênero: Fantasia/Romance
Sinopse: "Em Espera, Grace e Sam devem lutar para ficar em juntos. Para ela, isso significa desafiar seus pais e manter um segredo muito perigoso a respeito de seu próprio bem-estar. Para ele, isso significa lutar contra seu passado de lobisomem... e descobrir uma maneira de sobreviver no futuro. Adicione a essa mistura um novo lobo chamado Cole, cujo passado tem o potencial de destruir toda a matilha, e Isabel, que já perdeu seu irmão para os lobos, e, apesar disso, se sente atraída por Cole."

Quando você espera que a Maggie não possa te surpreender mais, ela vem e coloca tudo no chão. Espera, segundo livro da série Os Lobos de Mercy Falls, vai falar novamente da Grace e do Sam mas agora com ele somente no corpo humano. Após os acontecimentos finais de Calafrio, ele terá que aprender a lidar com um futuro que até antes não planejava, a ter que lidar com os pais e seu relacionamento amoroso e com o fato de que agora o bando não tem mais Beck como líder e sim ele. Paralelamente a isso, temos que a Grace está ficando doente e não sabe o que está lhe acontecendo. A única coisa que consegue pensar é que isso lhe afastará de Sam e isso ela nunca quer. Será capaz dos dois lidarem com isso junto? E a doença da Grace, é uma coisa grave ou não?

Quando comecei a ler esse volume nada me preparou para o que ia vir. A autora mais uma vez se fez valer do elemento surpresa, nos deixando praticamente o livro todo às escuras com relação ao futuro do casal, afinal a doença da Grace terá haver com o fato de ela ter sido mordida por lobos quando pequena. Ao mesmo tempo que vemos a angustia dela de não conseguir lidar com isso, seus pais resolveram se fazer presente e tentar impedir seu romance. Nossa protagonista terá que lidar com tudo isso sozinha pois Sam também está lidando com problemas. E isso tudo torna a história mais intensa.

"Esta é uma história de amor. Nunca imaginei que houvesse tantos tipos de amor nem que o amor pudesse levar alguém a fazer tantas coisas diferentes. Nunca imaginei que houve tantas formas diferentes de dizer adeus." pág. 10

Se antes tivemos uma carga alta de emoção na personalidade do Sam em Calafrio, aqui isso estará em dobro. Ele ao se deparar com situações que nunca imaginava que ia ter porque pensava que seria apenas lobo, se introduz nele  a confusão fazendo com que fique inerte. Praticamente a trama toda vemos que as decisões não são tomadas e várias consequências aparecem por causa dessa atitude. As responsabilidades que ele tinha que tomar, ele não a toma e faz com que o enredo ganhe um toque mais dramático porque tudo acontece.

E ao decorrer das páginas temos a adição de mais dois personagens que será fundamental: Isabel, a irmã de Jack que apareceu mais ativamente no final, ganhará mais voz aqui. Terá seus próprios capítulos e seus próprios problemas para resolver que terá nome de Cole. Cole é um novo lobo recém-transformado por Beck, que escolheu essa vida porque não aguenta sua vida passada. E acho que esse ponto foi fundamental para de início não gostar do personagem. Fraco, cabeça fraca, colocando suas desculpas na frente de tudo e não medindo as consequências, Cole é uma das pessoas que tem muito a crescer e dar-se na trilogia. Do meio para o final, se tem um crescimento absurdo, com créditos a Isabel, todavia que ainda falta alguns ajustes que justifique todo mal que ele tem no passado.

"— Querer ser lobo não necessariamente faz alguém ser ruim — disse Cole num tom neutro — E querer ser humano não faz alguém ser bom." pág. 183

Foi uma leitura bem mais rápida e fluída que a anterior porque a ambientação foi feita, então a autora só teve o trabalho de dar continuidade o que deixou tudo com mais expectativas. E elas foram atendidas. Perguntas não respondidas anteriormente ganham vozes, situações que a autora poderia explorar e não explorou foram expostas além de estar igualmente no primeiro plano a fantasia e o romance.

Aqui temos mais aprofundamento nas personalidades de todos, temos acontecimentos sendo questionadas e um final de tirar o fôlego. Se pensávamos que tudo ocorreria de maneira positiva, Maggie vem e nos mostra que tem lugar para mais sofrimento sim. As últimas páginas é de tensão até a última linha. E isso é marca dela junto com a expressividade dos sentimentos. Temos um prato cheio para aqueles que gostam de se identificar e se envolver com o livro.

"— Acontece com todo mundo. Todos um dia se dão conta de que não serão crianças para sempre, de que vão crescer. Você só está passando por esse momento um pouco mais tarde do que a maioria de nós. Vai acabar dando um jeito." pág. 237

Único porém vai para a diagramação. Mais espaçada, letra maior, perda da identidade dos capítulos fez com que a Agir Now perdesse alguns pontos comigo, afinal isso diverge escandalosamente do primeiro volume. Modificaram tudo e para aqueles que tinham se surpreendido com isso antes, agora vai se decepcionar. Quanto a tradução nada a reclamar. Aqui teremos novamente os pontos de vistas da Grace e do Sam em primeira pessoa com a adição dos pontos de vistas do Cole da Isabel. Para aqueles que querem uma fantasia diferente, se jogue em Os Lobos de Mercy Falls. 

E vocês já leram Maggie Stiefvater? Ou essa série? Deixa nos comentários (;

29 comentários :

  1. Oii
    Parece ser um livro bem interessante,mas não sei se leria ele

    Abraços;**
    http://febredelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Adoro livros de fantasia com lobos.
    Li essa trilogia faz tempo e agora, lendo sua resenha bateu uma saudade.
    Realmente a leitura desse é bem mais fluída que o anterior,que foi o primeiro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Costumo ter problemas com livros de fantasia, por isso não seria uma leitura que eu escolheria de cara. Mas valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Tenho muita curiosidade com essa série desde que vi o Calafrio pela primeira vez ano passado, a sequencia para bem feita e com uma leitura ainda mais gostosa, espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu não me interesso muito pelo livro, porém, gosto quando os finais nos surpreendem e quando a trama é boa e bem desenvolvida. Talvez até tenha me animado um pouco pelo livro rs
    Quem sabe futuramente. Gostei de saber sua visão da obra, de qualquer forma.



    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Sou apaixonada por fantasia e essa parece ser bem interessante envolvendo lobos e grandes segredos.
    Ainda não li nada da Maggie, mas tenho esses livros e pretendo ler o mais breve possível após sua resenha bem animadora. A única coisa que me deixou triste foi saber sobre a diagramação que está totalmente diferente do primeiro livro. Gosto quando há um padrão.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu ainda não li essa série, mas tenho curiosidade para ler.
    Já li outros livros da autora, e gostei bastante da narrativa da autora. Esse é um dos motivos que tenho curiosidade para ler essa série.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não conhecia a autora e nem o livro, confesso que me senti um pouco perdida por não ter lido a resenha do primeiro livro, vou dar uma pesquisada, mas a premissa me interessou. Gosto de histórias sobrenaturais e de livros com certa carga emocional e pelos seus comentários acho que tem isto.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  9. Oii, não conhecia a série, mas gosto de fantasia e gostei bastante da tua resenha. vou anotar a dica, pra tentar ler em breve ;)
    bjs
    Ps.: Seguindo teu blog!

    ResponderExcluir
  10. Carol, tudo bem?


    Amo essa série! Na verdade, gosto demais da escrita da Maggie Stiefvater, ela consegue sempre me surpreender e encantar. Tô com o último dessa série aqui pra ler, aguardando na fila infinita rs

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  11. Olá! Sou apaixonada pelos lobos e não tinha muito certeza se eu iria gostar dessa série ou não. Mas adorei sua resenha e vou apostar na leitura! Obrigada pela dica! Bjs
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu vi a resenha do primeiro livro e o que mais curto no livro é a capa, linda de viver. fiquei curiosa com o desenrolar do elemento surpresa que você cita. Pena que a diagramação não foi o desejado :(

    ResponderExcluir
  13. Olá! Não conhecia a série, achei a capa bem bonita. Achei a história bem interessante e curiosa. Pena terem mudado a diagramação, mas mesmo assim me interessei em ler. Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Não o conhecia, mas gostei bastante da premissa. Infelizmente não posso ler nada agora por causa do TCC, mas quando eu terminar, pretendo arriscar na leitura sim!

    ResponderExcluir
  15. Acho essas capas bem bonitas, vejo opiniões divergentes sobre ser bom ou ruim. Quem sabe mais pra frente eu não tiro a minha própria conclusão.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  16. Oie
    muito legal sua resenha, acho essa capa linda demais e parece ser um livro mega interessante quem sabe uma hora eu arrisque e leia

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. OOI!
    A série parece ser ótimaa! Conheci ela aqui no blog e gostei bastante da premissa. Espero ter a oportunidade de lê-la algum dia. ❤

    ResponderExcluir
  18. Olá !!! Gostei bastante da indicação e da sua resenha.
    Acredito que vale muito a pena !!!
    Já anotei para minhas próximas leituras, super bjooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. essa capa já é um amor né?
    gostei da sua resenha, creio que vou ver em começar a leitura pro ano que vem

    ResponderExcluir
  20. Oiii!!

    Eu não conhecia esse livro ainda sabia?? Que pena que a editora não teve o mesmo cuidado com a obra que deveria né?
    Eu achei o enredo incrivel!! E a capa está linda <3
    Pena que teve essa falha grafica...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Ana, como vai?
    Fiquei intensamente apaixonada pela sua resenha e adoraria mesmo ler, estes gêneros me agradam de certa forma e sua resenha só me incentivou a querer ler mais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. OI! Ainda não li o primeiro livro, mas estou muito curiosa por este livro. *-* Esta história parece muito interessante. e eu gostei muito da forma como você nos apresentou. Revelando alguns detalhes e deixando um certo suspense.Parabéns! <3

    ResponderExcluir
  23. Acho que já vi o livro em algum lugar, mas nunca li nada dessa autora. Achei interessante a premissa do livro mas a história do suspense do novo casal me desanimou um pouco já que me interessei muito em saber mais do Cole. Adorei o quote dele falando sobre ser lobo <3

    Abraços,
    Ingrid Kimberly

    ResponderExcluir
  24. Oi Ana, sua linda, tudo bem?
    Nossa, depois dessa resenha, é impossível não ler essa série. Eu conheci o nome da autora em um evento literário da editora e fiquei totalmente encantada. Tinham muitos fãs presentes e todos comentavam como essa autora é fantástica. Não costumo ver seus livros nos blogs, uma pena. Pelo visto, os personagens são muto intensos e fiquei de coração partido por Sam, porque ele não age, porque não consegue tomar as decisões??? Fiquei louca para ler. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    Adoro o gênero sobrenatural e sou louca para ler algo da autora, pois falam super bem dela. Desde da primeira capa de Calafrio, que tenho o desejo de ler os livros dessa série. Ainda não tive a oportunidade, mas agora que os livros estão todos no mesmo formato, já irei providenciar isso. Tenho muita, mas muita mesmo curiosidade em relação a essa série.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. já li resenhas suas de outro livro dessa série e gostei demais! só não comecei minha leitura porque as aulas ainda não acabaram! vai ser minha leitura de férias! estou super empolgada! pela sua resenha, esse livro tem de tudo um pouco. já amo esse casal. espero de verdade que seja muito boa a história!!
    beijos, isa

    ResponderExcluir
  27. Primeiro deixa eu te falar que teu blog é muito lindinho, parabéns!
    Agora quanto ao livro, ele parece legal, mas não me depsertou interesse não. Olha que eu ando curtindo lobos pq meu namorado é louco por eles rsrs.
    Bjk

    ResponderExcluir
  28. Comprei agora o primeiro e ja to louca pra conhecer a serie.
    Amo livros com lobos e esse parece ser tudo de bom.
    Gostei da capa e do enredo, acho que será um que vai me prender muito.
    Linda resenha, fiquei curiosa para saber que rumo os personagens tomaram.
    Vou tentar ler com certeza.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir