14 de dez de 2016

Resenha - O Rei Corvo

Livro: O Rei Corvo #4
Série: Os Garotos Corvos
Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Verus 
Páginas: 378
Gênero: Fantasia/Romance

Sinopse: "O aguardado volume final da Saga dos Corvos, uma conclusão espetacular à história mítica e sombria criada por Maggie Stiefvater. Nada que está vivo é seguro. Nada que está morto é confiável. Há anos Gansey iniciou uma jornada para encontrar um rei perdido. Um a um, ele atraiu seus amigos para essa missão: Ronan, que rouba coisas de sonhos; Adam, cuja vida já não é sua; Noah, cuja vida não é mais vida; e Blue, que ama Gansey... e tem certeza de que está destinada a matá-lo. O fim já começou. Sonhos e pesadelos estão convergindo. Amor e perda são coisas inseparáveis. E a busca pelo rei se recusa a ser fixada em um caminho. A busca pelo rei adormecido vai chegar ao fim em Henrietta — mas não sem perdas, desejos, revelações e uma verdade brutal. Com O rei Corvo, Stiefvater conclui uma verdadeira obra-prima."

Termino Garotos Corvos com uma sensação estranha. Alívio porque certas situações que eu queria aconteceram, decepção porque outras situações saíram completamente do que esperava e a sensação que a Maggie podia ter feito melhor, não passa. Os Garotos Corvos ainda é a melhor série de fantasia que já li. Nenhum grupo me tocou tanto como Blue, Gansey, Adam e Ronan e isso só já vale pela aventura toda. Com desfechos surpreendentes, mesmo não sendo o desejado, O Rei Corvo deu fim a uma história belíssima.

O Rei Corvo começa exatamente no ponto parado em Lírio Azul, Azul Lírio. Com o despertar daquilo que não era para ser acordado, Ronan e Cabeswater correm perigo antes não imaginados e ele vê seus sonhos cada vez mais entrelaçados com pesadelos perigosos e por isso precisa achar Glendower para por um ponto final o mais rapidamente possível nessas situações. Paralelamente Gansey está ciente que a sua morte já predestinada está chegando, Blue está tentando de qualquer modo viver seu romance proibido e Adam aparenta estar confuso com tudo que lhe acontece e com sua ligação com Cabeswater. Todos estão pressupondo que a aventura está chegando ao fim, e seus futuros são incertos. 

Quando comecei a ler O Rei Corvo, eu só queria que uma situação não acontecesse. E esse era meu foco todo durante a leitura porque se tivesse esse acontecimento, tudo se estragaria. Para minha surpresa, ao decorrer das páginas vi a resposta cada vez mais distante, e um novo mundo sendo criado. Dependendo do que o leitor espera,  isso pode ser benéfico ou não.

" Seus sentimentos por Adam eram um derramamento de petróleo; ele os deixara transbordar, e agora não havia um maldito lugar no oceano que não pegasse fogo se ele deixasse cair um fósforo." pág. 124

Pode ser benéfico porque vemos a entrada de novos personagens, dentre um deles o Henry, em que podemos passar o livro inteiro com dúvida do seu caráter. Ele quer ter a confiança do Gansey e para isso ele precisa também ter a confiança do grupo. Henry só nos é revelado praticamente no final, nos fazendo criar várias suposições da sua entrada. Paralelamente também temos a entrada de mais um romance — acho que por alguns aguardado — afinal após a revelação indireta do Ronan ser homossexual tudo em torno do Adam toma perspectivas diferentes. E quando você vê está torcendo para serem um casal. Também temos a questão do enfoque maior do romance da Blue e do Gansey que estava sendo construído. Com a iminência de tudo dando errado, com a iminência da provável morte dele, Maggie parece que quis focar nisso. Então esse volume tem um desfoque total do que vinha sendo discutido na série, que era a procura do ser místico.

Temos uma longa construção enriquecida novamente de Henrietta, as linhas Ley, o rei adormecido, o sonhador, Cabeswater e tudo que os quatro enfrentaram até aqui. A fantasia e a mágica única falam por si só. Podem esperar cenas ricas em detalhes, ricas em explicações que fazem você entender mais desse mundo, mais daquilo que nos é transmitido. 

Contrastando, se formos pensar em tudo que foi construído, elaborado, criado, explicado e você vê a história tomando rumos diferentes, isso te desanima. A autora correu com o final — isso está muito claro — deixando muitas pontas soltas. Fora as possíveis decepções que leitores podem ter a determinados pontos cruciais da trama. Podemos notar que o desenrolar da história foi descrito de forma lenta mas que não aparenta uma boa descrição e uma boa ambientação — o que Maggie sempre me demonstrou e porque sempre gostei da escrita dela — contudo aparenta uma possível insegurança do que fazer com o final do enredo. Esses pontos fazem com que as opiniões finais do livro sejam bem opostas: ou você ama ou você odeia.

Eu termino esse livro com a sensação de sim, tudo que eu imaginava e pensava aconteceu de forma muito satisfatória, finalizando belamente uma das melhores séries da minha vida. Todavia tem pontas soltas que eu precisava saber e nada é falado. Isso traz um gosto amargo para a expectativa do leitor. Só que ressalto novamente, a conexão do grupo, a conexão dos personagens principais fazem tudo valer à pena. Não são personagens fracos que tentam se complementar, não são personagens aleatórios só para um se destacar. Todos são importantes, todos são quebras cabeças, todos são mágicos no sentido de personalidade, fazendo com que a fantasia que é mágica, se torne mais ainda. E eu acho que esse ponto foi a maior preocupação da Maggie. A busca deles tinham que ficar em segundo plano, para que essa conexão fosse mais aparente.

E sem dúvida destaque total para Ronan. Um dos que mais evoluíram durante a trajetória atrás do Glendower, ele se fez sair de um garoto mimado e marrento como um garoto de personalidade forte que sabe o quer da vida. Confesso que uma parte do epílogo em aberto, deixou muitas possibilidades que eu gostei. Como já foi anunciado uma trilogia para ela, estou empolgada com que eu possa encontrar.

"Era isto: Gansey descendo a escada para a cozinha, Blue subindo, os dois se encontrando na metade do caminho. Era Gansey dando um passo para o lado para deixá-la passar, mas mudando de ideia. Ele pegou o braço dela, então o resto." pág. 136

Tentei ao máximo não soltar nenhum spoiler, porque recomendo sempre aos fãs assíduos de fantasia lerem Garotos Corvos. É uma coisa única, diferente, tão esplêndida que ler e se surpreender com os mínimos detalhes é muito melhor do que já saber por alto o que pode acontecer. Tudo que é encontrado aqui, você vê na escrita da autora. Colocar sua imaginação para funcionar é especialidade dela. E sempre foi isso que me fez gosta da Maggie e seus livros. A série vale a pena ser lida.

Coração apertado pelo fim de uma das leituras e narrativas que mais me impressionaram nesses tempos. Entretanto, a escritora já anunciou que irá lançar um spin-off de três volumes focada no Ronan e tudo que lhe cerca. Infelizmente ainda não se tem nenhuma notícia de possíveis compras autorais da trilogia. O que nos resta é esperar, e torcer. 

E vocês, já ouvir falar de Os Garotos Corvos? Deixa nos comentários (;

20 comentários :

  1. Oi, tudo bem?

    Tô querendo MUITO começar essa série, mas tão caros. Achei alguns exemplares online, mas não o primeiro </3
    Não sei bem o que esperar dessa história, porque já li tanta resenha e, a cada uma nova que leio, minha opinião meio que muda haha. Mas, com certeza, parece ser sensacional. Todo mundo que já leu, que conheço, diz que é muuito boa. Vou ver se a começo loguinho!
    Que bom que gostou da narrativa e que, mesmo que esse último livro não tenha atingido algumas expectativas, você não tenha desanimado dele! :)
    P.S.: acho que ganhei uns spoilers, mas provavelmente já os terei esquecido quando for ler haha.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Já quis muito ler esta série mas a vontade acabou indo embora com o tempo, acho as capas bem lindas.
    Uma pena que apesar de ter sido satisfatório o encerramento não ter sido tudo o que você esperava em expectativas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Preciso começar elogiando essa capa MARAVILHOSA! Todas da série são bem bonitas, mas essa está simplesmente incrível. Eu acho a premissa desses livros mega interessantes, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler :| Bom saber que os personagens crescem bastante e que o final foi digno. Espero ler todos no ano que vem, quem sabe! :D
    Beijoooos

    ResponderExcluir
  4. Oi carol! Você sempre fala tão bem dessa série, que sempre me deixa curiosa. Eu acho muito original a escolha dos personagens e a descrição de cada um na sinopse. Mas estou com tantas séries inacabadas, muitas mesmo! Tentarei focar em diminuir essa pilha nas férias, na verdade são duas pilhas de livros que tenho que diminuir, a de séries inacabadas e a de parceiros. haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de fantasia. Uma pessoa me indicou essa série, mas ainda não tive oportunidade de começar a ler.
    Me parece muito Boa! Já quero.

    ResponderExcluir
  6. Oiii lindinha
    Eu fiquei apaixonada por essa capa, sério! Achei a coisa mais linda que alguma editora poderia lançar, a história parece ser bem envolvente e quero tentar diminuir essa lista enorme de leituras atrasadas e ler essa obra.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, é muito difícil resenhar livros de uma série sem soltar spoilers, né, ainda mais o último.
    Não conhecia essa série, na verdade eu não leio tanta fantasia assim. Mas achei interessante, fora que a capa é belíssima.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Confesso que apesar de já ter lido maravilhas sobre esse livro eu não me sinto interessada na leitura. Amei a sua resenha e a honestidade das suas palavras, espero suas próximas dicas. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Esta é uma série que pretendo ler com certeza. Pena que você sentiu algumas pontas soltas, pelo menos não derrubaram o brilho da série.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. OOi
    Como amanteee de fantasia, claro que peguei sua dica.
    A série parece ser maravilhosa, espero que eu tenha a oportunidade de adquiri-la para lê-la.
    Ótima resenha, me deixou cheia de vontade de realizar a leitura!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, eu AMEI essa resenha, sério, que vontade de ler esse livro agora.

    ResponderExcluir
  12. Olá, quando ouvi falar deste livro, os primeiros volumes já tinham sido lançados. Então fiquei um pouco desanimada de começar, ainda mais porque os coitados iriam para uma "pilha de espera" assustadora. Agora com os pontos que você abordou, creio que irei esperar mais um pouco para arriscar. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu amo fantasia e por isso sou doida pra ler essa série, mas o valor salgado dos livros me impede por enquanto. Gostei muito dos pontos que você citou sobre o desenvolvimento da trama e os acontecimentos finais da série que parece ter sido satisfatório apesar de não ter sido o ideal (se entendi corretamente haha). Vou anotar a dica e tentar adquirir os livros ano que vem.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu estou bem curiosa com esse livro!
    Eu já li os dois primeiros, e adorei a trama! A autora consegue envolver do começo ao fim, e não vejo a hora de conferir essa última parte da tram.
    Não vejo a hora de receber o meu livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Oiii!!

    Gente, que capa mais linda!! Eu não conhecia a autora e nem a obra e gostei de saber que ele mexeu tanto contigo! É ótimo saber que o enredo é bem construido e envolvente. Fiquei animada com os spin off, espero que sejam bem escritos tbm.

    Beijihos

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Da autora eu só conheço Calafrio e mesmo assim não consegui terminar a leitura, que achei bem confuso. Acho que vou dar uma outra chance à ela com essa série, que parece ser bem mais a minha cara e chamou muito mais a minha atenção.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    que bom que suas expectativas com o livro, foram supridas. Percebi que o livro apesar de uma história meio que confusa, só no meu ver, claro, tem um enredo que mistura muita fantasia e mistérios.
    Gostei do personagem Ronan, e vou buscar essa série para ler completinha. O melhor que a autora ainda vai lançar um spin-off.

    ResponderExcluir
  18. Olá.

    Estou louca para começar essa série. Eu tenho os três primeiros livros e só me falta esse 'O Rei Corvo'. Esses livros são bem carinhos, né? Ainda bem que todos eu ganhei hahhaahh Fico feliz q o livro tenha superado suas expectativas e espero gostar também. Eu amo livros que misturam fantasia e mistério e espero gostar da obra também. Amei suas fotos!

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Infelizmente eu ainda não li Garotos Corvos e vi diversos comentários sobre O Rei Corvo. Eu fiquei com medo de ler por conta disso, por me decepcionar no final. Ainda estou na dúvida se leio mesmo depois de todas as suas recomendações.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  20. Amo os garotos corvos com todas as forças, e simplesmente não queria que acabasse, achei o final ótimo, apesar de que queria mais algumas paginas sobre outros personagens. E adorei as partes "em aberto" que ela deixou, e já estou super ansiosa pela trilogia que a autora vai lançar do Ronan ♥

    Paradise Books || @ParadiseBooksBr
    xoxo

    ResponderExcluir