20 de dez de 2016

Retrospectiva 2016 | Maiores decepções de 2016

Com o final do ano próximo e quase nenhuma leitura a vista, resolvi fazer uma retrospectiva de todas as leituras do ano, classificando em maiores decepções, piores leituras, surpresas do ano e melhores leituras de 2016. Serão divididos em 4 postagens, onde cada post falará sobre uma categoria. Vamos lá?

Sempre tem aquele livro que está numa hype, que todo mundo fala bem, que é continuação de uma série que você gosta e está com altas expectativas, porém quando você vai ler, vem aquela decepção. Um personagem morre, a autora muda o rumo que você imaginava para um pior, não acontece aquele romance que você queria entre outras razões. E durante o ano não fui imune a esse tipo de leitura. Por isso selecionei meu top 4.

4. O Descompasso Infinito do Coração - Bianca Briones

O que dizer de um livro que tinha tudo para ser uma das melhores continuações de uma série!? Estava com grandes expectativas para o livro do Bernardo, afinal ele me encantou desde quando apareceu de relance no antecessor, porém quando chegou a história dele e a medida que as páginas avançava, veio aquela sensação de que faltou algo. Não é a escrita da autora, muito menos o enredo que ela faz, porém o que me fez decepcionar um pouco foi a personalidade dos protagonistas. Acho que faltou um "tcham" que me fizesse conectar mais com eles. Já com As Batidas Perdidas do Coração e A Escolha Perfeita do Coração, são leituras que fluiram muito e que amo. Então essa eu não coloco tanto na conta da Bianca, mas talvez as personalidades que não me cativaram. A resenha dele tem aqui.

3. Entre o Amor e a Vingança - Sarah Maclean

Fã de romance de época, não seria diferente começar uma série com expectativas altas, principalmente com Sarah Maclean onde entre 10 pessoas, 10 pessoas acham os livros dela bons. Então né, não tinha o porque de esperar algo decepcionante. Só que como a vida é uma caixinha de surpresas, tudo deu errado. A premissa era boa, o pano de fundo era bom, porém quando chegamos nos personagens, a situação mudou. Mais uma vez, problemas com personalidade, e dessa vez da mocinha. Fiz a primeira tentativa de leitura, abandono. Segunda tentativa de leitura foi, mas com bastantes ressalvas. Penélope me incomodou durante toda leitura e isso praticamente destruiu qualquer chance de gostar do livro. Por sorte, ou azar do meu bolso, ouvi algumas pessoas falando para tentar o resto da série e só tenho elogios para o resto. Resenha aqui.

2. Coroa da Meia-Noite (Trono de Vidro) - Sarah J. Maas 

Esse é o típico livro que além de ter ficado na hype, todos julgam como o melhor da série. Procuro isso até hoje. Creio e acho que isso tem haver com o casal formado. Pena que ele não me agradou nada e alguns momentos isso se tornou massante demais. Amei demais o pano de fundo e o caminho que a história está percorrendo, mas no quesito romance estava em um rumo completamente diferente do que eu desejava. Isso quase me fez desistir da série, porém depois de vários spoilers tomados propositalmente, me convenci que a situação que não queria podia ser modificada. Nem gostei né?! Resenha disponível.

1. A Coroa (A Seleção) - Kiera Cass

Não existiria top 4 se não fosse esse volume. Até porque os outros citados, não tem muita diferenciação, porém a leitura de A Coroa, essa daí me fez ser a trouxa do ano. Já pensava, imaginava desde a leitura do anterior (A Herdeira) que Kiera iria fazer algo que talvez não gostasse. Ao ler, isso só foi comprovado. Não sei se essa parte da história era para ser uma e foi dividido em duas, não sei se a autora ficou de saco cheio e terminou correndo, só sei que o resultado final foi decepção nível master e nem um pouco à altura da trilogia da America. Minha única felicidade foi ter acertado no casal final, entretanto a transição desse amor foi fraca, mal construída e isso desanimou. Ela poderia ter parado em A Escolha? Poderia. Mas sabemos como mercado editorial funciona, e no que for possível sugar, eles sugam. Resenha no blog.

Com todas essas situações percebi que um enredo fraco com personagens fortes tem mais chances de me cativar do que um enredo ótimo com personagens fracos emocionalmente. Personagem é o ponto chave dos livros. Autores que sabem explorar isso, e usam desses artifícios, fazem com que uma história com plot twist medianos se tornem grandes histórias. E vejo que opinião pessoal pode induzir muita coisa do que pensamos, então nós blogueiros, leitores, quando passamos nossa opinião, nem todos irão concordar. E isso é o mais lindo dentro do mundo literário, uma democracia de achar bom ou não, ter sua opinião

Essas foram minhas decepções do ano, achei que seria uma quantidade bem maior, todavia 2016 foi o ano de livros bons para mim. Por isso o próximo post irá trazer minhas maiores surpresas de 2016. Aguardem!

E vocês, discordam ou concordam com algum dos livros estarem aqui? Deixa nos comentários (;

21 comentários :

  1. Dos livros citados não li nenhum, tirando a série Batidas Perdidas que quero ler ainda, os outros não tenho interesse.

    ResponderExcluir
  2. Não li nenhum dos livros, mas alguns aí não me assustam quando disse que ficou decepcionada... kkkkk.... eu nem teria começado a ler... eu tive algumas esse tbm, mas felizmente foram bem poucas tbm.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  3. Sério que você não gostou da Penélope? O Bourne me irritou bem mais que ela, hehe. E eu gostei de A Coroa, mas também acho que poderia ter sido mais devagar o desenvolvimento da história.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Li os livros tb, e não achei os melhores que li, mas não diria que para mim, foram as maiores decepções heheh
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu super concordo com você sobre A coroa, acho que a serie poderia ter ficado sem. A seleção e uma serie linda não precisava dessas continuações, enfim, mas sobre o desapego eu discordo plenamente kkkkkkk ele é o meu livro favorito na serie, amei o Bernardo desde Batidas e no Desapago casei com ele. Já a Clara tive vontade de dar uns tapas nela, mas como eles finalmente se entenderam, tudo bem. Mas gosto não se discute né? Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Nossa, eu já li A Coroa e não gostei nadica dessa história. Prefiro mais a primeira parte da série, com a America e o Maxon.
    Quanto ao Trono de Vidro, gostei bastante desse segundo volume, gostei mais do que do primeiro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Do seu top 4 já li O Descompasso Infinito do Coração e Entre o Amor e a Vingança e ao contrário de vc, gostei muito dos dois!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oiê!
    Não li nenhum desses livros, mas confesso ter uma certa curiosidade com A coroa, mas não sei se estou na vibe de ler Kiera Cass de novo...
    SInto muito pelas decepções! =(

    ResponderExcluir
  9. Oie Carol
    Adorei esse post e fiquei pensando em quais seriam as minhas escolhas.
    Dos que você escolheu, eu li A coroa e sabe que eu gostei? Pois é. Claro que, realmente não se compara com os livros da America, mas até q eu gostei da Eadlyn. Concordo com você que o romance do casal poderia ser mesmo mais desenvolvido, mas até que achei q foi um bom encerramento pra história. Não favoritei esse livro, mas foi uma boa leitura na minha opinião.
    Fiquei um pouco receosa com o que você disse sobre o Coroa da meia-noite. Eu simplesmente adorei O trono de vidro, já li o livro sobre contos que também gostei, e já adquiri o Coroa, mas ainda não li. Fiquei bem curiosa pra saber melhor do pq vc se decepcionou. Vou ler logo!!!
    Os demais livros ainda não li, por isso, não posso opinar.
    Bjo

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Ainda não li nenhum desses livros, na verdade, estou começando a ler o livro da Sarah M., e estava com as expectativas altíssimas, até ler os seus comentários Espero não me decepcionar tanto quanto você.
    Falam muito bem dos livros da Bianca, que pena que os personagens deste livros não cativaram você!
    A Coroa eu já sei que será uma decepção para mim, A Herdeira não chegou a ser ruim como eu pensei que seria, mas não tenho muitas expectativas para este último livro!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?

    Achei bem legal você fazer o oposto do "comum", que é falar dos livros que te decepcionaram. Eu estava pensando em fazer um TOP 5 com os melhores do ano, mas essa oposição também é bem legal, viu. Agora estou indecisa haha.
    Comentando dos livros, nossa, eu acabei de comentar em outro blog que O descompasso infinito do coração é o meu preferido da série #BatidasPerdidas. Não sei se é, exatamente, uma continuação, mas outro enfoque. Eu gostei desse romance porque o número de palavrões diminui (rs) e o Bernardo é um amor e a Clara é uma personagem muito humana, com a qual me identifiquei bastante. Mas, né, cada um sente de uma maneira os livros.
    Os outros eu não li, mas me interesso em começar O trono de vidro. Comecei a trilogia A Seleção, mas não funcionou muito bem para mim, aí parei no segundo livro. Nunca mais acompanhei nada.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li nenhum desses mas acredita que estou louca para ler todos? Menina, tenho visto muita gente falando dessa série da Kiera que é uma decepção no final.

    ResponderExcluir
  13. Oi, dos livros que você citou, li apenas O Trono de Vidro e confesso que não tive problemas. A série da Bianca me desanimou no primeiro livro, achei pesado demais. E não li nada da Kiera até hoje. A série da Sarah Maclean está na minha lista de compras para leituras futuras. Espero que você tenha melhores experiências em 2017! Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Que pena que você não gostou do livro entre o amor e a vingança. Eu li e gostei, aliás, dá série toda. Os outros eu não li ainda, mas quero ler a série da Briones.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Nossa, bateu uma dor no coração quando você indicou Entre o Amor e a Vingança (não que ele seja bom, na verdade ele é o mais fraco da série). A Sarah é uma das minhas escritoras preferidas, mas eu tenho CERTEZA de que, se eu tivesse conhecido ela através da leitura de Entre o Amor e a Vingança ela estaria longe dos meus autores prediletos, entretanto, quando li Entre a Ruína e a Paixão nem desconfiava que ele era parte de uma série, só depois percebi eu li os outros, por isso posso garantir: Sarah tem livros melhores que esse.

    ResponderExcluir
  16. Não posso opinar se concordo ou não porque não li nenhum deles, mas acho que A coroa deve ser mesmo uma decepção porque A seleção já meio que me decepcionou, então imagina o resto.
    Mas que bom que teve bem mais coisas boas do que decepção.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Não li nenhum livro dessa sua lista, mas A Coroa eu entendo bem, porque depois de uma protagonista tão legal como a America, vir essa menina chata não rola hahaha Mas adorei a sua lista!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá, não conheço nenhum livro dos que você listou e fica dificil dar minha opinião sobre as decepções. Mas tudo que vem da série Seleção não me chama atenção, os outros preciso conferir com calma para opinar.

    ResponderExcluir
  19. Oi!!


    Infelizmente irei da uma de Glória Pires: "não posso opinar", rs. Embora conheça os autores e os títulos ainda não li suas obras então ficaria impossível concordar ou discordar. Fico triste quando nos decepcionamos com os livros, mas a parte boa é que sempre tem um para superar o ruim. Feliz 2017 e com leituras muito melhores. Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Não li nenhum dos livros que você citou, e que bom que eu não li a coroa, eu já tentei ler a herdeira umas mil vezes mas a leitura não sai de jeito nenhum, eu simplesmente não suporto a filha da America, então resolvi desistir para não estragar uma trilogia que eu amo tanto, então se a herdeira não engatou, imagine a coroa

    ResponderExcluir
  21. Bom, só li os dois primeiros lugares, rs, mas felizmente nenhum deles foi uma decepção pra mim. Gostei de A coroa e o casal super me convenceu, e sobre Coroa da meia-noite, gostei do casal no momento do livro, mas a Celaena muda muito de amor e o atual é o que mais me agrada... Rs...

    ResponderExcluir