23 de dez de 2016

Retrospectiva 2016 | Maiores Surpresas

Assim como temos nossas decepções, temos aqueles livros que não esperamos nada, ou já esperamos e ela se concretiza. Estamos falando das maiores surpresas de 2016. Também feita em TOP 4, selecionei aqueles livros de séries que veio e me pegaram ou aqueles que na surpresa vieram e ficaram. Vamos lá?

4. Mar da Tranquilidade - Katja Millay












Sabe aquele romance que te pega, puxa, te revira e quando você vê já está completamente apaixonada por ele? Foi Mar da Tranquilidade. Comprado no ano passado na Bienal do Rio porque uma das minhas autoras favoritas tinha falado em entrevista que gostava dele, não achei que eu iria me apaixonar tanto. Nunca tinha procurado saber mais da história, nem resenhas por isso a medida que fui lendo e vi as coisas acontecerem, só me vi cada vez mais apegada a Nastya e ao Josh. E ao terminar só me via debulhada em lágrimas. São livros assim que nos marcam, você não espera nada e ele vem e te traz grandes lições de vida. Resenha dele aqui.

3. Entre a Culpa e a Desejo - Sarah Maclean


Depois da decepção que foi Entre o Amor e a Vingança, fiquei muito relutante em ler qualquer coisa da Sarah Maclean. E não era para menos afinal, tantas pessoas falavam bem e a minha primeira leitura foi bem fraca. Mas mesmo tendo esse antecessor como parâmetro, resolvi dar uma chance e olha, ainda bem que arrependimento não mata. Tudo, absolutamente tudo que faltava no primeiro, Sarah veio e jogou na Pippa e no Cross. Considero eles um dos melhores personagens do ano e um dos melhores casais já lidos. Divertido, romântico, cheio de sarcasmo a leitura veio e me arrebatou de vez. A partir dele, deslanchei na leitura dos livros dela. Também tem resenha no blog.

2. Jovens de Elite - Marie Lu


Outra também que veio de uma leitura antecessores da autora mediana. Com altos e baixos, sua primeira trilogia lançada - Legend - me deixou com opiniões bem divididas, e por isso para sanar todas as dúvidas resolvi emendar em Jovens de Elite. Com um mundo fantástico completamente diferente, e saindo de uma distopia para uma fantasia, Marie Lu conseguiu me conquistar nas primeiras páginas. Foi uma das surpresas, e boas, porque a escrita evoluiu, os plot twist também e principalmente as personalidade dos personagens. Sempre que alguém me pergunta sobre a autora mando lê primeiro Jovens de Elite porque parece que é uma outra autora. Seu segundo livro, Sociedade da Rosa também segue o mesmo caminho me deixando ansiosa e com expectativas para o último. Tem resenha dos dois: Jovens de Elite, Sociedade da Rosa

1. A Corrida de Escorpião - Maggie Stiefvater


Acho que já deixei claro o ano inteiro, que virei fã dessa mulher. Mas antes de 2016, só tinha lido o primeiro e o segundo livro de Os Garotos Corvos, ou seja, quase nada. Queria conhecê-la mais porque a escrita funcionou comigo e eu adorei. Então quando soube que ela tinha esse livro único corri atrás. E com toda certeza, apesar da alta expectativa estar presente, ler outro livro dela e me surpreender veio no pacote. A história por si só, mexer com corrida de cavalos, falar sobre cavalos me cativa muito, e quando ela coloca em contexto mágico isso se amplifica. Não tinha como essa leitura não ser a número 1. Maggie se tornou uma das minhas escritoras favoritas. Resenha disponível.

Então é isso, essas foram minhas leituras surpresas do ano. Conheci bastante autores novos e outras viraram uma das minhas favoritas. Gosto bastante de livros que me surpreendam por isso achei que para um ano foi uma quantidade boa. O próximo post será o de Piores leituras do ano por isso preparem os corações. Até a próxima!

E vocês, quais livros surpreenderam esse ano? Algum da lista vocês já leram? Deixa nos comentários (;

14 comentários :

  1. Eu ainda não li nenhum desses livros e embora até tenha curiosidade com Entre a Culpa e o Desejo nenhum deles estão na minha lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?

    Opa, outra TAG literária de final de ano super legal! Adoro quando um livro surpreende a gente! Aconteceu comigo quando li As Ondas, da Virginia Woolf, em abril. Se tornou um dos meus eternos queridinhos, aliás <3

    Eu não li nenhum desses da sua lista, mas me interessei pelo primeiro (capa linda? Capa linda!). Estou numa vibe de gostar de romances mais maduros, nada daqueles que o casal vai-e-volta e amo-e-odeio. Espero que esse seja assim. Fiquei bem interessada em Corrida de Escorpião, por você dizer que é ada mesma autora de Os garotos corvo, que infelizmente ainda não li, mas quero muito ler!

    Feliz Natal :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Dos livros que você citou só li Entre o Amor e a Vingança,eu realmente amei essa leitura e a autora se tornou constante na minha lista. Minha próxima leitura será Mar da Tranquilidade. Espero gostar da leitura tanto quanto você. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Não li ainda nenhum dos que você citou. Mas é muito bom quando um livro nos surpreende para o bem, né? Tenho uns xodós que começaram assim também :) Boas leituras em 2017!!!! :)

    ResponderExcluir
  5. Olá
    É muito bom quando um livro nos surpreende positivamente, eu tive várias, elegi Lupin III como a melhor, porque achei a leitura muito gostosa e fácil para um livro com mais de 100 anos.
    Não li suas supresas e dos que você citou o que mais ne atrai é a corrida do escorpião

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Dos livros listados não li nenhum, acredita?? Mas tenho Mar da Tranquilidade e todo mundo diz que devo ler logo, vai estar na meta de leitura de 2017 com certeza! hahaha
    Adoro essas leituras que fazemos esperando quase nada e nos tocam de um jeito incrível, tive alguns exemplos esse ano, como: O Diário de Suzana para Nicolas, Todo Dia, Querida Sue e Passarinho.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Ai que demais essa retrospectiva Ana, eu realmente não li nenhum dos livros que tu trouxe na postagem, mas fiquei tão feliz que tenha se surpreendido, as fotos ficaram lindas também.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Li Mar de Tranquilidade e Entre a Culpa e a Desejo e gostei de ambos. Que bom que resolveu dar uma chance para a Sarah Maclean. Os outros dois ainda não li.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não li nenhum desses, embora tenha lido as resenhas de alguns.
    Por incrível que possa parecer terminei A Menina Má por esses dias e mesmo já sabendo da história toda ele conseguiu me surpreender. Outo livro foi A Vadia que esperava um romance qualquer e de repente me deparo com livro super mas super bom mesmo!
    Bela e Terra amaldiçoada .
    Bjs e Feliz Ani Novo!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nada do seu top 4. Sobre o primeiro livro que você disse que os melhores livros são aqueles que você não espera nada, eu preciso não só concordar, mas dizer que eu não leio sinopses exatamente por isso. Eu posso até ler resenha de algum livro antes de comprar, agora sinopse eu não leio para descobrir aos poucos.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post!
    Tenho muita vontade de ler Mar da Tranquilidade e morrer em lágrimas rsrs.
    Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  12. Olá, xará.
    Dos citados eu já li o livro da Tessa e eu adorei. Vejo que muitas pessoas se decepcionaram com o primeiro livro, foi ao contrário para mim, eu amei ele, achei até melhor que o segundo livro.
    Mar da Tranquilidade está na minha lista de leituras, tenho o livro em minha estante e pretendo realizar a leitura dele em breve!

    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, não conheço nenhum livro dos que você citou, mais foi bom saber a forma que eles te surpreenderam, me deixa animado para conhecer a leitura de algum. Me interessei muito por Teresa, vou anotar aqui.

    ResponderExcluir
  14. Carol, tudo bem?

    Gostei de todos os livros da sua lista, sendo Mar da tranquilidade um querido. Eu tenho um TOP que vai muito além de 4, mas posso dizer sobre os os últimos que li e que marcaram cada um por um motivo: Depois daquela montanha, por conta de toda a resiliência e bom humor. As cordas mágicas, por causa do amor pela música em suas diversas formas. It Ends With Us, não só por ser Collen Hoover minha diva literária, mas por conta de todo o tema que ela abordou. E os livros da Sarah J. Maas. Não vou escolher um, porque os que lia no passado foram perfeitos.

    Beijo,
    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir