29 de dez de 2016

Retrospectiva 2016 | Melhores Leituras de 2016

Por fim e por último temos o top 4 de melhores leituras. Essa com toda certeza foi a mais difícil escolha porque esse ano foi muito produtivo no quesito livros bons. Então foi complicado escolher quatro e por isso "roubei" um pouco e coloquei 7 (só um pouco a mais, rs). Muitas séries foram acabadas, outras iniciadas, livros únicos, livros que se completam, por isso com o total de 86 livros lidos (até o fechamento desse post) foi um número muito bom comparado com ano passado (em torno de 50). A meta era 100, mas a faculdade não deixou. Vamos deixar de enrolar e mostrar a lista!?

7. Uma Semana Para Se Perder - Tessa Dare

Uma das melhores, se não a melhor autora de romance de época que descobri esse ano. Seus livros possuem todas as características necessárias para ser uma das minhas leituras favoritas: desde romance até sarcasmo. Por isso foi até difícil a escolha de qual livro dela iria colocar nesse top 7, porém o diferencial de Uma Semana Para Se Perder foi a questão do casal ter me tocado mais. Lido no início do ano, foi o que me fez deslanchar nas leituras do gênero esse ano e que me marcou. Minerva e Colin mereciam estar aqui.


6. Lick - Kylie Scott


Tentando ser bastante eclética na medida do possível, um dos eróticos/romance que mais me agradou esse ano com certeza foi Lick. Lidando com integrantes de bandas, foi uma boa surpresa ler e ver que a história foi muito mais além do que se esperava, muito mais do que já se é perpetuado no mercado. Parece clichê mas não é. Mereceu com certeza esse sexto lugar.



5. O Ar que Ele Respira - Brittainy C. Cherry

O que dizer de um romance que mais mexeu com você esse ano? Brittainy parece que tem a mágica que te faz apaixonar pelos personagens e pela história. Não foi diferente com O Ar que Ele Respira. Um romance que te puxa, te pega, te faz chorar, rir e você não esquece. Foi um dos poucos romances que me tocaram realmente esse ano, e olha que li 3 livros da Colleen Hoover. Então era mais um merecido para estar aqui, agora no quinto lugar. 

4. Lírio Azul, Azul Lírio - Maggie Stiefvater

Não se tem melhores leituras do ano sem ter Maggie Stiefvater. Acho que quem acompanha o blog está cansado de ler sobre ela, mas tem escritas que te agradam e tem escritas que te tocam. Ela está na segunda categoria. Com um exímio de me prender, Lírio Azul, Azul Lírio é para mim o melhor livro da série Os Garotos Corvos. Temos a entrada de novos personagens, a ambientação para o final da série, e principalmente o ponto alto da aventura. Também uma leitura feita no início do ano, foi um dos livros que mais me deixou com expectativa para o último. Não esqueço de todo o sentimento que ele me passou, do shipper entre Gansey e Blue e por isso ele está aqui. 

3. Dama da Meia Noite - Cassandra Clare

Cassandra Clare é uma das autoras mais emblemáticas que já tive. Adoro essa mulher. Repito, adoro essa mulher, mas esse ano ela me fez passar num carrossel de emoções. Com um dos seus livros em piores leituras (post aqui), quando cheguei e comecei Dama da Meia-Noite eu me perguntei se foi a mesma pessoa que escreveu. Com um amadurecimento nato, a autora nos trouxe novos personagens, num mundo já conhecido por nós, que já te cativam no mesmo instante. É bem gritante essa diferenciação com Instrumentos Mortais que até no primeiro momento te choca. E me fazer quase engolir um calhamaço em menos de 2 dias não é para qualquer um. Por isso esse terceiro lugar.

2. Six Of Crows - Leigh Bardugo

Leigh Bardugo estar aqui também não é outra surpresa. Desde 2015 quando li sua trilogia Grisha me vi presa em uma das fantasias épicas mais diferentes. Alguns pontos podem incomodar certos leitores, mas que de modo geral agrada quem lê. Eu praticamente virei fã, e desde que soube ano passado que ela iria lançar mais livro sobre esse mundo, fiquei aguardando a chegada dele no Brasil. Não foi para menos que quando li, além de estar com as expectativas já em altas, a leitura me agradou demais. Com personagens carismáticos, com plot twist utilizados de maneira correta, Six Of Crows foi uma das minhas melhores leituras desse ano. Lido agora no final do ano, em Setembro, foi uma das leituras que me fez entrar em ressaca literária bem forte. É uma série que mais aguardo sua continuação em 2017. Não é surpresa ela estar aqui, mas é surpresa ela estar em 2° lugar.

1. Outlander, A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon

Não tinha como encaixar outro livro além de Outlander como melhor leitura do ano. Vício na série, vício nos livros, vício nos personagens, Outlander veio como um objeto onde mistura praticamente tudo que eu gosto. Desde fantasia, a aventura, a romance de época, a fatos históricos, essa leitura me fez ver a literatura de outra forma. É um calhamaço enorme, mas que tem uma fluidez como poucos livros lidos, ao meu ver. Gosto é uma coisa tão mais amplificada em literatura, que as opiniões podem divergir e muito. Diana fez um mundo em que tem a porta de entrada, contudo esqueceu de fazer a de saída. Hoje eu vivo e adoro tudo que encontro lá dentro. Por isso mais do que merecido esse pódio.

É isso, essas foram minhas melhores leituras de 2016, e termino o ano com um sorrisão no rosto de que foi um ano muito produtivo. Ano que tomei coragem e criei o blog, ano que conheci minhas melhoras amigas literárias, ano que conheci autores novos, me apaixonei por novos gêneros, relembrei velhos conhecidos e que principalmente foi recheado de coisas boas. Espero que ano que vem seja assim também e enfim consiga bater minha meta pessoal de 100 livros. Esse é o fim da retrospectiva, espero que tenham gostado e até ano que vem, já que esse é o último post do ano. Beijos e Feliz 2017 (adiantado).

Resenhas: Uma Semana Para Se Perder, Lick, O Ar Que Ele Respira, Dama da Meia-Noite, Six Of Crows e Outlander

26 comentários :

  1. Olá, tudo bem? Adorei essa retrospectiva literária! "Outlander" parece ser muito bom, só me falta tempo para lê-lo, rs.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Caramba, você leu muito livro, esse ano infelizmente eu fui uma péssima leitora, mas espero que ano que vem eu venha a me sair melhor.
    Não li nenhum desses livros, mas me interessei bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?

    Nossa, ainda não li nenhum desses da sua lista, mas tenho interesse em Os garotos corvos e Os artifícios das trevas. Tô para ler Dama da meia-noite nessas férias. Já quis ler Outlander, mas ainda tô dividida se assisto o seriado ou se inicio a coleção de livros.
    Muito boa a sua seleção de melhores do ano! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. A Dama da Meia Noite é um livro incrível, um dos meus favoritos. ♥

    http://devaneiodeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Os únicos que li foram o da série da Tessa Dare, Outlander e Six of Crows. Gostei de todos e são leituras que sempre indico. O Ar que ele respira é um que quero ler em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Suas leituras foram bem diferentes das listas que vi por ai! Adorei.
    Outlander todo mundo fala que é bom, preciso dar o braço a torcer.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  7. Olá, muito interessante as suas leituras de 2016! Já anoitei o nome de alguns livros para ler futuramente.
    Abraço
    https://bibliotecacrazy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Quero muito ler Lirio Azul!
    E A Viajante do Tempo é meu livro favorito tem 11 anos, então vc imagina quanto de amor que eu morro por ele hahaha Já reli algumas vezes tbm...e odiei essa nova capa hehehe

    bjs e feliz ano novo

    ResponderExcluir
  9. Oie, adorei a retrospectiva. Dos que você mencionou, li o ar que ele respira e na verdade achei muito mediano. Também tenho vontade de ler outlander, e o da tessa

    ResponderExcluir
  10. Gostei da forma como você indicou outlander. Levou pro lado emocional, e é assim que se indica uma obra. Descobri que não sou um grande fã de romances contemporâneos, obvio que há muita coisa boa, muitos autores excelentes, mas me parece tudo tão vazio. Tentei ler a culpa é das estrelas, parei na metade, tentei ler quem é você Alasca, mesmo com asco, mas li cem páginas, descobri que é uma tentativa frustrada de imitar o apanhador no campo de centeio. Esses livros me parece tudo voltado pra adolescentes, talvez eu tenha começado ler tarde, de modo que não vivenciei a época que curte esse tipo de literatura. Sou muito grato a qualquer força do universo por isso.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Adorei saber quais foram as leituras que você considerou as melhores de 2016 e tentando ser eclética!
    Os livros que quero muito ler e que você citou são Lick e O ar que ele respira! Ambos me deixam bem intrigada e espero poder fazer a leitura em breve.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. O ar que ele respira é um dos livros que mais tenho vontade de ler, quem sabe futuramente eu leia e me agrade pela história, ainda mais vendo que ele está em seu top.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li esses livros que você mencionou. Comprei o ar que ele respira, mas ainda não li, de 2017 não passa! Haha

    ResponderExcluir
  14. Encontrei alguns livros que eu li durante o ano na sua lista. A escrita da Tessa Dare, infelizmente, não me agradou. Eu li outro livro dessa série e o que eu menos gostei foi a construção das personagens, mas isso não foi um problema tão grande. Li também O Ar Que Ele Respira e fiquei extasiada (que livro lindo, doloroso e verdadeiro!) e comprei A Viajante do Tempo porque eu sou apaixonada pela história da Claire (acompanhei a primeira temporada da série de TV). Enfim, parabéns, ótimas leituras.

    ResponderExcluir
  15. Da sua lista não conhecia ainda os livros Lick e Lírio Azul, achei interessante, além de ter gostado das capas. Quero ler O ar que ele respira, só ouço ótimas opiniões sobre ele, assim como Six of Crows. Adorei conferir suas leituras preferidas desse ano.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  16. Olá, não li nenhum livro dessa sua lista, mas vejo o quanto são leituras intensas e ceias de momentos surpreendentes. Quero muito ler Lirio Azul pois adorei a premissa trazida, e a capa é lindissima.

    ResponderExcluir
  17. oi de todos os livros que você leu. Meus olhos saltarão em Outlander. Estes livros, me chamam muito a atenção. Sabe quando nos apaixonamos a primeira vista por um livro? olha a capa e pá! espero ter a oportunidade de ler em breve estes livros.

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li nenhum dos seus melhores livros de 2016, mas olha, você nao sabe a dor que eu sinto por ainda não ter lido "o ar que ele respira", já coloquei ele na minha meta de 2017, desse mês não passa

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu amei O Ar Que Ele Respira e Outlander!!
    Quero muito ler Lick e o da Tessa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Carool! ;)
    Eu não consegui selecionar minhas melhores leituras, li tanto livro bom e que me marcou que o post iria ficar gigante menina! :D
    Infelizmente nenhum dos livros que foram os seus melhores do ano eu li, então bora ver se confiro esse ano eles e espero amar eles! <3

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Lendo seu post só constatei que preciso urgente ler O ar que ele respira, já li uns dez post de melhores leituras e ele aparece em quase todos, é incrível! Outros livros que me chamaram a atenção foi Lick, Dama da meia-noite e Uma semana para se perder, que já estão na wishlist e não vejo a hora de fazer essas leituras *----*

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Com certeza você foi bem eclética. Adorei o seu top 7. Quero muito ler os livros Lick, Uma Semana Para Se Perder e O Ar Que Ele Respira. Tenho todos eles mais não consegui ler em 2016, então vou migra-los para as metas de 2017.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  23. Olá Carol,
    gostei de sua lista, ela é bem eclética, e alguns deles estão na minha lista de desejados, também tento ler um pouco de tudo, apesar desse ano ter lido muitos romances de época. Estou pensando em contar os livros que leio no ano, nunca fiz isso e estou começando a ficar curiosa rsrsrs
    Tenho muita curiosidade de ler Outlander, mas são muito grandes e ainda não tive coragem, não conheço a Maggie, mas vc falou tão bem que agora vou procurar. Tessa está nas minhas de leituras de 2017.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Dama da Meia NOite foi fácil também uma das minhas melhores leituras do ano passado! Agora fico ansiosa aguardando a continuação, que tenho certeza que irei amar também. OS outros que você citou nunca li, mas tenho muita vontade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Oi Carol, sua linda, tudo bem?
    Eu amei e fui completamente surpreendida pelo livro Six Of Crows. Concordo quando disse que não se tem melhores leituras sem Maggie Stiefvater, ela não é muito divulgada, mas é uma autora incrível. Adoro essa série. Estou louca para ler O Ar que ele respira, pois está sendo unanimidade nos blogs. Adorei sua retrospectiva.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá Carol
    Gostei da sua lista, uma das minhas leituras foi o ar que ele respira, pretendo resenhar ele em breve.
    Gostei de alguns que ainda não li, e fiquei interessada
    Beijos

    ResponderExcluir