5 de jan de 2017

Resenha - Jogos Vorazes

Livro: Jogos Vorazes #1
Série: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 400
Gênero: Distopia
Nota: 5/5
Sinopse: "Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a Capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito. Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. As reviravoltas do jogo e as dificuldades enfrentadas pela protagonista levam os leitores a sofrer junto com ela, enquanto descobrem um pouco sobre seu passado e seu relacionamento com Peeta Mellark, o outro tributo enviado pelo Distrito 12 para lutar nos Jogos Vorazes. Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade do espetáculo atual e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador."

Uma das histórias mais "batida" no mundo literário. Enfim tive coragem de ler Jogos Vorazes. Para quem já era fã dos filmes, o livro veio e me conquistou de vez. Katniss Everdeen, Peeta Merllak, Panem, Os Distritos, todo o jogo político nos leva num enredo que te toca e te instiga a pensar.

Confesso que não esperava essa sensação de que a leitura fosse me maravilhar tanto. Justamente por não querer que isso acontecesse influenciada por opiniões de massa, resolvi lê-lo quando ele estivesse mais em baixa. Vi sim os filmes, adorei, porém o receio de ler o livro era enorme. Hoje posso perceber que foi sem fundamento.

"Não confiava nela. E, em algum lugar recôndito dentro de mim, eu a odiava pela sua fraqueza, por sua negligência, pelos meses que ela nos obrigara a suportar." pág. 60

Suzanne Collins recebe esse título porque sua trama nos conquista. Podemos comparar e olhar paralelamente com a nosso atual governo de uma maneira assustadora. E adicionando tudo que uma distopia tem para prender os leitores, temos uma história de sucesso. Ela merece e muito, todos os elogios que é dado.

Comparando com o filme, que é o que tenho de base, muitas ações que não entendia ou ficava um pouco sem sentido nas telas, passou a ter maior importância e foi fundamental para que eu amasse ainda mais esse volume. Já tinha certo conhecimento do que iria se suceder, contudo ao entrar na cabeça da nossa protagonista, isso se amplificou e deixou todo o universo que já conhecia melhor. Mais descritivo, mais detalhado, sabemos ver e raciocinar tudo que a Katniss quer transmitir e principalmente vemos a confusão que a personalidade dela é no sentido que passo à frente dar.



E é isso que faz ela ser tão querida. De personalidade forte, temos momentos de possíveis fraquezas, momentos que ela quer desistir de tudo, momentos que a torna humana. E isso não a incapacita de se demonstrar impassível, de querer que ninguém a pise, de que a deixe mais humilhada do que naturalmente Panem já faz com ela e seu povo.

E a surpresa final foi por conta do quanto Peeta  se tornou o meu personagem favorito. Sim, sabemos que ele é relativamente fraco comparado com a Katniss, mas a maneira que foi nos passado a sua personalidade e tudo que ele fez já apaixonado por ela, me tocou de uma maneira que não esperava. E por isso o final é meio que um tapa na cara para quem leu, entretanto que me fez gostar ainda mais dele. Já sei como essa situação vai terminar - ainda bem - todavia nada tinha me preparado para ver isso escrito.

"E enquanto estava falando, a perspectiva de perdê-lo de fato atingiu-me novamente e me dei conta do quanto desejo que ele fique vivo. E não tem nada a ver com os patrocinadores." pág. 318

A mudança visual de alguns personagens comparando com a cinematografia me colocou perdida em alguns momentos, porém me achei e consegui imaginar o que era proposto. O que mostra, que mesmo algumas alterações sutis, o filme foi bem fiel a tudo que se encontrava aqui. 

Um dos pontos que talvez tenha me incomodado muito no início é a narrativa. A medida que a leitura fluía, vi isso se perdendo e me acostumando a escrita. Os pontos físicos, que a maioria já conhece, que é capa, diagramação não tenho que reclamar. Não lembro de ter achado erro de revisão, o que é bem satisfatório.


Não me foquei tanto em explicar as acontecimentos porque acredito que é de conhecimento geral o que Jogos Vorazes trata, afinal foi e é um grande sucesso. Queria levantar pontos para aqueles que já viram o filme só que ainda não se aventuraram em ler. Leia porque é realmente fantástico. 

E vocês, gostaram de ler Jogos Vorazes? Ou ainda não leram? Deixa nos comentários.

39 comentários :

  1. E bom saber que o livro e filme tem alguns diferenciais importantes, pelo fato de que as vezes tinha muita vontade de dar uma chance aos livros dessa trilogia, mas por já ter assistido ao filme, imaginava que seria uma coisa repetitiva que não iria me interessar tanto. Espero ter oportunidade de ler esse livro ainda esse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, leia sim, afinal temos pontos bastante diferentes nos dois lados. Não é repetitivo e até mesmo situações que vemos nos filmes e não entendemos, ganha mais valor quando lemos.
      Beijos

      Excluir
  2. Estou com esse livro e "Em chamas" na minha prateleira para ler a um tempo já... estou enrolando. Ainda não vi os filmes e não sei como, mas não recebi nenhum spoiler kkkkkkkk.
    ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, você é guerreira porque o que tinha de spoiler no mundo literário era enorme. Eu vi os filmes justamente por causa disso HAHAHA Leia, não vai se arrepender! Obrigada
      Beijos

      Excluir
  3. Realmente, Jogos Vorazes já é de conhecimento de todos, pelo excesso de resenhas, precisa mais nem os livros, mesmo assim, acho a leitura BEM válida. Usei em sala de aula no ano passado. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que legal, queria que algum professor meu na época de escola o usa-se. Me motivaria mais e com certeza me faria pensar mais em política.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá
    Eu, na verdade, acho que você fez cer em esperar a poera baixar um pouco, normalmente a gente tende a se decepcionar quando lê algo com expectativas altas demais, mas sim pode acontece de você fazer parte dos que elevam ainda mais, mas sei lá.
    Eu acho que passei da idade para essa série, nem os filmes senti vontade de assistir, e pelos trechos que vi do meu marido assistindo, acho que fiz bem, porque não ia gostar.
    Mas quem sabe um dia eu leia, o mundo da voltas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, meu medo maior na época era esse. Não quis criar expectativas e foi a melhor coisa. Poxa que pena, acho que o tema tratado foge dessa "padrão" de idade, afinal falamos de jogos políticos e um pouco de atualidade do que passamos com o governo. Espero que leia um dia haha
      Beijos

      Excluir
  5. Até hoje só vi os filmes, mas claro que os livros estão em minha lista de leituras... com certeza possuem mais detalhes do que mostrado na tela.

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, possuem bem mais detalhes e cenas melhores descritas. Leia!
      Beijos

      Excluir
  6. Carol, eu nunca tive curiosidade de ler essa trilogia.
    No começo por todo o burburinho sobre ela com HP.
    Depois por causa do filme.
    A história não parece ser chata, então talvez mais pra frente eu dê uma chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sério? Poxa, eu em nenhum momento fiz comparação e olha que sou fã chata de HP hahaha Mas ai é questão de gosto mesmo. Dê uma chance, talvez se surpreenda.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi!
    Lembro de ter lido essa trilogia conforme ela era lançada aqui no Brasil e de ficar louca acompanhando todos os detalhes da adaptação pro cinema do primeiro livro. Pra ser sincera nem lembro de muitos detalhes maa lembro que amei a trama e achei a história muito boa mas não sei se acharia o mesmo caso a lesse hoje pela primeira vez, por isso foi bom você ter esperado para ler pois quando as expectativas são altas demais é difícil elas serem supridas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quando eu conheci estava aquele burburinho todo do filme, por isso resolvi esperar, afinal sempre me decepciono com os livros e as adaptações. Nesse caso eu consegui gostar dos dois separadamente e para mim é mega positivo.
      Beijos

      Excluir
  8. Não li a série ainda, mas vi os filmes. Acho que estas diferenças são normais, afinal falamos de linguagens diferentes, só acho importante que o mote do enredo não seja perdido, assim como suas principais características.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existirá diferenças e notáveis, mas pode ter certeza que o molde do enredo principal não foi modificado.
      Beijos

      Excluir
  9. Oie, tudo bom?? Gostei muito da resenha. Li o livro faz pouco tempo e também adorei! E o Peeta é mesmo um personagem ótimo, mas que recebe pouco destaque. Espero que no segundo livro isso mude. Quero continuar em breve a trilogia. E a Katniss é simplesmente incrível :D
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu também achei isso sobre o Peeta. A medida que fui lendo o resto, vi ele sendo destacado mais e mais <3 Por isso ele é meu personagem preferido, pela personalidade dele e o caráter <3 Katniss é demais e pensa fora da caixa. Continue, eu já acabei e simplesmente amei.
      Beijos

      Excluir
  10. Olá,
    Ainda não li nenhuma das obras da trilogia! Assisti a todos os filmes e achei o final meio bobo, sei lá... Tenho interesse em ler sim pelo fato de Katniss ser uma personagem muito forte e determinada.
    Adorei saber suas impressões e espero poder ler em breve e gostar.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olha, li Jogos Vorazes há uns quatro anos atrás e adorei! É uma série muito boa e gosto bastante dos filmes. Que bom que você também gostou dessa leitura!
    =)

    ResponderExcluir
  12. Olá! Nunca li o livro, mas assisti ao filme e amei! Fiquei encantada com a premissa, fiquei fã do Preta, acho ele o máximo. Tenho vontade de ler toda a trilogia, está na meta
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Acredita que nunca li essa trilogia? Nem vi os filmes também rs
    Coloquei na lista pra assistir na Netflix. Espero ter a oportunidade de ler os livros.

    ResponderExcluir
  14. Olá, vou ser bem sincera. Eu amo essa série, é tudo muito instigante e bom, mas eu vi os filmes primeiro e quando fui ler os livros eu não consegui me conectar com a história.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Depois que vi o primeiro filme fiquei com muiiita vontade de ler a trilogia, li e amei, e o Peeta também virou um queridinho!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. É um livro maravilhoso, já li. O filme então, nem se fala.

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    o unico livro dessa serie que eu li foi o ultimo porque eu queria saber logo como a serie acabava kkk. Amei a escrita da autora, mas não me senti motivada a ler a serie toda.

    ResponderExcluir
  18. Menina eu estou loucaaaa pra ler esse livro, me sinto um ET por ainda não ter lido kkkk amei sua resenha e me deixou com ainda mais curiosidade! Parabéns!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  19. Aaaah aquela doce sensação de ler o livro e descobrir o universo real do filme hahaha Eu gosto do filme, mas achei a trilogia bem melhor no papel do que nas telas. E, nessa época de leitura de Jogos Vorazes, eu era fã do Gale kkkk só vim mudar de ideia em A Esperança :P

    E Em Chamas é o melhor, espero que goste.

    beijos | Papierllon

    ResponderExcluir
  20. Ótima análise de um titulo bem conhecido! Não li, também não leria, mas gosto dos filmes, embora não tive muita paciência pra assistir o ultimo.
    Um livro desse patamar de sucesso, não poderia ter erros de revisão mesmo, como você falou.

    ResponderExcluir
  21. Olá, ainda não tive oportunidade de ler o livro, na verdade nem vi o filme até hoje. Mas me interessei vendo suas impressões sobre a narrativa e os personagens, quem sabe esse ano eu não consiga.

    ResponderExcluir
  22. POis é, eu preferi ver o filme ao ler o livro e todos tiveram a mesma conclusão que você de que o livro é melhor, mas eu não tenho coragem de ler sabe, porque gostei bastante do filme, mas ainda tenho que assistir o resto.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  23. Oie!!
    Nossa eu preciso muito ler esse livro, sério!
    Os filmes são um dos meus preferidos e eu me condeno ainda por não ter tido a chance de ler o mesmo.
    Gostei dos pontos que vc levantou na sua resenha e isso me empolgou ainda mais a ler.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  24. Não li os livro e nem vi os filmes. Não tenho muito interesse também pela obra. Mas que bom que vc aprecia! Adorei seu post, apesar de tudo!

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Eu confesso que também estava meio receosa de ler os livros da série, mas depois que terminei A Esperança vi que a historia era incrível. A Suzanne construiu a historia com maestria e espero ter a oportunidade de ler outras coisas dela.

    ResponderExcluir
  26. Olá,

    Tive a oportunidade de comprar o box dessa série. Li os livros em pouquíssimos dias, pois estava fascinada por esse universo tão único e com tantas desigualdades. Foi uma leitura muito agradável, que me transportou para esse universo. Fico feliz que tenha apreciado a leitura tanto quanto eu.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá! Gosto bastante dessa coleção e das versões. Ótima sua resenha. Com certeza, uma leitura que vale super a pena. Muito sucesso, bjoo

    ResponderExcluir
  28. Olá.
    Sua resenha me deixou mega feliz, eu nunca tinha curiosidade em ler os livros, um amigo meu era fanatico na época dos lançamentos dos volumes, mas nunca dei bola, resolvi só assistir os filmes e gostei muito, mas como tinha assistido aos filmes, fiquei na duvida se deveria ser e agora, vou ler sim, graças a sua resenha, acho que é legal entender melhor algumas coisas que no filme nos deixa meio que " o que?"

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Lembro que li os livros há muito tempo atrás, e um atrás do outro, já que adorei a história! Acho que o que a torna mais interessante é essa personalidade da Katniss e fico ainda muito chateada pelo filme não ter sido tão bom quantos os livros, especialmente o último que foi uma decepção e totalmente desnecessário ser dividido em dois.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  30. Olá,
    Eu já conheço os filmes, mas assumo que eu também não entendi muito da trama. Sempre fiquei curiosa para ler a trilogia, mas sempre acabei deixando de lado. Espero ler e entender melhor a história, como aconteceu com você.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir