26 de jan de 2017

Resenha - Perdão Mortal

Livro: Perdão Mortal #1
Série: O Clã das Freiras Assassinas
Autora: Robin Lafevers
Editora: V&R
Páginas: 408
Gênero: Romance/Fantasia/Medieval
Nota: 4.5/5
Sinopse: Por que ser uma ovelha, quando você pode ser o lobo? Ismae Rienne, dezessete anos, escapa da brutalidade de um casamento arranjado no santuário do convento de São Mortain, onde as irmãs ainda servem deuses antigos. Lá ela aprende que o deus da Morte abençoou-a com perigosos dons e um violento destino. Se ela optar por ficar no convento, será treinada como uma assassina e servirá a Morte. Para reclamar sua nova vida, deve destruir a vida de outros. A mais importante atribuição de Ismae leva-a direto para o tribunal superior da Bretanha— onde se encontra terrivelmente sob preparada não só para os jogos mortais de intriga e traição, mas pelas impossíveis escolhas que deve fazer. Como entregar a vingança da Morte em cima de um alvo que, contra sua vontade, roubou seu coração?

Com uma exímia escrita Perdão Mortal nos traz uma história que agrada um público amplo. Desde aqueles que gostam de aventura quanto aqueles que gostam de romance. Com um toque fantástico temos a história de Ismae Rienne, uma menina que as 17 anos era pobre, sofria na mão do pai e estava prestes a se casar com alguém que não queria. Bruscamente sua vida muda e ela é levada para o Clã das Freiras Assassinas, um clã que servem ao Saint Mortain. 

O Deus da Morte — como o próprio nome já diz — coordena quem deve morrer ou não com ajuda de suas filhas na Terra. Ismae é uma delas e acaba sendo designada a tentar ajudar a Bretanha a impedir a invasão francesa achando o traidor que está atrasando as estratégias dos bretões para reverter essa invasão. Porém, como as vontades da abadessa do Clã, as de Mortain e até a dela mesmo são confusas, temos uma aventura épica pela França medieval onde veremos o que a nossa assassina é capaz.



É impossível resumir em uma resenha o quanto essa história é riquíssima de detalhes. Desde a roupa vestida pelos personagens até a descrições de castelos na medida certa a autora nos fez entrar em uma fantasia épica. São poucas as histórias em que a fluidez anda ao lado das descrições de cenas. Robin conseguiu executar de um jeito primoroso a escrita que o desenvolvimento não se perdeu. A medida que a leitura avançava você se via em busca de mais acontecimentos, de mais aventura, de mais romance e principalmente de querer achar o traidor que está dentro da corte.

E outra questão importantíssima é o leque enorme de bons personagens que foi trabalhado. Nossa protagonista, Gavriel, Anne, Sybella, Annith, Fera, Crunnard uma abrangência de pessoas que fizeram o enredo ser o que é. Cada um com suas características diferentes mas que convergem em um mesmo princípio, fizeram você ter um carinho enorme por todos. Por isso a morte de alguns pelo caminho pode ser sentida afinal é inevitável não ter luta e sangue. Meu destaque maior com certeza vai para Isma  que nos apresenta no início um poder feminino enorme que está diretamente ligado a sua personalidade forte. E apesar da breve passagem de seu treinamento, vemos um amadurecimento nato. Aliás em todos os momentos seremos lembrado desse seu lado que não deixa nada sem resposta.

"Ferida e possivelmente quebrada, deitei no chão com o rosto machucado encostado contra a terra fria. Foi impossível conter um sorriso. Consegui evitar o destino que meu pai planejara para mim. Sem dúvida era eu quem tinha vencido, não ele." pág 4

Um dos pontos positivos seria essa junção na medida certa de vários gêneros. A mescla fez com que nenhum seguisse de segundo plano ou fosse esquecido. Acompanhar a evolução e as descobertas na medida certa deixa o leitor na expectativa do que possa vir. Já o ponto negativo fica por conta de quem é o traidor. Em certo momento a desconfiança é bem grande,e quando cheguei no momento da revelação meio que ficou clichê. Aliás é um clichê. Quem for um pouco mais sagaz e souber interpretar algumas falas e cenas irá descobrir facilmente. Acho que isso poderia ter sido melhor trabalhado ,contudo a maneira que está não desmerece nem anula o que encontramos de bom.

Entrando nos aspectos físicos não tenho também nada a reclamar. A capa —  seguindo a americana —  lembra-nos de vários momentos da trama —  e seja paciente porque demora mesmo a aparecer —  fazendo uma conexão maior. A diagramação eu adorei, simples com um rebuscado em cada início de capítulo mais algumas bestas em quebra de cenas e com nenhum erro de revisão. Fora o detalhe do mapa, que nos direciona na situação dos possíveis avanços da França e nos auxilia a entender as estratégias políticas e um glossário com os personagens e suas funções, que para aqueles que tem dificuldade de gravar nomes é muito bem vindo. Confesso que sou uma dessas e que houve um trabalho de tradução tão bom que praticamente não utilizei. A narrativa é feita em primeira pessoa pela nossa noviça.



Para o meu primeiro contato com a V&R e todas as suas novidades trazidas, fiquei bem satisfeita. O volume faz parte da série O Clã das Freiras Assassinas e são 3 volumes sendo histórias parcialmente independentes. Pelo que pude entender, o segundo —  Divina Vingança —  se passa ao mesmo tempo que Perdão Mortal só que dando uma continuidade ao que já sabemos, ou seja, tem personagens principais diferentes, mas que ambienta-se na mesma época de acontecimentos.

—  Sei que nossos santos querem nem sempre é claro para nós. Ás vezes o desejo deles é de que lutemos, nos esforcemos e tomemos nossas próprias decisões, não que aceitemos as que foram tomada por nós." pág 219

E vocês, já leram ou se interessaram por Perdão Mortal? Deixa nos comentários.

28 comentários :

  1. Oi, Carol!
    Não li o livro e nem tinha visto nenhuma resenha dele antes da sua. Gosto de aventura e dessa mistura de gêneros que a sua resenha deixou claro existir e que depois você explicitou. Outra coisa que me agrada é o fato de ter uma protagonista forte, tenho gostado cada vez mais de livros assim. Pena que a revelação do traidor não tenha sido uma grande surpresa... A gente sempre se decepciona um pouquinho quando isso acontece, né?!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ana, tudo bem?
    Que resenha mais linda menina, eu me lembro que vi essa foto no seu instagram e fiquei interessada de cara já para ler, parece ser um livro envolvente, pena o desfecho não ser aquilo tudo, mas sempre nos decepcionamos com alguns livros.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol, tudo bem?

    Eu não li esse livro, já tinha visto algumas resenhas e acho interessante essa mescla de gêneros. Fiquei interessado na obra, parece ser uma leitura envolvente. As imagens ficaram bem bonitas, está de parabéns!
    BJuss

    ResponderExcluir
  4. Eu havia visto o livro no ig e fiquei interessada. Agora que li a sua resenha eu fiquei ainda mais curiosa, achei a capa linda e a leitura parece ser muito interessante.

    ResponderExcluir
  5. Acho a capa dessas séries maravilhosas! ♥
    Desde o lançamento tenho só encontrado criticas mt positivas sobre ela, o que só aumenta ainda mais minha vontade de ler, mas realmente estou esperando eles concluirem a publicação... Essa editora é mestre em deixar a gente na mão com as series, tenho 2 publicadas por eles que simplesmente não tem fim e eles disseram que não vão concluir... Então, vou esperar para adquirir o meu!

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa, tudo bem? Então essa série já está toda publicada no Brasil, tanto que vou resenhar os três volumes. A única diferença é que o último ficou com o selo da Plataforma 21 que é da Editora V&R. Até mesmo eles estão fazendo um relançamentos dos dois primeiros para o novo selo. Então pode ler sem medo (;
      Beijos!

      Excluir
  6. Quero muito ler esse livro, porém ainda não tive oportunidade de adquiri-lo, porém tenho bastante curiosidade, até porque essa mescla de gênero me pareceu fazer com a trama seja bem envolvente, com amarrações bem construídas. Achei uma pena o mistério em torno do traidor ser bastante clichê, espero que para mim seja surpreendente, por mais que eu tente descobri o que esta acontecendo sempre me pego enganada. Enfim essa leitura me pareceu ser muito boa, amei a premissa desse livro.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Gosto quando a união de vários gêneros dá certo!!
    Tinha visto a capa do livro e fiquei apaixonada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá !!! Achei lindo esse livro, a capa, sinopse!!!
    E sua resenha ficou muito boa, parabéns !!!
    Vou anotar a indicação, bjooooo

    ResponderExcluir
  9. caramba!!! que enredo! uma mistura de The KIss Of Deception com Jogos Vorazes!!! muito maneiro. adoro ficções assim: bem doidas, cheias de coisas diferentes e personagens interessantes. gostei demais e com certeza vou ler!! Osmar parece ser forte, corajosa, obstinada: uma protagonista perfeita!

    ResponderExcluir
  10. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro, mas eu achei bem interessa essa mescla que o autor fez. Eu particularmente não vejo problemas em clichês desde que bem escrito, o que parece ser o caso desse livro. Adorei essa capa!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. A capa e a sinopse não me empolgaram tanto, mas sua resenha me dovrou e me deixou bem curiosa. Acho q vou anotar a dica, quem sabe não leio!
    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol!
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da tua resenha. Uma mistura de gêneros e personagens fortes, me atraem em uma leitura.
    Parabéns pelas fotos, ficaram lindas... vou anotar a dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oiee Carol ^^
    Eu estou doida para ler logo essa série (trilogia?), sempre vejo resenhas muito positivas a respeito. Não sabia que o livro tinha um mapa dentro...hehe' adoro mapas em livros ♥ não sou muito fã desse "tipo" de história, mas a curiosidade em conhecer é tanta que eu quero arriscar.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  14. ah,parece ser uma história intrigante, mas o que me deixou um pouco de pé atrás foram os elementos clichês que tiram a graça de uma possivel revelação surpreendente... preferia que o desfecho se desse de maneira inesperada...mas enfim...se tiver chance,lerei...quem sabe não queira ler os demais volumes?
    bjs...

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li e este é um dos livros que quero muito conferir. Pela sua resenha fiquei ainda mais animada e acredito que irei gostar mesmo sendo um pouco clichê. \o/

    ResponderExcluir
  16. Ainda não tive a oportunidade de ler alguma obra desta editora, apesar de ser apaixonada pelas edições lindas e impecáveis que a mesma publica.
    Este é um dos livros que está na minha lista, mas que ainda não adquiri. A tua resenha me deixou ansiosa para conhecer à fundo esta história rica em detalhes e que ao mesmo tempo não se torna cansativa, este era meu único receio, encontrar uma narrativa que me deixasse cansada.

    Vou comprar o quanto antes!

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, nem a autora, e, nossa, tô apaixonada! Pelo conteúdo histórico, já me ganhou de cara. Fiquei muito curiosa para saber mais sobre a França medieval <333
    Eu a m o detalhes e, se você disse que é rico nisso, outro ponto pra me ganhar! Nossa, vou colocar na minha lista com certeza! *-*
    Sua resenha ficou maravilhosa, parabéns!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Vi esse livro recentemente em promoção na Amazon, a edição dele é maravilhosa. Fiquei balançada pra comprar mas resisti a tentação kk
    Adoro esses livros ricos em detalhes, parece que o escritor nos transporta para dentro da história. É muito bom.
    Fiquei com muita vontade de ler ele depois de sua resenha. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  19. Oie! Tem livro que é duro na hora de escrever resenha, né? Eu entendo, ainda mais quando há muita trama, muitos personagens.
    Bom, fantasia eu leio bem pouco, então não me chama muita atenção. Mas, Perdão Mortal parece interessante para os fãs de fantasia. A capa eu achei bem bacana! Mas, como falei, não é algo que inclua na minha listinha de leituras. :)

    ResponderExcluir
  20. Olá, adorei essa dica! Não conhecia o título e fiquei bastante curiosa para conferir.

    Adorei a capa e gostei muito por ser fantasia.

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Esse livro me parece ter tudo que eu gosto, bastante batalhas, uma historia bem construida e detalhada e ainda mais com um toque de fantasia,fiquei bastante interessada e ainda traz um tema novo para mim, ótima dica

    ResponderExcluir
  22. Oii, não conhecia o livro, mas a premissa parece interessante. Fiquei imaginando como será a vida dessa menina pobre e sem direito de escolhas que caba entrando para um clã das freiras assassinas, me deixou bem curiosa. Eu adoro romance e saber que a história ainda mescla aventura no enredo me agradou bastante. Dica anotada.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  23. Que bacana, já adorei a história por ser de uma personagem feminina forte. Bora ser lobo, ovelha deixa pra lá kkk Não conhecia o livro mas me interessei bastante, vou procurar pra ler!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi, Carol!

    Já li uma ou duas resenhas sobre esse livro, e nunca cheguei a me interessar tanto. Sua resenha ficou satisfatória mas eu não curto muito o mundo da fantasia, por mais que tenha um romance envolvido. Hoje passo a dica, mas parabéns pela resenha e obrigada por compartilhar sua visão sobre o livro!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Olá.
    Nunca li nada dessa editora, mas não me empolguei por perdão mortal porque não gosto de fantasia épica.
    Mas sua resenha ressaltou pontos essenciais que nenhum fã do gênero vai resistir. Cenas bem descritas com personagens bem trabalhados são características fundamentais pra que uma fantasia seja convincente.

    Até mais!!
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  26. Olá.
    Sempre arrasa nas resenhas, parabéns muito bem escrita e estruturada. Embora o livro não seja minha cara, não curto muito livros do gênero, mas ele tem uma premissa interessante, achei legal que a autora descreveu bem diversas coisas na medida certa, pois sabemos que quando existe um exagero não fica fluido a leitura.
    Adorei a resenha e vou anotar aqui caso um dia eu me interesse pelo gênero.
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Morro de curiosidade em relação a a esse livro. Adoro livros onde há protagonistas femininas tão badass, simplesmente amo! A premissa do livro me chamou bastante a atenção. É algo diferente de tudo o que já li até agora e estou bem curiosa em relação a essa leitura. Tem uma capa muito linda e vejo comentários incríveis sobre o livro. Quero muito!!!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir