2 de mar de 2017

[Resenha] Cilada Para Um Marquês

Livro: Cilada Para Um Marquês #1
Série: Escândalos e Canalhas
Autora: Sarah Maclean
Editora: Gutenberg
Páginas: 320
Gênero: Romance de Época
Nota: 5/5
Sinopse: “De todas as bobagens incríveis que ele já tinha visto as mulheres fazendo ao longo de sua vida, aquela era, sem dúvida, a pior.” Sophie Talbot é conhecida pela Sociedade como uma das Irmãs Perigosas – mulheres Talbot que fazem de tudo para se arranjar com algum aristocrata. O apelido chega a ser engraçado, pois se existe algo que Sophie abomina é a aristocracia. Mas parece que mesmo não sendo uma irmã tão perigosa assim, o perigo a persegue por todos os lugares. Quando a mais “desinteressante” das irmãs Talbot se torna o centro de um escândalo, ela decide que chegou a hora de partir de Londres e voltar para o interior, onde vivia antes de seu pai conquistar um título. Em Mossband, ela pretende abrir sua própria livraria e encontrar Robbie, um jovem que não vê há mais de uma década, mas que jura estar esperando por ela. No entanto, ao fugir de Londres, seu destino cruza com o de Rei, o Marquês de Eversley e futuro Duque de Lyne, um homem com a fama de dissolver noivados e arruinar as damas da Sociedade. Rei está a caminho de Cumbria para visitar o odioso pai à beira da morte e tomar posse de seu ducado. Tudo o que ele menos precisava era de uma Irmã Perigosa em seu encalço. O Marquês de Eversley está convicto de que Lady Sophie Talbot invadiu sua carruagem para forçá-lo a se casar com ela e conquistar um título de futura duquesa. Já Sophie tenta provar que não se casaria com ele nem que fosse o último homem da cristandade. Mas e quando o perigo tem olhos verdes, cabelos claros e a língua afiada? Essa viagem será mais longa do que eles imaginavam…

Falar em romance de época, e não lembrar de Sarah Maclean é porque você ainda não leu nada dela. Afinal com uma das melhores escritas do mercado, a autora junto com a Gutenberg nos presenteia com mais uma série. Dessa vez, é Escândalos e Canalhas. Vamos conhecer mais sobre o primeiro volume, Cilada Para Um Marquês?

Sophie é a filha mais nova da família Tabolt, família que era pobre e conseguiu seu título de nobreza através de compra, e as más línguas dizem de forma ilícita. Seu pai trabalhando com extração de carvão, e sua família com nenhum treinamento aristocrático, eles logo viram a piada da sociedade londrina. Com todas as filhas metidas em confusões e escândalos, Sophie irá causar um de grande repercussão com o marido de sua irmã mais velha, que lhe fará sair correndo da festa em que estava. Sem muitas opções de fuga, ela vê uma alternativa quando reconhece o marquês de Eversley saindo da casa de uma moça — tentando escapar da ira do pai da dama — precisando de sua carruagem o mais rápido possível, o que ela também queria.




Com a maior fama de libertino e de arruinar casamentos, o Rei — apelido dado ao marquês — vê que não será uma boa ideia dar carona para uma das Irmãs Perigosas, apelido dados as meninas Talbot, em vista que estão atrás de homem ricos para casarem-se, até mesmo acabando com suas reputações, e por isso resolve negar ajuda. O que eles não esperavam, é que essas ações iriam unir-lhes de qualquer maneira. E em uma viagem não esperada, os dois irão passar por altas aventuras, perigos, paixão e quem sabe no final por amor.

Posso passar meses sem ler nada da autora, porém é sempre pegar algo escrito por ela e ter certeza de me apaixonar. A simplicidade e ao mesmo tempo a complexidade que temos dos personagens, nos fazem ter uma leitura muito rápida e fluida. Conhecemos de primeira os protagonistas superficialmente, e a medida que a leitura avança, temos um desmembramento das personalidades, conhecendo-os um pouco mais a fundo, conectando-os com a andar da história. Essa situação de fechar, e deixar "redondo" o enredo, além de ser característica da escrita dela, faz com que fiquemos mais interessados e presos nas páginas. Eu praticamente fiz a leitura em 1 dia.

"Elas nunca enxergaram a verdade — que as irmãs Talbot poderiam se casar com príncipes da família real e mesmo assim não seriam bem-vindas na Sociedade. A aristocracia tolerava sua presença porque não podia se arriscar a perder a inteligência do novo conde, ou os fundos que vinham com cada uma de suas filhas. Casamento era afinal, o negócio mais lucrativo na Inglaterra." pág. 19

O que talvez considere um pouco negativo, por talvez não estar mais com paciência no momento, é a alta quantidade de drama nas 50 páginas finais. Vemos uma sucessão de acontecimentos descritos por causa de atitudes de ambos os protagonista. Sei que isso é necessário para render a narrativa e para o leitor se afeiçoar mais ao casal, entretanto após ler tantos romances de épocas seguido, acabei enjoando um pouco. Deve funcionar e muito bem para quem for ler entre livros pesados, ou não irá ler vários do gênero de forma sucessiva. Apesar de tudo que falei, isso não tira o mérito, nem a nota 5 que dei. Acho que isso é mais questão de momento do que erro da trama em si.

As figuras principais, possuem personalidades bem fortes, fazendo com que tenhamos bastantes cenas dos dois batendo de frente, e de ocorrências de humor, onde você dará altas risadas e talvez esse seja o principal diferencial aqui. Como falei, li muitos romances de épocas um atrás do outro, e se houvesse muitas mocinhas de mesma aparência e jeito, iria enjoar rapidamente. Aqui não. Trabalhamos ao mesmo tempo com uma mulher decidida, mas que seu lado insegura em certos momentos fala mais alto, como temos inusitadamente a mesma situação no lado masculino. É praticamente em âmbito que os dois possuem bastantes igualdades em caráter e são cabeças duras.




O desenvolvimento e os cenários construídos — em que alguns momento envolve a Escócia e eu adoro — foram bem satisfatórios fazendo com que o leitor não queira parar em nenhum momento a leitura. Sempre alerto para a questão das cenas adultas, em que a autora tem uma mão mais descritiva, mais esdrúxula no palavreado, que no conjunto não afeta a obra. É sempre bom avisar pois tem pessoas que não gosta.

Na parte física mais uma vez tenho que falar: a editora Gutenberg arrasa. Sei que houve inicialmente um pequeno desagrado com a primeira capa escolhida, e a editora atenciosamente abriu votação para outras onde o público escolheu esta. Não tem tanta referência quanto outros livros da mesma, mas está dentro do contexto. Outro elogio é a diagramação que ficou bem parecida com manchetes de jornais da época, junto com cada título de início de capítulo. Achei de uma criatividade absurda e que tem super a ver com o que é tratado aqui — afinal para ser escândalo, tem que ter saído em algum jornal de fofoca. Só a revisão, que possui alguns erros de gramática, contudo não afeta a leitura. 

E vocês, já leram Cilada Para Um Marquês? Deixa nos comentários!

29 comentários :

  1. Olha, acho que para quem curte romance de época deva ser uma leitura sensacional, mesmo com sua crítica as últimas 50 páginas.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esse livro! Tenho uma coisa com ele. Sempre indico prazmigas, mesmo com o drama final acho um dos melhores romances de época. É o tipo de livro que se tem o imenso prazer em reler. Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Adoro romances de época! Apesar de o tempo ser ultrapassado sempre tem aquele gostinho de "queria ter nascido nessa época" <3

    ResponderExcluir
  4. Oiii Ana, tudo bem?
    Que resenha maravilhosa menina! Fiquei feliz que tenha trazido um romance de época ao blog e fico feliz que tenha gostado, por enquanto irei pular a dica.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  5. Ola Carol lindona adoro a escrita da autora, essa premissa me chama muito atenção com esses dois protagonistas que deve render boas discussões entre eles, como amo romances de época com certeza irei ler. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol! Poxa ainda não li nada da Sarah mas já tinha visto esse livro e estou muito curiosa para lê-lo. Romances de época são maravilhosos,e fica ainda mais interessante quando a personagem principal não segue os padrões que normalmente vemos nos livros desse gênero. Amei a resenha e com certeza vou adicionar esse livro a minha lista, bjss!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Faz uns meses uma amiga me indicou livros dessa autora, mas eu tenho problemas com romances de época. Por mais que sua resenha tenha sido uma delícia de ler e tenha deixado um toque de curiosidade sobre o enredo, eu e romances de época não nos damos bem kkkk

    bjsss!

    ResponderExcluir
  8. Olá ♥
    É tão bom quando já estamos familiarizados com a escrita de alguma autora e mesmo sem saber nada do livro já sabemos que vamos nos apaixonar, esse é meu caso com a Sylvia Day rsrs. Estou louca para fazer a leitura desse livro, primeiro por que a premissa em chama muita atenção, e segundo por que essa capa está maravilhosa. Sou louca por romances de época. Gostei de saber que temos personagens com personalidades fortes, isso me agrada. Espero em breve poder fazer a leitura do livro. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu ainda não li o livro, e acabei de ver no facebook que foi revelada a capa do segundo livro! Então por isso, preciso passar na frente esse livro aqui na pilha, adorei sua resenha.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Adoro personagens com personalidades fortes e a Sarah é mestra nisso né?
    Estou louca para ler este livro!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Adoro romances de época e a Sarah tem uma escrita bem encantadora. Ainda não li essa obra, mas estou louca pra ler ainda mais que a editora já anunciou o próximo livro.
    Adorei suas considerações!

    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  12. Faz muito tempo que não leio romances de época. Não li nada da autora ainda, mas só vejo comentários positivos sobre ela e seus livros. Fiquei interessada nesse livro.
    Adorei sua resenha.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  13. E se eu te falar que nunca li nada da autora? Para ser sincera, nem a conhecia '-' mas gostei muito da sua resenha, ela foi bem verdade e mesmo a história não me chamando atenção, vou tentar saber mais sobre o livro e quem sabe, adquirir o mesmo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Gosto de romances de época mas fica difícil de acompanhar com tantos títulos e sagas de irmãs por aí, por isso tenho dado um tempo no gênero. haha
    Mas gosto de protagonistas fortes e de língua afiada, então provavelmente esse seria um título que eu leria, sim! :)

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Menina li sim e amo esse livro.
    Adorei a leitura divertida e apaixonante.
    você viu que esse mês sai o proximo?
    Não to me aguentando de ansiedade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Carol, nunca li nada dessa autora, deve ser pq causa que não leio muitos romances de épocas. Alguma hora tenho que remediar isso, só ouço maravilhas sobre alguns livros do gênero. Bjokas.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Tenho visto muitos comentários sobre o livro e estou curiosa. Gosto de romances de época. Acredito que vale a pena conhecer a obra. Muito boa sua resenha, bjo

    ResponderExcluir
  18. Oi, Carool
    Amo romances de época, mas infelizmente ainda não li esse. Uma pena que as páginas finais deixaram a desejar. Já vi uma pessoa falando que não curtiu o final. Mas que bom que tem o humor, afinal, um romance de época sem ela não tem graça, né?
    Adorei a resenha, espero ler logo.

    Blog Livros, vamos devorá-los?

    ResponderExcluir
  19. A escrita da autora é apaixonante mesmo. Adorei livro, assim como o casal. Me peguei rindo em muitos momentos. Sophia é um moça corajosa e que foi atrás do que queria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá
    Que bom que a autora nunca te decepcionoa, e que mesmo com a enrolação nas últimas páginas o livro tenha sido muito bom, no meu caso vou passar a dica, não sou fã de romances e acabei não simpatizando muito com a trama.

    ResponderExcluir
  21. Oii
    Ainda não li nada da autora, mas você fala com uma paixão pelos livros dela que até me senti incomodada de ainda não conhecer a escrita. hehehe
    Ainda preciso descobrir se eu gosto de romances de época. Achei este bem interessante por se tratar de uma 'mal-falada' hahaha.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Li esse livro recentemente para participar do clube do livro da editora. Não esperava muito, pois sempre procuro manter as expectativas baixas, no entanto eu curti muito a história. Já vai fazer quase um mês que o li e ainda não consegui elaborar uma resenha passando tudo aquilo que senti durante a leitura. É uma obra que há muito a se falar sobre. Mesmo com um final apressadinho, eu recomendo a leitura.

    ResponderExcluir
  23. Heiii, tudo bem?
    Amo romances de época e esse da Sarah tem cara de um dos melhores dela.
    Amei demais a edição, achei tao classudo hahaha.
    E que marcadores lindos, ja quero mtoooooo.
    Adorei saber mais da história, com certeza vou ler.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  24. Oi Carool!
    Não sou fã de romances de época, então não leria no momento, embora ouça falar muito bem da autora.
    Achei interessante o fato de a família Talbot comprar seu título é das coitadas das meninas, com má fama por isso.
    Bj

    ResponderExcluir
  25. Oi! Parabéns pela resenha, bastante completa. Também gosto quando a diagramação do livro acrescenta "magia"/complementa a leitura, e personagens fortes são tudo de bom ^^

    bjs Papierllon

    ResponderExcluir
  26. Oiee, tudo bem? Amei sua resenha! Eu já li dois livros da Sarah e fiquei apaixonada pela escrita dela! Quero muuuito conhecer Cilada Para um Marquês e espero gostar também <3 Essa capa é maravilhosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Devo confessar que li apenas por alto a sua resenha!!! haha...comprei ele ontem e estou louca pra ler.

    Não sabia que o conceito da escritora era assim tão bom. Amei saber que ela é tão bem considerada assim!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi,
    Eu sou doida para ler esse livro, sou apaixonada por livros nesse gênero e a sua resenha ficou encantadora.
    Fiquei ainda mais curiosa depois da sua empolgação.
    Beijos
    daya

    ResponderExcluir
  29. Eu ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora e mesmo com sua ressalva em relação as últimas 50 páginas, fiquei interessada em conhecer mais desse romance e desse casal que se forma. Parabéns pela resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir