28 de mar de 2017

[Resenha] O Beijo do Vencedor

Livro: O Beijo do Vencedor #3
Série: Trilogia do Vencedor
Autora: Marie Rutkoski
Editora: Plataforma 21
Páginas: 448
Gênero: Fantasia/Romance
Nota: 5/5
Sinopse: A guerra começou. Arin está à frente dela com novos aliados e o império como inimigo. Embora tenha convencido a si mesmo de que não ama mais Kestrel, Arin ainda não a esqueceu. Mas também não consegue esquecer como ela se tornou o tipo de pessoa que ele despreza. A princesa se importava mais com o império do que com a vida de pessoas inocentes – e, sem dúvida, menos ainda com ele. Pelo menos é o que Arin pensa. Enquanto isso, no gélido norte, Kestrel é prisioneira em um campo de trabalhos forçados. Ela deseja desesperadamente escapar. Deseja que Arin saiba o que sacrificou por ele. E deseja fazer com que o império pague pelo que fizeram a ela. Mas ninguém consegue o que quer apenas desejando. Conforme a guerra se intensifica, Kestrel e Arin descobrem que o mundo já não é mais o mesmo. O oriente está contra o ocidente, e os dois se encontram no meio de tudo isso. Com tanto a perder, é possível alguém realmente ser o vencedor? Numa narrativa tão empolgante quanto sensível, a difícil paixão entre Kestrel e Arin alcança um novo patamar. O beijo do vencedor é o grande final da Trilogia do Vencedor.

Termino o livro com uma sensação de que história magnífica que eu li. A trilogia do Vencedor me pegou muito de espanto na questão de gostar dela mesmo. Amei o primeiro livro, veio o segundo e superou o antecessor. Amei o segundo livro, veio o terceiro e também superou. Ainda não consigo decidir qual é o melhor, mas cada um tem uma particularidade que me fez adorar todos.

O Beijo do Vencedor inicia-se exatamente no fim de O Crime do Vencedor, com Krestel sendo levada para um campo de trabalho forçado. Vendo suas esperanças esvaírem-se, ela se entrega totalmente no que acontece no local e quer desesperadamente esquecer-se de tudo. Paralelamente, Arin ainda não sabe qual foi o destino final da Kestrel, aliás ele quer mais do que tudo esquece-lá. Com sua maior preocupação voltada para a guerra entre Valória e Herran junto com o Ocidente, não nota as pequenas pistas que Kestrel deixou para saber a verdade. Afinal, o romance construído e destruído prevalecerá da guerra final e das diferenças? Será possível termos um vencedor no final?



Mais uma vez cheio de estratégias políticas, estratégias de guerras, vemos um enredo riquíssimo que te prende, te faz se interessar por tudo que é transmitido. Fiquei surpresa por me ver atada em algo que até então não tinha me conquistado muito — a parte política. A trama te puxa de uma maneira para você tentar decifrar os próximos passos dos personagens, em querer saber o que pode acontecer mais pra frente nas lutas, que você devora as páginas. Praticamente me vi terminando o livro em 2 dias. 

O desenvolvimento dos personagens principais é excepcional. Krestel teve uma evolução enorme desde o primeiro volume até aqui. Mais madura, centrada, e atenta com que acontece a seu redor no mundo, vemos suas características baterem de frente com as do seu pai —  que na minha opinião é o mais importante para a personalidade dela. E Arin, apesar de passar praticamente a trilogia inteira sem mudança, tem uma pequena variação de atitude logo nas páginas finais que choca e ao mesmo tempo te alivia. O protagonista tem um sentimento lhe tomando na trama inteira, e isso cai por terra por um estalo, uma pequena alteração na sua vida. E é impressionante o quanto essa cena te marca, e faz um marco na narrativa.

"Seria uma benção esquecer. Afinal, o que havia para ser lembrado? Alguém que ela nunca poderia ter. Amigos mortos ou deixados para trás. Um pai que não a amava." pág. 44

Outra pessoa que fez total diferença aqui foi Roshar. Irmão da rainha do Ocidente, é ele que nos traz o toque do humor sarcástico e decisões a serem pensadas na guerra. Ele foi a soma necessária que fez tudo se conectar e que teve seu destaque. Praticamente em todo as situações mais importantes ele estava presente, e inseriu-se tão bem nesse meio que vemos como algo natural do desenvolvimento, não como mais uma coisa a ser aceita de qualquer maneira.

Um ponto positivo e que fez tudo ao redor ser revirado foi um plot twist logo nas primeiras páginas. Que jogada a Marie Rutkoski fez. Ela simplesmente destruiu algo que tínhamos como certo, e reconstruiu de uma maneira que ficou melhor do que anteriormente. Prepare o coração porque isso vai mexer com certeza com quem estava acompanhando a série e pensando que o óbvio iria acontecer.



O romance, sendo o enfoque principal, não deixa nada a desejar, nos deixa com o coração na boca a todo momento e é onde teremos mais acontecimentos. Eu gostei bastante do que a autora propôs e achei bem acertada a escolha. Não posso falar muito porque é spoiler, porém a maneira que se construiu é bem diferenciado do que vejo por ai.

A junção do meio termo de fantasia com romance é o ponto mais positivo da trilogia O Vencedor. Comecei a série esperando mais de um novo mundo fantástico, entretanto veio mais do segundo. Quando cheguei em O Crime do Vencedor esperando mais enfoque no casal, tudo muda e temos enfoque na preparação da guerra. E quando esperamos mais enfoque nas batalhas, a autora vai lá e intercala eles com o romance. Ou seja, não espere nada. Tudo é uma caixinha de surpresa.

"Foi apenas quando ele estava sozinho no corredor, caído contra a parede, que tocou onde ela havia batido nele. Seus dedos voltaram úmidos. Ele fitou as lágrimas. Brilhavam em seus dedo feito sangue." pág. 107

Entendem agora porque é difícil dizer qual é o favorito? Todos as brochuras tem elementos que são importante e que me marcaram de alguma maneira. É impossível escolher somente um, e por isso a série entrou para as minhas favoritas. Fazer uma mistura de gêneros, diga-se de passagem os meus favoritos, sem deixar nenhum dos dois caírem, sem deixar nenhum dos dois esmaecer é para poucos. E ainda por cima com um final que me agrade? É bem difícil de achar.

Na parte física temos o mesmo padrão que os antecessores, sendo que a Plataforma 21 fez uma escolha muito acertada: a capa escolhida é a britânica, afinal a capa americana deste seria do mesmo tom de vestido do primeiro. Se temos uma "quebra" de cores no segundo, e no terceiro voltasse com o mesmo tom de vestido, ao meu ver ficar bem feio. Então a questão de ter feito três livros, com três vestidos em tons diferentes foi bem acertada. A diagramação segue o padrão dos outros, a revisão está impecável, e a narrativa é feita em terceira no ponto de vista dos dois principais.



2017 para mim começou muito bem, com pé direito. Já com exemplares que podem torna-se melhores do ano, e estamos no começo. Fiz uma escolha acertada em esperar eles saírem por completo para iniciar, afinal em menos de uma semana realizei a leitura das três obras, mega feliz com que eu encontrei.  

E vocês, já leram ou leriam essa série? Deixa nos comentários.

25 comentários :

  1. Oi, já tinha visto essas cpas e acho lindas, mas sua resenha me conquistou. Adoro ver esse desenvolvimentos dos personagens e tantas reviravoltas. Pelo visto autora gosta de nos pegar desprevinidos, vem pra lista rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amei o nome das personagens e a premissa do livro. Parece ser daquele tipo que vc não consegue largar até terminar a trilogia, né? Nem conheço eles e já estou aqui torcendo para que dê tudo certo. Rs
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Oiii ANa, tudo bem?
    Por mais que não seja muito ligada nesse livro e na trilogia, fico feliz de encontrar a resenha aqui em seu blog, principalmente porque que capa mais linda hein! ahauhauaahua compraria só por causa delas, ótima resenha flor.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Acho essas capas maravilhosas. Desde a primeira resenha que li do primeiro volume já quero muito ler, adoro fantasia, saber que tem um final que te agradou me anima mais ainda, pq realmente é bem complicado acompanhar uma trilogia e conseguir um final satisfatório. Espero poder ler em breve, agora que já ta completinha me anima muito mais ♥

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    EU TO AQUI SURTANDO PQ PRECISO LER ESSE LIVRO
    Li só o primeiro volume e ganhei o segundo esse mês. Vou providenciar a leitura o mais rapido possivel pq estou realmente ansioso para saber o que vai rolar nesse desfecho, mas fiquei apaixonado pela Kestrel e mais feliz ainda por estar vendo tantas resenhas positivas sobre o final.
    MDS, ESSAS CAPAS <3

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que bom que foi uma experiência que fez valer a leitura. Conheci muita coisa da trama graças aos seus textos. Vou colocar os livros na minha lista futura de leitura. Obrigada! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi Carool! Nossa, eu leria com certeza! A história parece ser super envolvente e pelo que você escreveu na resenha, também é viciante. Gosto muito de livros com romances e fantasia, e adorei a sua resenha. Você falou com tanta paixão que fiquei curiosa para conhecer, já estou apaixonada por essas capas maravilhosas e espero gostar da história tanto quanto você. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carol.
    Eu bem que tenho vontade de ler essa trilogia, mas no momento estou acompanhando algumas outras séries e vou esperar terminar pelo menos uma para começar a ler essa!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  9. Olá, Carol!
    Tudo bom?
    E essas capas da série? Acho lindas!
    Já tinha lido sobre os livros e vejo apenas comentários positivos.
    Passo a indicação agora por estar muito imersa em outros estilos de leitura, mas com certeza indicarei para os amigos que gostam desse gênero.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi carol, muito bom quando encerramos uma série satisfeita com a história, e melhor ainda quando não conseguimos nem eleger qual volume é o melhor. Li o primeiro, e preciso comprar os outros dois logo, pois amei a história inicial, e como li suas resenha do livro 2 e 3, já sei que vou continuar gostando.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá, Carol!
    Já vi essa trilogia por aí, mas nunca me interessei muito, então nem sabia exatamente do que se tratava o enredo. Li a sinopse desse terceiro livro e me peguei querendo conhecer mais sobre esses personagens. O que me pegou é o fato de não ser apenas um romance de fantasia genérico, mas que possui muitos outros elementos que enriquecem a história.

    Confesso passei os olhos pela resenha rapidamente, sem me aprofundar, porque como pretendo ler, gosto de manter um pouco mais do suspense da surpresa, ma quando o fizer, volto aqui para saber se temos as mesmas opiniões. haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oii Carol, tão legal quando achamos uma coleção leve de ler, que mesmo tendo 500 pagina terminamos num piscar de olhos pq a leitura nos prende e queremos saber desesperadamente o que acontecer né?! Achei as capas lindas e os marcadores também, ótima resenha tbm. ;)

    ResponderExcluir
  13. As capas dos livros sempre chamaram a minha atenção! Estou louca para ler! Tenho certeza que vou gostar muito! E que fotos lindas são essas! Arrasou! :*

    ResponderExcluir
  14. OOi!
    quero muitooo ler esses livros. Tanto que li pouco de sua resenha para não acabar pegando spoiler. kkkk
    Parece ser uma história de tirar o fôlego, não vejo a hora de realizar a leitura. Desse ano não passa!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  15. Não li, mas leria com certeza, a forma que você fala aguça a curiosidade, é legal quando começamos ler algo que supera as nossas expectativas como você falou que as suas foram superadas.

    ResponderExcluir
  16. Olá, vejo muito burburinho sobre essas obras...
    Tem gente que adora e tem gente que não acho lá essas coisas. Quero conferir algum dia, mas agora acho que não seria a hora.

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. já conheço a série mas nunca me bateu vibe pra ler, pois a premissa não tem muito a ver com o que costumo ler... mas fico feliz que vc tenha chegado ao desfecho encantada pelo desenvolvimento dos personagens ao longo dos livros, e com um final de surpreender... legal que a autora conseguiu conduzir a narrativa sem desagradar aos leitores...
    bjs :)

    ResponderExcluir
  18. Oie tudo bem?!?! Posso confessar que li a resenha bem por cima, mas é por uma boa causa. Eu não li os livros ainda. Estou com eles aqui, e como tenho ouvido falar maravilhas desse YA quero ter a experiência completa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá
    Tenho que dizer que eu amo as capas desses livros, mas nunca procurei saber a fundo do que eles se tratavam. A premissa parece ser bem interessante algo que chamou minha atenção. Vendo voce falae tão bem e dizer que é difícil escolher um favorito fiquei mais curiosa ainda. Amei a resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu estou morrendo de vontade de ler essa trilogia, ainda mais depois dessa sua resenha falando que ela te marcou. Acho muito difícil achar histórias assim em que todos os volumes são muito bons, então fiquei bem feliz de saber que com essa é assim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oi Carol.
    Também acho positivo a mistura de fantasia com romance e fiquei mega curiosa para saber qual é esse plot twist que tem logo nas primeiras páginas!
    Também gostei da diagramação escolhida pela editora. Eles acertaram em cheio.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Oi Carol, sua linda, tudo bem?
    Eu adorei as capas, a editora caprichou e acertou nos tons fortes. E o enredo? Parece ser super forte e pelo visto a cada volume vai ficando mais intenso e envolvente. É difícil a cada livro o autor se superar e pelo visto foi o que aconteceu aqui. Estou louca para ler essa história fantástica. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oiee, tudo bem? Que bom que gostou tanto da leitura da serie! Adorei saber tua opinião. Gosto muito de livros de fantasia, então acho que irei gostar bastante também, quando ler. E espero fazer isso logo :D Ótimo post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Fantasia é meu gênero preferido e a junção com o romance só me atrai ainda mais! Tenho os três volumes da série mas ainda não consegui ler, amei saber que o final te agradou e que ela se tornou uma das suas favoritas!

    ResponderExcluir
  25. Oi,
    É muito bom quando um livro supera as nossas expectativas e melhor ainda quando os livros seguintes continuam ótimos.
    Eu gosto bastante de livros de fantasia, vou anotar a dica e ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir