16 de mar de 2017

[Resenha] Percy Jackson e os Olimpianos, Mar de Monstros

Livro: O Mar de Monstros #2
Série: Percy Jackson e Os Olimpianos
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 285
Gênero: Fantasia/Mitologia
Nota: 4.5/5
Sinopse: Segundo volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O Mar de Monstros narra as novas aventuras de Percy e seus amigos na busca do Velocino de ouro, o único artefato mágico capaz de proteger o Acampamento Meio-Sangue da destruição. É com essa missão que ele e outros campistas partem para uma eletrizante viagem pelo Mar de Monstros, onde deparam com seres fantásticos, perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança. Está em jogo a existência de seu refúgio predileto e, até então, o lugar mais seguro do mundo para eles. Antes de tudo, porém, nosso herói precisará confrontar um mistério atordoante sobre sua família - algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.

Percy Jackson e O Mar de Monstro foi uma surpresa bem positiva. Confesso que não esperava ler neste momento o volume, mas acabei engatando na leitura e fiquei bem feliz com o que eu li. Gostei mais deste do que Ladrão de Raios.

No segundo livro temos a continuação da história do Percy. O Acampamento Meio-Sangue, que é onde ele vive durante suas férias para treinar seu lado semi-deus, está passando por apuros. A árvore Thalia que dá a proteção ao local foi envenenada, e com ela não funcionando, eles estão sendo atacados toda hora por monstros. Para piorar, Quíron foi colocado como culpado pelo envenenamento e por isso senhor D foi obrigado a escolher outra pessoa que pudesse lhe ajudar a comandar o acampamento. O escolhido, Tântalo, não é do agrado de ninguém dentro os campistas e ainda por cima possui uma birra enorme contra o Percy.



Paralelamente, Groover foi em uma missão a procura de Pã e acaba sem querer encontrando no seu lugar o Polifemo, um ciclope responsável pelo roubo do Velocino de Ouro, único objeto mágico que no momento pode salvar a árvore. De uma forma bem mágica e legal, as duas vias irão se unir, nos trazendo então o andamento da série.

Estou bem contente com o que vi. Bem mais dinâmica, direta, e ao mesmo tempo complexa no sentido de fazer o enredo rodar, Rick Riordan fez um livro que te conquista do início ao fim. As aventuras ao meu ver, foram bem melhores do que no antecessor e aconteceram de forma rápida, que instiga e ao mesmo tempo não cansa.

"O gelo cortou meu peito. Agora eu entendia por que o acampamento estava em perigo. As fronteiras mágicas estavam falhando porque a árvore de Thalia estava morrendo." pág. 55

A comparação com Harry Potter, a questão da profecia que tinha sentido antes bem notada, perdeu completamente o sentido. Com um pouco mais de aprofundamento na mitologia, em nenhum momento me lembrei dessa equiparação. É um ponto bem positivo porque foi justamente isso que me cansou antes e que mesmo não querendo era fator decisivo entre gostar e não.

As revelações que aparecem e algumas situações de reviravoltas foram satisfatórias. Mostrou uma evolução de desenvolvimento decorrente de não precisar mais daquela parte introdutória e entrelaçada com a mitologia grega, ficou bem bacana. Outra coisa que adorei e me surpreendeu foi a personalidade do Percy. De irritante, até mesmo por causa da idade, passou para um suportável. Tem alguns pontos que incomodam, porém não atrapalha na leitura. Vemos uma evolução na série, de modo geral.



E o final é que foi arrebatador. Coloquei altas expectativas do que esperar do seu sucessor e do que pode estar por vir. Bem trabalhado, te deixa em alta e pensando no que o autor pode trazer. A edição da Intrínseca é bem organizada, com folhas amarelas, a capa que achei lindíssima — prefiro essas do que as originais — junto com a diagramação simples e a revisão com nenhum erro aparente. 

Não lerei no momento A Maldição de Titã porque quero tentar pegar um outro livro de gênero variado, contudo acredito que deva pegá-lo no final de Março para início de Abril.

" — Percy, eu não sei da profecia completa, mas ela avisa sobre um filho meio-sangue dos Três Grandes...o próximo a viver até os dezesseis anos. É a verdade razão de Zeus, Poseidon e Hades terem feito o juramento, depois da Segunda Guerra Mundial, de não ter mais filhos. O próximo filho dos Três Gandes que chegar aos dezesseis anos será uma arma perigosa." pág. 174

E vocês já leram Percy ou tem vontade? Posso esperar uma boa leitura para o sucessor? Deixa nos comentários. 

29 comentários :

  1. Olá,

    Muita condescendência, mas fiz a leitura de quase todos os meus livros e hoje eu terminei a Saga Encantadas e estou com uma grande dúvida se tento começar novamente PJO. Achei um pouco livro decepcionante, acreditando que seria como no filme, mas por um lado foi até bom, acho que não estava no momento certo para ler. Depois de ler a sua resenha eu me animei para iniciar a saga novamente, adorei sua resenha! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nunca li essa série, acho q peguei preconceito depois do filme. Rs
    Sei que é bem diferente, uma daquelas adaptações desastrosas, mas ainda não tive coragem de pegar o livro.
    Bjsss
    Luana
    www.umasegundaopiniao.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii Ana, tudo bem?
    Realmente eu não sou muito chegada nos livros do Percy, tenho a série na estante, mas estou pensando em trocá-la em um sebo, fiquei feliz de ler a resenha e saber sua opinião.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. olá
    foi por causa do Percy que eu entrei nesse mundo da literatura posso dizer que tenho um amor muito grande pela serie <3

    bjss

    ResponderExcluir
  5. Em relação a capa, com certeza esta é de longe a mais bonita. Aliás, esta série com esta capa é mais bonita. Lembro que quando li este livro fiquei na maior expectativa do final da série. Aliás, foi a série que li mais rápido até hoje, um atrás do outro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    A capa é muito bonita, mas não curto muito essa saga do Percy. Não me atrai muito pra leitura.
    Espero que os próximos volumes lhe agradem tanto quanto neste.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Me sinto horrível em dizer isso mas não gosto de Percy Jackson, pode ser pelo fato de que eu nunca li os livros mas os filmes não me agradaram então não sei se leria. Mas gostei muito da sua resenha, ficou bem detalhada sobre o livro e deu pra imaginar como as coisas funcionam por lá.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Você precisa pegar logo A maldição do Titã para ler, para mim é o livro mais emocionante da série, já o li três vezes e tenho planos para reler essa série de novo este ano. Sou apaixonada por essa série, foi a primeira que completei e de certa forma cresci com esses livros. Adoro a escrita do Tio Rick, seus personagens, seus enredos e a forma como a história nos prende.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gostei imenso do seu post! E o seu blog.... LINDO! Segui!
    Convido-a a espreitar o meu blog e a segui-lo se gostar ! ;)
    Um beijinho!
    Banal Girl
    www.the-banal-girl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li nenhum dos livros do Percy m mas sou louca para ler. Acredita que eu nunca tinha parado para pensar em uma comparação com HP? não sei bem se vi alguma comparação mas sei que quero muito ler os livros de PJ

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Acredita que ainda não li nenhum dos livros de Percy Jackson? Meu único contato com a série foi mesmo com o filme. Aliás, foi justamente o filme que acabou me desmotivando um pouco para ler. Não achei tão ruim quanto falam, mas não era bom o suficiente para eu querer ler kkkk.
    De qualquer forma, já estava começando a me interessar pelos livros e, depois de ler sua resenha e saber que você gostou mais do segundo, fiquei ainda mais animada para ler. Vou tentar incluir essa série nas minhas leituras para 2017.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carool
    Eu gosto de fantasias, mas um pouco diferente. Nunca me senti muito atraída por esse livro, mas sei que ele é muito bom por conta dos elogios que vejo, e com você não foi diferente. Acho que é porque meu forte não é a mitologia.
    Fico feliz que tenha gostado do desenvolvimento e do desfecho. Espero que continue assim no próximo volume.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Li essa série há alguns anos e na ocasião cai de amores por ela. Hoje não mais o tipo de leitura que me atrai mas com certeza ainda é uma bela indicação pra quem gosta de mitologia e está iniciando no mundo da leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Não li nenhum livro de Percy Jackson, mas tenho interesse. Que bom que o final foi arrebatador e que a obra foi bem trabalhada. Saber disso só aumenta minha vontade de ler os livros. Beijos'

    ResponderExcluir
  15. Olá Carol.
    Ótima resenha!
    Eu adoro Percy Jackson, acho uma leitura bem divertida e fluida. Ja li ate a segunda série, Os Heróis do Olimpo. E pretendo ler a série do Apolo em breve, que tem pelo menos o primeiro livro lançado aqui que eu saiba.

    Beijos
    Aventurando-se Nos Livros

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Tenho o box com essas capas lindas também, mas acredita que ainda não tomei coragem para fazer a leitura dos volumes?!
    Cai na bobeira de assistir ao filme O ladrão de raios e isso foi um balde de água fria em mim, pois odiei o filme. Sei que muitas coisas são diferentes no livro e por isso ainda pretendo tentar fazer a leitura, até porque sou grande fã de fantasia e mitologia.
    Adorei saber um pouco mais sobre esse segundo volume e que o autor não deixa a desejar com reviravoltas e tudo muito bem desenvolvido.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  17. Oi, Carol.
    Li essa série quando ela foi lançada aqui no Brasil e desde então venho lendo todas as outras séries que o autor escreve!
    Adoro a escrita do Rick Riordan e sou fã de Percy!
    Gostei muito de relembrar a história com a sua resenha!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  18. Oie! Nunca li Percy Jackson. Minha relação com Rick Riordan começou pelo Magnus Chase. Mas pretendo ler, no futuro. Gostei do estilo do autor, gostei do tempero que a Mitologia traz para a trama. Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Olá.
    Gosto de literatura fantástica e gosto de mitologia, mas não consigo me envolver com a narrativa de Rick Riordan.
    Mas que bom que pra você a leitura funciona e que te convenceu e te instiga para o próximo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, eu tenho muita vontade de ler os livros da série do Percy Jackson, gosto dessa mistura de mitologia e histórias adolescentes. Muito boa a sua resenha, bom saber que esse livro parece ainda melhor que o outro.

    ResponderExcluir
  21. Olá! Já li toda a saga de Percy Jackson, na minha opinião o Mar de Monstros é o mais fraco de todos.. O meu preferido é a Maldição do Titã!! Acho que irá gostar!
    Beijos.
    Meu Livro Fantástico | Facebook

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    A capa desta edição é linda, felizmente é a que tenho!
    Ainda não li nenhum livro da série apesar de ter todos, preciso fazer isso.
    Fiquei curiosa sobre o final apesar de ter visto o filme.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. OII.
    só li o primeiro livro dessa série ainda na edição antiga, comprei o box da nova edição já tem mais de ano, mas ainda não li. Quando for ler quero reler o primeiro para lembrar bem da história.
    Amei a resenha.
    Bjs Mary

    ResponderExcluir
  24. Acho essas capas LINDAS! Li a série na edição antiga, e o mar de monstros é meu favorito! Percy ta arrasador nesse livro <3

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?

    Que bom que vc curtiu a leitura, e que pra vc foi melhor que o anterior.
    Essa questão de comparações são complicadas...
    Confesso que essa série nunca me chamou muito a atenção, assim como HP também não... o.o

    Beijo!

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?

    Adoro a história do Percy. Aliás, a escrita do Riordan é maravilhosa, sempre frenética e empolgante. Mas de monstros não fica atrás. Ótimo livro!

    beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  27. Oii.
    Eu ainda não li esse livro, aliás só li o primeiro livro da série, agora que comprei o box com essas edições novas eu quero começar a ler, ai eu vou reler o primeiro livro para relembrar um pouco mais da história.
    Bjs Mary

    ResponderExcluir
  28. OI,
    Eu não conhecia o livro, mas não é muito o meu gênero rs. Não gosto de HP e não sei se ia gostar desse livro.
    Parabéns pela resenha
    beijos
    Daya

    ResponderExcluir
  29. Olá, ainda não li nenhum livro dessa série e apesar de ser bem curiosa não sei se lerei..

    bjs jany

    ResponderExcluir