12 de mar de 2018

[Resenha] Um Vento À Porta

em 12 de mar de 2018

23 comentários
Livro: Um Vento À Porta #2
Série: Uma Dobra no Tempo
Autora: Madeleine L'Engle
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 224
Gênero: Fantasia/Ficção Científica
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐💗
*exemplar cedido pela editora*
Charles Wallace está em perigo. E o mundo todo também. Quando a família Murry pensava que os problemas haviam terminado, um novo desafio surge. Charles Wallace agora tem seis anos de idade e na escola o menino se tornou um problema. Sofrendo bullying constante, Meg acha que o novo diretor da escola deveria ser responsável pelo menino, mas Charles Wallace fica terrivelmente doente antes que ela possa ajudá-lo. Mas há algo estranho acontecendo. Charles Wallace diz a Meg que há dragões no quintal de casa e ela descobre que os dragões na verdade são Proginoskes, querubins feitos de asas, vento e chamas. E mais uma vez este é só o começo de uma nova aventura, onde Meg e seu amigo Calvin precisam correr contra o tempo para salvar seu irmãozinho. E, para fazer isso, eles devem partir em uma viagem para dentro do corpo do menino e lutar para restaurar a brilhante harmonia do universo. Junte-se a Meg, Calvin e Charles Wallace nesta nova aventura repleta de seres incomuns, mundos novos e muitos heróis que precisam ultrapassar seus medos para salvar o mundo!

Trazendo uma nova aventura para a série, Um Vento à Porta é um infanto-juvenil que facilmente encanta. Desde os velhos conhecidos protagonistas à entrada de novos personagens, você se verá fascinado pelo universo da Madeleine L’Engle.

Charles Wallace está passando por apuros. Sofrendo bullying na escola, enquanto Meg tenta resolver este problema do irmão com o diretor, ele passará por provações maiores. Doente, sente que algo estranho está acontecendo. Em um dia no quintal de casa com a Meg, Charles percebe que está vendo dragões. Não crendo muito, Meg acabará descobrindo que na realidade os dragões são Proginoskes — querubins feito de asas, ventos e chamas — e que para salvar o irmão, ela e seu amigo Calvin devem partir para uma viagem dentro do corpo do menino.


Mais familiarizada com o ambiente criado pelo volume anterior, me vi surpresa ao notar que não se tem uma linha de eventualidades relacionadas. A entrada de novos personagens, novos seres incomuns e novos mundos propriamente ditos, faz a relação do primeiro com o sucessor ser uma linha bem tênue. E apesar de estranhar inicialmente, funcionou posteriormente. Foi legal captar essa reviravolta constante em que você não sabe o que pode surgir.

Entrando mais em aspectos biológicos como mitocôndrias e corpo humano — minha “área” preferida — aliado a fantasia + ficção científica novamente, foi fluido a percepção dos significados e explicações descritas. Fiquei feliz com essa nova vertente mostrando que teremos vários assuntos diferentes durante os sucessores, e é uma mistura que funciona prendendo o leitor. Como dito também na resenha de Uma Dobra no Tempo, se tem uma linguagem de fácil compreensão fazendo com que perguntas que surjam com os termos "técnicos" sejam respondidas aos poucos no desenvolvimento.

" — Progo, eu não sou vento nem chama nem foto. Sou um ser humano. Eu sinto. Não consigo pensar sem sentimentos. Se você tem significado pra mim, então o que você decide fazer se eu fracassar tem significado." pág. 126

A colocação de novas pessoas e elementos foram fundamental para o crescimento dos que conhecíamos. Meg, Calvin e até indiretamente Charles, tiveram novas noções do que está acontecendo com o universo — supondo ser a conexão da série como conjunto. Eles tiveram um leve amadurecimento na personalidade, deixando entender que acompanharemos uma evolução dos mesmos. Confesso que esperava o retorno de alguns personagens mencionados no antecessor, no entanto foram representados a altura dos que surgiram. Não posso falar muito deles porque acredito que explicar a sua existência seja spoiler, mas posso dizer que eles deixam o enredo fascinante.

E falando da trama, as 224 páginas trazem eventos espetaculares. Não temos enrolação do que vai acontecer, e até mesmo as soluções das peripécias se articulam de maneira ágil. São diretos no que querem chegar, o que é ótimo e torna o volume uma leitura rápida. Não sendo cansativo você fica com um gosto de quero mais, principalmente pelos finais que deixam um mini gancho para o próximo de forma subentendida.


De uma forma geral, mesmo não sendo o público alvo do exemplar, me vejo fascinada pela série. É algo leve para entretenimento, para passar o tempo, sendo uma ótima indicação de leitura entre livros densos. Novamente recomendo àqueles que querem iniciar no gênero, e para os que gostam só reforço mais ainda minha recomendação.

Na parte física a capa é simplesmente linda. Com tons azul, roxo, laranja e vermelho, na minha opinião é melhor que a primeira. Seguindo um certo padrão com a letra do título e o fato de ser capa dura, a sensação de que será uma coleção bonita visualmente é grande — na lombada se traz uma numeração, ficando lindo na estante. A parte interna é um show à parte com a folha de guarda e guarda diferenciadas além dos inícios de capítulos antecedidos de uma página preta com estrelas. A diagramação é confortável de ler e não possui nenhum erro de ortografia ou revisão. A narrativa é feita em terceira pessoa pelo ponto de vista da Meg.

" — Foram contar as estrelas ou algo assim?  — Não precisamos contar — disse Meg. — Só precisamos conhecê-las pelo Nome." pág. 222

Com a editora lançando-o mais rápido do que imaginava, Um Vento à Porta atendeu as expectativas, me deixando ansiosa para o que teremos a seguir. HarperCollins Brasil ainda não falou quando sairá o próximo, contudo acredito que ele estará aí em breve. Espero que tenham gostado!

E vocês, conheciam Uma Dobra no Tempo ou esse segundo volume? Tem vontade de ler a série? Vai assistir o filme? Deixa nos comentários!

23 comentários :

  1. Olá, Que fotos lindas vc tem aqui! Eu não conhecia o livro e confesso que fiquei bem interessada em conhecer o enredo mais de perto, espero ter a oportunidade! A resenha ficou muito bem escrita e de deixou com muita vontade de conhecer esses personagens <3

    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Recebi esse livro de parceria mas não tinha o primeiro, conferi algumas resenhas do primeiro volume e muitas pessoas reclamavam da imaturidade das crianças, como eram birrentas etc, meu medo é que não houvesse amadurecimento, fico feliz que isso tenha acontecido porque me deixa animada pra começar a série!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana.
    Estou doida para ler esses dois livros. Aproveitei o dia da mulher e comprei os dois na Saraiva! Agora é só esperar chegar e me jogar nessa história!!!
    Sua resenha está incrível!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Heeey!

    Estou louca para ler os livros devido a adaptação que terá. Sua resenha ficou incrível e já quero ler para poder ter minhas considerações também.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Os dois livros tem capas belíssimas e estou babando neles há algum tempo já. Não curto muito livros com personagens jovens, mas aliens sempre ganham no meu gosto. Espero ler em breve e gostaria tbm.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  6. O livro é lindo, mas a trama é bem complicada para mim, essa ficção científica tende a ser técnica e o fato de apenas no decorrer do enredo que vão respondendo essas dúvidas tornaria a leitura arrastada. Acredito que não sou o público alvo do livro e olha que eu queria tanto ler Uma dobra no Tempo, acho que a edição conquista mais que a estória rsrs.

    Abraços
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu fiquei bem surpreso quando eu vi que esse livro tinha uma sequência kk. Vi o trailer do primeiro livro e achei maravilhoso estou usuper ansioso tanto pra ver e quanto para ler os livros. Foco feliz em saber que você gostou muito dessa sequência. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Quero ler essa série, já ouvi muita gente elogiando a escrita e a história. Vou tentar ler em breve.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Olá lindona,

    Essa capa é fantástica e conquista qualquer leitor vulnerável por capas lindas kkkk
    A história me parece bem juvenil, mas deve dar umas boas lições e por isso me interessei.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. concordo com você que a capa é linda, fantástica, sabe aquele livro que a gente quer ler só pela capa, é esse. evidente que sua resenha só aumentou a vontade. espero que a continuação saia logo, não compro livros com continuação até todos estarem disponíveis no mercado.

    ResponderExcluir
  11. Eu achou a capa desse livro muito linda, mas para por ai, eu não sou chegada ao gênero nem um pouco, então dificilmente eu iria, mas mesmo assim gostei de conferir sua opinião, obrigada por ela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ola
    Infelizmente não sou fã de fantasia nem sci-fi, mas meu marido gosto vou repassar a dica. Fiquei interessada por saber que vai sair um filme. Esse talvez eu encararia.
    Beijo
    Raquel Machado
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. A capa desse livro é linda! Não gosto muito desse gênero literario, eu não consigo me conectar com os personagens e nem me sentir atraida durante a leitura. E não sei explicar por que😢 então prefiro ler meus romances mesmo hahah❤ sua resenha está divina;você escreve muoto bem!

    ResponderExcluir
  14. Hey,
    Eu conclui a leitura do primeiro livro dessa série nesse final de semana e eu me apaixonei completamente pela história e construção dos personagens, achei o final desse primeiro livro INCRÍVEL. Fiquei muito contente por você ter curtido esse livro, mesmo não sendo o público alvo do livro. Acho muito legal a forma como a autora é direta e não enrola para descrever os acontecimentos, além de criar personagens fascinantes. Estou curiosa para saber quais são essas novas colocações que você citou.
    Vou super anotar a dica.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá, ótima a sua resenha. Eu comprei o primeiro volume da série no último dia oito (capa, título e sinopse me conquistaram) e estou bem animada para ler. Bom saber que esse segundo volume é legal.

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Lindas fotos, e esteticamente os livros são muito lindos.
    Esses livros já estão no meu carrinho de compra só esperando a oportunidade para comprar. Pensei até em pedir de aniversário.
    Estou curiosa, otima resenha.
    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Olá companheira de universidade! :D
    Não conhecia esse livro mas estou ouvindo bastante sobre ma Dobra no Tempo.
    Não é meu estilo literário favorito, mas é legal estar sempre por dentro das novidades.
    Parabéns pela resenha!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Espero que a editora não demore muito para publicar o próximo, assim não precisa se esperar muito para continuar a leitura.
    Ainda preciso ler o primeiro livro, e acredito que vou gostar da história. Já fiquei curiosa com tudo o que falou na sua resenha.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Louca para iniciar logo essa série. E suas resenhas só me deixam com mais vontade de conferir. Acho os seres e o mundo criado por Madeleine L'Engle incríveis. É uma história que não subestima os leitores, por isso a falta de explicações e das ligações com o primeiro livro.

    ResponderExcluir
  20. Olá Ana, eu não conhecia esse livro, mas pelos seus comentários o livro parece estar bem bacana, gostei da mistura de biologia com o enredo <3 Dica anotada.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Que linda sua resenha! Não conhecia o livro e nem o autor, como não é meu gênero favorito de leitura, acabo ficando por fora de livros que não sejam do gênero que costumo ler. Não sou fã de fantasia, então dessa vez passo a dica, tenho certeza que o livro é ótimo para quem aprecia o gênero! Parabéns pela resenha e até a próxima!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Ana Carol tudo bem? Nossa que legal essa continuação, ainda não li o primeiro mas já estou enlouquecida para ler. Nesse segundo volume o que me deixou um pouco receosa é essa questão de entrar no corpo do menino, esse tipo de enredo é muito batido já, mas acredito que apesar disso leria sim, já que faz parte da saga. Beijos

    Nara Dias
    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  23. Ei Carol,
    Eu comecei a ler ele, mas confesso que me perdi um pouquinho e acabei dando uma pausa, mas pretendo voltar em breve. Adorei a resenha kkkk, você conseguiu me deixar empolgada para presenciar os próximos acontecimentos e curiosa pela ideia de Meg ter que entrar no Charlie, bem bacana.

    Beijokas

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)

TOPO