11 de abr de 2018

[Resenha] Agora e Para Sempre, Lara Jean

em 11 de abr de 2018

18 comentários
Livro: Agora e Para Sempre, Lara Jean #3
Série: Para Todos os Garotos que já Amei
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 300
Gênero: Romance Juvenil
Nota: ⭐⭐⭐
Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta.  Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás. Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?

Depois de terminado, tenho a sensação que fui com muita expectativa para pouca história. É a mesma linha de escrita dos anteriores, mesma cadência de acontecimentos no entanto, a sensação de que Agora e Para Sempre, Lara Jean poderia ser "descartável" é alta.

Lara Jean está no último ano do Ensino Médio. Tendo que pensar na faculdade e nos seus próximos passos, vê seu mundo desmoronar quando algumas situações não saem como o planejado. Ainda namorando Peter, tendo que lidar com o relacionamento sério e também com que decisão tomar pelo resultado das faculdades que passou, ela verá que nem tudo é tão fácil quanto parece.


Sinopse curta né? Pois é, não tem o que inventar ou incrementar sem dar spoilers, demonstrando que o livro é curtinho e não tem muito o que falar mesmo. Confesso que o finalizei com a impressão que foi algo feito para vender. Claro, os fãs pediram e autora prontamente atendeu, mas não tem a magia que os dois antecessores trazem por possuírem um enredo que consegue cativar pela escrita.

É um desenvolvimento óbvio lendo somente a sinopse, e que mesmo tendo uma reviravolta lá pelo meio, não faz tanto impacto quanto alguns outros colocados no primeiro e segundo volume. Eu passei pelos antecessores sem me cansar ou mesmo ficar chateada com os clichês de romances jovens, contudo este me incomodou um pouco. Acredito que a autora tinha espaço para inovar — a personalidade dos protagonistas deixam vestígios que poderiam ser explorados — e ela segue pelo caminho mais óbvio. Não é um drama que arranca cabelos. 

"Foi tolice achar que poderíamos ser exceção à regra? A mãe de Peter está certa? Nós estamos cometendo um erro enorme? De repente, parece que toda decisão que tomamos é vital, e fico morrendo de medo de tomar a errada." pág. 264

Um ponto positivo é acompanhar o amadurecimento da Lara Jean. Ao longo das duas primeiras obras vemos a construção de uma protagonista madura, o caminho que ela percorre até ser uma pessoa centrada. Já aqui não. Ela chegou aonde devia, e traz soluções para os problemas. Peter era um personagem principal que teve ressalvas em P.S.: Ainda Amo Você e aqui praticamente não mudou, na minha opinião. Não é alguém que fez muita diferença no final. Ganha destaque quando coloca-se em jogo o relacionamento amoroso.

Vamos acompanhar bastante o dia-a-dia da Lara Jean. Tem algumas comidas que ela faz ao longo da narrativa de dar água na boca. Trazer o cotidiano dela pode ser atrativo para um grupo de leitores e para outros não. A escrita da Jenny Han ajuda — terminei ele em um dia — então não me cansei e não desgostei. Foi sensata a quantidade de páginas pois se tivesse alongado demais, poderia não cair no gosto de muitas pessoas.


De uma forma geral, aqueles que leram Para Todos Os Garotos que já Amei, P.S.: Ainda Amo Você, ler Agora e Para Sempre Lara Jean não é nada. Aconselho somente a não criar grandes expectativas porque percebe-se que faltou assunto para ser trabalhado, todavia ainda é válido ficar sabendo da rotina da personagem principal. É mediano comparado aos outros da série.

Na parte física a capa segue a fofura que é os exemplares. Dentro do esperado, reflete o conteúdo tanto na parte física mostrada, quanto dos detalhes do quarto. É compatível a quem representa. O título deixa aquele sentimento de eternidade que conforta os fãs. Eu por exemplo de alguma forma sempre lembrarei da Lara Jean porque essa sensação de não esquecimento é exposto na escolha do título. Acertado! Na parte interna segue o padrão usado antes e não houve erro de ortografia ou de revisão.

"Mas depois eu penso que não, eu não abriria mão de doze, treze, dezesseis, dezessete anos de vida com Peter por nada neste mundo. Meu primeiro beijo, meu primeiro namorado de mentira, meu primeiro namorado de verdade." pág. 297

Demorei um pouco para me despedir deste universo — e na verdade nem queria — justificando que foi uma trama que me cativou instantaneamente. E desapegar é difícil. Apesar de ter citado várias ressalvas, é uma boa forma de dizer adeus a uma garota que você quer ser amiga e que você acompanhou crescer. A história da Lara Jean faz diferença no final. Espero que tenham gostado! Uma informação bacana é falar que o primeiro volume — Para Todos os Garotos que Já Amei — virou filme e foi comprado pela Netflix. Está aí o empurrão que faltava para ler (;

E vocês, já leram Para Todos os Garotos que Já Amei? Pretende? Se leu esse, o que achou? Deixa nos comentários!

Resenhas anteriores

18 comentários :

  1. Tudo bem. Tenho todos os livros dela aqui. Tenho uma amiga apaixonada por esses livros e acabei entrando na onda.

    Quando eu ler, compartilho minha opinião.

    Essa demora em se despedir de uma história é uma das sensações que mais ano e que de fato marcam determinada leitura.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Assim, eu acho a escrita da autora muito legal, mas ela é simples realmente, principalmente porque os personagens não tem nada de especial, até mesmo Lara Jean possa ser considerada chatinha porque ela é uma mesmice só. Porém gostei da trama porque eu realmente gosto da Lara e do Peter, então foi bom reencontrá-los mesmo com a trama fraquinha.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, já tem muito tempo que esta trilogia esta na minha lista de desejados, mas outros gêneros que gosto mais, acabam passando na frente nas promoções.
    Fico com ainda mais vontade de ler sabendo que tu gostou tanto e não é fácil mesmo desapegar de um personagem que nos cativa.
    Adorei tua resenha.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro, mas ainda bem que gostaste de ler toda a coleção!

    Enfim, que maravilha (ou que pena, acho que é os dois) que te custou tanto despedires-te desse mundo!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Que pena que foi algo feito pra vender, eu tenho os dois primeiros livros da trilogia e adoro. Mesmo não vento tanto atrativo em ficar vendo personagem cozinhar é um livro que ainda quero ler, nem que seja apenas para completar a trilogia na estante. Ansiosa para a adaptação do primeiro livro.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, como vai?
    Esse é um livro que não chamou a minha atenção, principalmente por ser uma trilogia, estou fugindo comprar livros assim..rs!
    Mas, fico feliz que tenha gostado da história e escrito essa resenha tão empolgante.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana.
    É horrível essa sensação de que o último livro de uma série não agrega muito. Acho que ao longo dos anos eu fui percebendo isso já no primeiro e economizando tempo ao não ler os demais.
    O que mais gosto nesses livros são as capas, que são realmente lindas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Eu estou muito curiosa com essa série, sei que vou me apaixonar quando pegar o primeiro e provavelmente vou ficar nessa de não querer me despedir também kkkk
    Mas chega uma hora que é preciso parar né? acho que algumas séries acabam entrando na onda de livros só porque vendem muito e perdem o sentido ou ficam só enchendo páginas.
    Adorei a sua sinceridade com a resenha e espero ler pelo menos o primeiro volume antes de assistir ao filme.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu também esperava um pouco mais desse livro, mas discordo que ele seja mediano. Só me decepcionou por não ter o mesmo encantamento do primeiro, mas o segundo também não tem. Aliás, acho o segundo bem mais fraco do que este.
    Gostei de ver o amadurecimento da Lara Jean nesse terceiro livro e achei interessante a forma como a autora retrata os medos comuns nessa fase da vida, quando os adolescentes saem do conforto do ensino médio e encaram a incerteza do futuro.
    De qualquer forma, achei uma pena que o livro não tenha te agradado muito, mas adorei a sinceridade da sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não iniciei a leitura dessa trilogia, mas amei a sua sinceridade. Só encontrei resenhas elogiando a obra e tenho muita vontade de ler, porém tentarei ir com menos expectativa rs (pelo menos no último).

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  11. Que bom que todos os livros já foram lançados, agora me animo mais para comprar, porque com as série da editora nunca se sabe... hahaha
    A trama me interessou bastante, e apesar de ainda nem ter lido os livros, fiquei contente com a notícia do filme.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana tudo bem? Eu adoro ler romances juvenis e clichês também, depois de ler uma maratona de livros de suspenses, nunca li nada dessa autora mas ela é muito recomendada. Parabéns pela resenha, vou colocar esses livros na minha lista de leitura, bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu tenho muita vontade de ler essa trilogia, pois me passa a impressão de ser uma leitura gostosa de se fazer, cativante. Uma pena que esse terceiro livro parece ser dispensável, pelo menos foi uma leitura rápida.

    ResponderExcluir
  14. Só fez elogios sobre esta série nos surpreendeu você falar que gostou tanto. O problema é que eu mesmo não me interessei ainda por ela, mas quem sabe mais pra frente eu não leia.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  15. Só tenho o primeiro livro dessa séria e ainda não o li. Sabe, tem alguns autores que perdem a mão em continuações das séries e acabam deixando de seguir por um caminho menos fácil por puro cansaço e comodismo, pelo menos é a minha opinião. Tanto é assim que este terceiro livro cansou um pouco você. Mas, o bacana é que no geral você gostou da trama e fica saudades.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  16. É tão chato quando a gente tem a impressão de que um livro nao era necessário... tenho os dois primeiros mas ainda nao li, e tenho sérias dúvidas se vou comprar esse... Talvez eu prefira manter só a lembrança da melhor parte. E que delícia que vai ter filme na Netflix!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Ana!
    Eu ainda não li a série, e não vejo como prioridade no momento, mas tenho um pouco de curiosidade a respeito dela. Sobre esse livro, uma pena que ele não tenha sido atraente quanto os demais. Uma coisa que não curto é quando parece que um livro poderia ter sido resumido todo em um livro anterior e não precisaria dessa continuação.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Tô doida de curiosidade para começar essa trilogia, estou lendo tantos comentários positivos e minha curiosidade só aumenta, como o lançamento do filme está perto pretendo ler o primeiro volume muito em breve. Justamente por ser uma história mais juvenil que tenho vontade em ler, livros desse estilo eu sempre devoro.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)

TOPO