4 de abr de 2018

[Resenha] Trono de Vidro, Rainha das Sombras

em 4 de abr de 2018

20 comentários
Livro: Trono de Vidro, Rainha das Sombras #4
Série: Trono de Vidro
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 640
Gênero: Fantasia
Nota: 4/5
Todos que Celaena Sardothien amou lhe foram tirados. Mas finalmente chegou a hora da retribuição. A vingança promete ser tão dura quanto o aço da Espada de Orynth — a espada de seu pai. Finalmente Celaena retornou ao império; por justiça, para resgatar seu reino e confrontar as sombras do passado. A assassina está morta. Ela abraçou a identidade de Aelin Galathynius, rainha de Terrasen. Mas antes de reclamar o trono, precisa lutar. E ela vai lutar. Por seu primo, a Puta de Adarlan, o general do Norte... um guerreiro preparado para morrer por sua soberana; por seu amigo Dorian, um príncipe preso em uma inimaginável prisão; por seu povo, escravizado por um rei cruel e à espera do retorno triunfante de sua líder; por seu carranam e a libertação da magia. Ao avançar em seu plano, no entanto, Aelin precisa tomar cuidado com velhos inimigos. E abrir o coração para novos e improváveis aliados. Tudo isso enquanto os valg continuam trabalhando nas sombras. E Manon Bico Negro, a Líder Alada das Treze, treina suas bestas voadoras. Mas é de Morath, a fortaleza montanhosa do Duque de Perrington, que uma ameaça como nenhuma outra promete destroçar seu grupo de rebeldes e sua corte recém-formada. 


Participando da #Maratona 24hrsNoSleep do canal Resenhando Sonhos, me propus a ler Trono de Vidro, Rainha das Sombras. Confesso que a leitura se iniciou de forma chata e arrastada, mas quando menos esperei Sarah J Maas fez reviravoltas espetaculares me deixando de queixo caído. Dando continuidade a série, o quarto volume é arrasador.

De volta a Adarlan, Celaena Sardothien continua com seu plano de destruir o rei. Querendo justiça em nome do seu povo e exercendo função de rainha, ela contará com ajuda de amigos para acabar de vez com as maldades de quem comanda o país. Tendo que tomar cuidado com velhos inimigos, fazendo alianças com outros improváveis, ela descobrirá que as informações até então conhecidas é somente a ponta de uma construção maior. Eles serão capazes de parar as artimanhas do rei? E as bruxas no comando da Manon, líder Alada das Treze, quais serão seus papéis nesta batalha?



A história inicia exatamente no final deixado do terceiro volume, e por isso não existe uma ambientação ou uma "reintrodução" na narrativa — em vez de começar direto na narrativa, relembra pontos importantes mencionados antes. Para uma série que exige atenção na leitura, achei acertada a escolha de não utilizar os recursos mencionados pois o livro que é grande poderia ter ficado maior. No entanto, apesar destas omissões, temos um começo arrastado. A autora desenvolveu tanto a volta da Celaena à cidade, que as informações que fazem o enredo crescer como um todo — quando falamos da série como um só — foram aparecer somente no final. Alguns momentos aqui e ali eram bons, acertados para as situações, contudo acho que uma quantidade boa de páginas poderiam ser enxugadas.

Reviravoltas, aparecimento de personagens não esperados e decisões que deixam de queixo caído são elementos constantes. Por trazer capítulos ambientados em diversas localidades, por diferentes pontos de vista, é uma narrativa que o leitor não se cansa facilmente. Acho que é um elemento bem trabalhado e que faz Trono de Vidro ser o que é. Não temos a visão, a opinião de somente um personagem, porém de vários. Até daqueles que imaginamos serem secundários, trazem questionamentos importantes. É o que me dava gás em continuar quando chegava uma parte cansativa. O próximo capítulo era certeza que seria sobre outro lugar, outro assunto ou outra pessoa ganhando destaque, o que me dava ânimo em continuar.


"O rosto dela queimou. Uma garota dissera aquelas coisas; uma garota tão desesperada para sobreviver, para chegar ao fim de cada dia, que não questionara por que ele servia ao verdadeiro monstro do mundo." pág. 68


Podemos definir este junto do terceiro exemplar sendo as surpresas da série. A série ganha outra perspectivas do que vemos inicialmente no primeiro e segundo volume. Muitas descobertas são feitas e tudo que imaginávamos é revertido em coisas ainda melhor. Fiquei chocada com os plots twists de fantasia, dando uma nova profundidade ao gênero explorado. Quando pensamos que a autora não tem onde destrinchar e elaborar na criação de Trono de Vidro, ela implementa e coloca mais observações. São detalhes que no final formam um quebra-cabeça que faz todo o diferencial e te instiga.

Celaena é um tipo de personagem que me dá orgulho de ler. Destoante de diversas protagonistas, ela sabe quem é e o que quer ser. No primeiro volume chegava a ser irritante o quanto suas falhas, seu jeito mimado eram perceptíveis. Ela não tinha rumo e precisava amadurecer. Chegar no quarto volume e notar que não existe uma assassina fria e sim uma garota impertinente, emponderada precisa ser comentado. Um crescimento devido à idade ao mesmo tempo que é pertinente a escolhas que fez. Acredito que até o final vá merecer o título de rainha. Aliás, um personagem que vale ser mencionado pois odiava e melhorou foi Chaol. Caiu no meu gosto o caminho e as decisões que toma. Deixou de ser um secundário de atitudes questionáveis, para ser concreto.



De uma forma geral a leitura foi ótima. Tirando pequenas ressalvas, é um livro que vale a pena estar dentro da série. Cumpriu seu papel de continuar e trazer novos conhecimentos para a narrativa. Além disso, o final deixa muitas suposições e caminhos abertos. Não tornou-se meu favorito porque Herdeira de Fogo foi marcante no momento que li, todavia não posso deixar de mencionar que o "arco" do terceiro volume para cá é bom. Recomendado as fãs do gênero, até mesmo para aqueles que querem tramas diferentes!

Na parte física a capa segue o padrão dos anteriores, então na minha opinião é mais do mesmo — não acho maravilhosa e nem desgosto. Um detalhe é que a roupa representada na capa está presente em algumas cenas do conteúdo. A parte interna também segue o padrão da editora, e não houve erro de ortografia e revisão aparente. Como dito, a narrativa é feita por vários pontos de vistas em terceira pessoa. Temos um mapa no início, e a obra é dividida em 2 partes principais.


"A Fortaleza estava um caos. Bruxas e humanos corriam de um lado para o outro, gritando. Magia." pág. 558


Com o final deste tenho expectativas para o quinto e sucessor. Acredito que tenha várias estratégias e planos que podem ser melhores explorados, e arriscando a dizer que conheço o jeito da Sarah J Maas, ela vai perscrutar. Não tenho previsão de quando realizarei a leitura. Anseio que seja ainda esse ano. Espero que tenham gostado!

E vocês, já leram a série? Ouviram falar? Deixa nos comentários! 

20 comentários :

  1. Amo essa série não tenho defeitos para por.. Sou absolutamente encantada. A escrita é fluída.. e toda a trama muito envolvente!

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, eu sempre fiquei encantada pelas capas desta série de livros e só vejo falarem bem da leitura, tenho muita curiosidade em ler. No momento tenho evitado começar séries, a menos que sejam de parceria, o tempo anda curto. Mas um dia quero ler.
    Tua resenha ficou muito bem escrita.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Carol

    Eu tenti ler o primeiro livro dessa série e detestei, acho que esperava muito e ao final não correspondeu em nada as expectativas que eu tinha sobre ela. Acabei desistindo e por enquanto não penso em retomar. Tenho vontade de tentar com a outra série da autora, que está sendo super elogiada, quem sabe me animo e por ai até me inspiro a seguir com Trono de Vidro futuramente.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar dessa série e nem da autora, mas fiquei curiosa. Como não conhecia e nunca tinha ouvido falar sobre, fiquei um pouco confusa com alguns pontos da trama, mas sua resenha ficou tão completa que isso parou de me incomodar no momento seguinte ao que começou. Adorei a dica!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oii tudo bem ?
    Menina que resenha foi essa estou louca pra chegar nesse livro mais ta difícil jkkkk espero q esse ano eu consiga Celaena e uma das personagens que mais gosto ela consegui me conquistar e muito. A escrita da Sarah e incrível. Gostei bastante da resenha parabéns 💙

    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro, mas já li o primeiro e adorei!! E um dos meus favoritos!!

    Enfim, que ótimo que gostaste de fazer a leitura! :) E que a achaste importante no contexto da coleção!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li. Amo fantasia e neste livro há todos os elementos que prendem a minha atenção. Sempre que vejo uma resenha a vontade aumenta hauihauihaiuhauihaiuha.. Espero conseguir ler em breve <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    E uma série que atrai minha curiosidade, só ainda não li pq é série gosto de edição única. E as capas são belíssimas ne?
    Adorei a resenha , bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Ainda não li nenhum livro dessa série, mesmo já tendo recebido várias indicações, minha irmã adorou essa história.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol, já li algumas resenhas sobre a série, mas não li não. Sempre é bom finalizar uma série não é mesmo? Um alívio. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu só li o primeiro livro, mas eu amei demais a narrativa da autora, é uma série que quero ter na estante, muitas expectativas com relação a esse volume! <3

    Beijos,
    Eli - Blog Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Apesar de gostar de fantasia confesso que são pouquíssimas as que me atraem só pela capa e sinopse, que quase nunca leio. Mas para os fãs da série em questão é bom conferir o amadurecimento dos personagens, esse crescimento que mencionou e a nova perspectiva que trouxe a trama. Para quem curte, deve ser um bom livro.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu sou louca para ler os livros dessa série e adorei ver a tua resenha sobre este volume. Eu tenho certeza que vou me apaixonar quando pegar o primeiro para ler e não vou querer parar até ter lido o último, motivo pelo qual eu ainda não li, simplesmente não consegui comprar só um e não deu para comprar todos ainda hahaha

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Confesso que não sou muito adepta nesse tipo de leitura e apesar de fazer um enorme sucesso entre os leitores fico dividida se leio ou não. Em todo caso me agrada saber que a história vem seguindo o prometido e mesmo não sendo a sua leitura preferida da série ainda sim foi uma boa experiência.
    Quem sabe mais pra frente eu consiga ler.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Amei seu post, suas imagens são maravilhosas! Mas desta vez passo a dica leitura. Não sou fã de fantasia, mesmo achando o livro interessante e adorando sua resenha, sei que não vou ler. Fica para a próxima!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gosto quando um autor traz diversos pontos de vista, principalmente em livros grandes como esse, pois acaba como você disse, não nos cansando. Uma pena que a autora tenha estendido páginas qque poderiam ser enxutas, isso é meio frustrante. Estou para ler essa série, mas ainda não tive coragem em começar.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Eu descobri essa série há uns dois anos, mas nunca li, apesar de querer. Não sei bem o que esperar dela, também. Na época em que a descobri, ela tava bem no hype, mas hoje quase não vejo mais o povo comentar. No entanto, ainda tenho curiosidade, porque falam que a protagonista quebra bastante do estereótipo da mocinha que precisa ser salva. Gostei muito da sua resenha, apesar de eu não ter opinião sobre o livro.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Carol!
    Não li a sua resenha pois pretendo ler o primeiro livro da saga ainda esse mês, estou lendo "Corte de Espinhos e Rosas" ainda estou no comecinho, mas a narrativa da autora é ótima. Estou bem animada para conhecer mais as obras da Sarah, só leio comentários e resenhas ótimas sobre seus livros, e isso me deixa bem animada pois já tem um tempo que não leio fantasia. Espero gostar!

    beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Carol tudo bem?
    Confesso que li só o finalzinho da sua resenha pra saber suas considerações finais, porque pretendo ler essa série e não gostaria de pegar nenhum spoiler hahaha
    Acredita que eu esnobei essa série por anos? Até ACOUTA aparecer, e paguei a língua... agora quero ler tudo dessa autora hahaha

    Xoxo
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ana ^^
    Faz tempo que li TRONO DE VIDRO então minha visão está nebulada sobre a Celaena,mas lembro dela ser uma girl power que merece todo o seu destaque. Para finalmente seguir em frente na série creio que ainda nesse primeiro semestre releia o primeiro livro para ai sim dar continuidade na série e chegar se a autora Sarah é tão maravilhosa quanto imaginei e presumi em 2016.
    Fico feliz em saber que no presente volume resenhado os capítulos tem como foco diferentes personagens, também gosto dessa ferramenta para não deixar tão massante um enredo que pode não estar avançando tanto quanto deveria, sabe.
    Gosto das capas da série. Graças que a Galera continua seguindo o baile e não cometendo o equívoco de destruir uma marca nas capas da série que se consolidou.
    Muito obrigado pela sinceridade em suas impressões, Ana. É bom ver uma leitora específicado o porquê de não ter gostado de um livro meio de série.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)

TOPO