14 de mar de 2016

Porque eu devo ler Dan Brown? #3

2011. Andando por andar dentro da biblioteca, encontro um livro do autor. Leio sinopse, me chama atenção, levo pra ler. Acho que nunca esperei virar fã do autor.
Dan Brown é um autor de suspense, thriller policial com uma pegada histórica ou de ficção científica. Com seu primeiro livro lançado em 1998, Fortaleza Digital, Brown só veio fazer sucesso em 2003/2004 com seu polêmico O Código da Vinci. Aqui vemos retratado a busca pelo Santo Graal e a polêmica foi gerada por tratar de um suposto casamento de Jesus com Maria Madalena.

E em todos os livros o autor de alguma forma busca um assunto polêmico. Lembro que quando li o primeiro, o resto veio um atrás do outro e em menos de 3 meses já tinha esgotado. Alguns dizem que eles são parecidos em estrutura, formato e por isso não conseguem gostar de todos. Eu particularmente não acho porque cada um trata de um assunto diferente, mas ai cai na opinião do gosto. Para quem conseguiu colocar seus quatro primeiros livros simultaneamente na lista de mais vendidos do The New York Times, é porque algo bom tem né?

Vou ser suspeita durante esse post todo porque como já falei virei fã do cara. Todavia, pra quem gosta de thriller policial, gosta de assuntos que te fazem pensar apesar das vezes serem apenas ficção, recomendo muitíssimo. Aliás esse mês irei iniciar também minha releitura dos 4 livros que tenho dele e pretendo fazer resenhas no blog. Então fiquem de olho.

Então porque vocês devem ler Dan Brown? Além do sucesso que o cara fez e tem fundamento pra isso, os livros nos levam a assuntos que nunca questionamos ou quando nos questionamos só vemos um lado. Lembrando que por ser tratar de ficção, não é tudo 100% certo e daquela maneira. Para quem gosta de descobrir coisas novas como Maçonaria, Santo Graal, Igreja Católica, citações de novas doenças entre outros é uma boa ler. Por tocar em assuntos de preocupação global como segurança, armas de destruição em massa, super populacionismo, política e tecnologia seus livros não fogem da atualidade. Aliás, quebramos a cabeça para desvendar os mistérios e as pessoas culpadas no livro. Até agora de todos, apenas 1 achei o final meio previsível. Pode ser exagero para alguns, entretanto comparo Dan Brown como a Agatha Christie dos anos 2000.

O Código Da Vinci, seu maior sucesso, vendeu mais de 80 milhões de exemplares em todo o mundo (até 2009) , tornando-se um dos livros mais vendidos de todos os tempos. E dos seus 6 livros lançados, 4 já tem filmes no mercado e tem 1 com lançamento previsto para Setembro/Outubro desse ano, Inferno. É uma boa pra quem quer ter uma ideia dos assuntos que ele trata começar pelos filmes. 

Dos livros lançados até agora o único não lido por mim é Ponto de Impacto por motivos de sempre esta caro e gostar de ler em livros físicos. Quero mudar isso ainda esse ano. 

O autor me conquistou de tal maneira que mesmo lendo seus livos anos depois e já sabendo do final e de como vai se desenrolar sempre fico com gosto de quero mais. Vai ser legal fazer essas releituras esse ano. E aí alguém vai querer embarcar nessa comigo?

5 comentários :

  1. E muito bom quando pegamos algum livro de autor novo, e logo no primeiro livro já nos apaixonamos. Já vi filme dos livros desse autor, porém nem o filme me prendeu muito e por isso nunca tive interesse de ler os livros, porém as histórias criadas pelo autor são muito bem construídas, e isso e um grande ponto positivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que pena, ele é um dos meus autores favoritos e que também me fez gostar de ler muito! Pois é, quando não chama a atenção fica difícil gostar.

      Excluir
  2. Tenho dois livros dele aqui em casa há anooooss (O Código da Vinci e Anjos e Demônios), mas até hoje ainda não tive a vergonha na cara de pegar pra ler. :(

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEM QUE LER! Recomendo muito porque é um autor maravilhoso ÇSHAÇHSA

      Excluir
  3. Tenho muita vontade de ler algum livro do Dan Brown, já que eu amo mistérios, mas por algum motivo ainda não li. Já assistir a adaptação do seu livro, O Código da Vinci e gostei muito, e sei que vou gostar bastante também do livro. Lendo seu post, dei logo um jeito de encaixar um de seus livros na minha lista de leitura, espero conhecer a escrita dele ainda esse ano. Beijo!

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)