26 de dez de 2016

Retrospectiva 2016 | Piores leituras de 2016

E chegamos a piores leituras do ano. Achei bem fácil fazer essa lista, afinal não tive muito o que reclamar das minhas leituras esse ano, então ficou ligeiramente rápido fazer o top 4. Vamos lá?

4. Instrumentos Mortais, Cidade dos Anjos Caídos - Cassandra Clare


Sabe aquele série que não devia ter continuação, mas tem? Sim, estamos falando de Instrumentos Mortais. Queria deixar claro que sou fã da Cassandra Clare, mas esse quarto livro não me agradou. Em vez de inovar e trazer novos personagens, nova aventura, Cassandra apostou no mesmo e isso me fez ver que não era tão necessário essa continuação. Claro que no Cidade do Fogo Celestial fez tudo valer a pena, porém considero ainda uma das minhas leituras mais fracas do ano.

3. O Guardião - Nicholas Sparks


Para quem nunca tinha lido nenhum livro do Nicholas Sparks, acho que cheguei com muita sede na leitura. Esperava aquela situação em que todos falam que é bom, que é uma leitura ótima, porém quando li fiquei naquela "só isso?". Tirei como conclusão que para mim, os romances dele são como outros comuns. Posso dar outra chance? Talvez, entretanto achei o mistério e a morte da narrativa fraca demais. Sim gente, pode me julgar mas não gostei da leitura e acho que não volto tão cedo a ler algum livro dele.

2. A Garota do Calendário, Fevereiro - Audrey Carlan


Sabe quando você saí de um livro maravilhoso e quando começar ler a continuação você vê toda a sua animação indo para o ralo? Aconteceu comigo em A Garota do Calendário, por isso o top 2. Tudo que a autora tinha construído de personalidade da Mia - protagonista - foi embora quando ela se encontrou com seu próximo cliente. Chata, fraca, todo o oposto mostrado em Janeiro. Fora as atitudes do protagonista que me chateou profundamente. O nível de tão ruim que foi, é que até hoje não li nenhuma continuação (isso está rolando desde Agosto).

1. Inferno de Gabriel - Sylvain Reynard


Tem histórias que te pegam pelo enredo e tem história que os personagens influenciam mais que o enredo. O fundo de Inferno de Gabriel, baseado na história de Dante é absurdamente incrível. Trabalhado de forma magnífica nos trouxe perfeitamente a história da barca, das camadas do inferno, contudo quando chegamos na parte do romance, ai que vem o que estraga tudo. Baseada em fanfic de Crepúsculo, a personalidade que não aparenta ser tão chata quanto da Bella, parece que se triplica na personagem principal. E essa situação perpetua durante toda a trama. Sério, tudo. Uma hora isso cansa demais e você desanima de ler. E só não abandonei, porque comprei os três da série e estava com expectativa que o final ajudasse. Ajudou? Não mesmo, senão não estaria aqui. Vou ler as continuações? Quem sabe.

Essas foram as minhas escolhas como piores leituras do ano. Com um total de 86 livros lidos até o fechamento desse post, até que 4 não foi uma quantidade ruim. Juntando com as decepções de 2016 (que você encontra o post aqui), é um número bem razoável com a quantidade que li, então estou muito feliz. Próxima e última parada da Restrospectiva 2016 é com as Melhores Leituras do Ano. Aguardem!

Resenha Instrumentos Mortais, Cidade dos Anjos Caídos
Resenha Inferno de Gabriel

E vocês, quais foram as piores leituras do ano? Já leram algum desses e também não gostou? Deixa nos comentários (;

25 comentários :

  1. Oi Ana, tudo bem?

    Também odieeeeeei com todas minhas forças o segundo livro de A Garota do Calendário. Que cara mais mala, rs.

    Mas dê uma nova chance à trilogia de Sylvain Reynard. É uma das melhores, vai por mim!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, como vai? Menina, esse ano foi realmente cheio de decepções. Eu comprei A Garota do Calendário mas quem disse que eu consegui ler? Achei tudo tão forçado que desisti, mas um dia eu tento outra vez. O Inferno de Gabriel ganhei de aniversário mas até agora não abri uma página do livro para ler, tenho medo de não gostar.
    Beijo! Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal, ainda dá tempo!

    ResponderExcluir
  3. Oi! Não li nenhum dos livros ainda (e acho q nem vou hahahaha). Do 4 eu li o primeiro livro da série e já larguei mão dai; Cassandra deixou muito a desejar, no meu ponto de vista. Já da garota do calendário eu quero muito ler, pq achei a proposta bastante legal...E quando ao primeiro colocado na lista....Pq as pessoas resolvem escrever baseado num livro tão ruim e mesmo assim conseguem publicar? geesus.
    bjs

    http://laedevoltaoutravezblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    conheço os livros e certamente se eu fizesse uma lista dos piores, também constaria em minha lista. Li alguns livros do Nicholas Sparks e honestamente, um pior que o outro. Enfim, não sou o público alvo dos livros e autores citados.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Menina, não conheço ninguém que tenha gostado do segundo livro de A Garota do Calendário até agora e confesso que eu também não gostei e se eu fosse fazer ma retrospectiva de piores leituras do ano acho que o colocaria na lista também. Dos demais só não li o do Nicholas Sparks e até que gostei dessas leituras.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  6. Ola
    A garota do calendário de forma geral é uma série fraca, então não tem muito o q se esperar daí kkkk
    Cassandra clare, as vezes dá mesmo uns tiros no pé.
    Eu, particularmente não gosto de drama, então quase não leio Nicholas Sparks, pq acho chato.
    Interessante sua lista de piores leituras do ano. Vou até pensar nas minhas....
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Sempre vai ter as leituras que não funciona, também tive quatro esse ano, entre elas está um livro do autor de Guerra dos Tronos. Dos livros que você citou ainda não li nenhum, só o Instrunentos mortais talvez eu leia para não deixar a série incompleta.

    ResponderExcluir
  8. Só leio elogios sobre O Inferno de Gabriel... rs... é a primeira vez que alguém fala que é ruim, tbm tenho a trilogia para ler, mas me aventurei por causa de Noites em Florença que é maravilhoso ♥ A garota do Calendário desde q lançaram eu já sabia que não ia gostar de nenhum dos livros, então vc ter colocado um deles ai, não me espanta muito. kkkkkk
    Eu tbm tenho uma listinha de livros intragáveis, mas ao contrário de vc, sou adepta do lema: 'a vida é muito curta para perder tempo lendo livro chato' - kkkkk

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  9. Oi. Só leio comentários positivos de 'o inferno de Gabriel' hahahahaha e to louca pra ler, e sobre a garota da capa, essa série não me atraiu tanto ainda, quem sabe no futuro né?

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Tem sempre alguns livros que nos marcam não é? Eu também fiz a minha listinha e olha foi bem difícil viu, queria colocar todos haha. Dos que você mencionou, já li O Inferno de Gabriel, não considero a melhor leitura, mas foi uma história agradável, embora eu prefira a nova série do autor.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  11. Tenho visto muita gente reclamando do livro O Inferno de Gabriel, eu tenho curiosidade mas não muitas expectativas. A garota do calendário eu sou viciada, mas Fevereiro não foi lá um mês muito bom

    ResponderExcluir
  12. Dá sua lista li apenas a trilogia O Inferno de Gabriel. Esperava mais dela, mas não a colocaria na lista dos meus piores. A série da Audrey, apesar de não ter lido ainda, confesso não esperar muito dela.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Nossa que bom não estar sozinha no mundo. Eu também não gostei da Garota do calendario, concordo com você a autora desfez toda as boas impressões que fez da personagem em Janeiro. Alguns são até bons como Julho e os ultimos da serie, mas lamento de informar Fevereiro não é o pior :( Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Gostei muito do primeiro livro de A Garota do Calendário, porém o segundo foi o balde de água fria mesmo, aquele francês(sei la) chatão.
    Dos escolhidos, só li esse.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li Cassandra Clare, não animei com a série dela. Sobre a série Garota do Calendário, confesso que não esperava nada além do que foi oferecido em alguns livros. Não li a Trilogia do Gabriel, comecei pela série Noites em Florença e gostei muito. E tenho uma norma de não ler nada do Nicholas Sparks. Mas foi bem interessante saber quais dificuldades você enfrentou com eles, porque volta e meia a gente esbarra nisso. Desejo boas leituras - e menos decepções - em 2017! Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Ana, tudo bem?

    Posso copiar sua lista e colar num post meu? rs
    Com exceção do livro da Cassandra, tô passando os outros. Nicholas, pra mim, é aquele tipo de livro que fica sempre melhor nos filmes. Duas horas no máximo dessas tragédias anunciadas. Não curto, desisti dele. Esses livros escritos pelo Sylvain também não me agradam. Acho a escrita dele altamente chata e entediante. Passo também. E a garota do calendário? Até agora não entendi o motivo do frisson. Achei a MIa detestável, mimizenta, achei que quando tinha que aprofundar a história correu, e quando tinha que correr a narrativa ficou lenta demais! Parei em abril. Não quero ler os outros.

    rs beijos e parabéns pelo post, ficou ótimo!

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?

    Tô amando as suas retrospectivas *-*
    Essa, achei super legal, embora eu tenha tentado fazer com as leituras do meu ano e não funcionou, pois não lembro de tantos livros decepcionantes. Tive sorte de ter lido muita coisa maravilhosa!
    Desses da sua lista, não li nenhum e não lembro de ler nenhuma resenha sobre eles. Sobre Instrumentos Mortais, puxa, que pena. Eu comecei há um tempão a coleção, mas nunca finalizei. Hoje, nem tenho mais interesse. Já leu a nova coleção da autora, Os artifícios das trevas? Eu tô com o primeiro ainda pra ler, todas as resenhas que já li dizem que é ótimo. Espero não me decepcionar haha.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?

    Acho complicado isso de piores leituras, pois o autor e a editora tem um enorme trabalho para chegar até o ponto de publicar/comercializar. De qualquer forma é sua opinião pessoal, assim como tenho do pior livro lido nos últimos anos, que é O Morro dos Ventos Uivantes. Eu não pretendo ler nenhuma dessas obras da sua lista, não me atraem, mas é bom saber as opiniões sobre as obras.
    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Uma pena que estes livros não tenham lhe agradado como esperava.
    Confesso que fiquei meio chocada em encontrar uma das obras do Nicholas aqui. Ainda não tive a oportunidade de ler O guardião, mas alguns de seus outros livros que li me agradaram bastante.
    Estou curiosa para saber quais foram as melhores leituras que você fez!!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Minha experiência com o Sparks foi parecida com a sua, a diferença é que eu li Querido John e isso foi em 2014 e até agora não senti vontade de ler mais nada dele...
    Por sorte eu tive leituras maravilhosas esse ano e lembro de apenas dois livros que acabei não curtindo muito, mas mesmo assim em ambos encontrei pontos positivos!

    ResponderExcluir
  21. Realmente esse é um top que realmente nunca tive oportunidade de realizar a leitura, o primeiro irei levar para o sebo para trocar agora sei qual não comprar nunca ahahaha
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Oie!
    Não li nenhum dos livros que você citou.
    Tive poucas decepções literárias e nem lembro quais foram.
    Eu pensava que o Inferno de Gabriel fosse tão bom por tudo que já ouvi.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Sério que você não curtiu Cidade dos Anjos Caídos? Eu sou suspeita para falar porque amo todos os livros dessa série, mas em nenhum momento encontrei dificuldade para realizar essa leitura, que pena!
    beijos.

    ResponderExcluir
  24. Se eu tivesse feito uma retrospectiva dos piores também, A Garota do Calendário estaria em todas as posições, tirando o primeiro, o restante não teve essência nenhuma e a história ficou sem graça alguma.

    ResponderExcluir
  25. Concordo plenamente com todos. O inferno de Gabriel eu comecei ler. Instrumentos mortais jamais sequer iniciaria. Eu particularmente, não acho que livros deveriam ter continuação. Creio que, sempre há grandes chances de se estragar um livro que foi um grande sucesso. Mesma razão que cantores, pintores, quando morrem no auge do sucesso se eternizam, simplesmente porque já não tem como estragar um grande feito com algo ruim.

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)