14 de jul de 2017

[Resenha] Para Todos os Garotos que já Amei

Livro: Para todos os Garotos que já Amei #1
Série: Para todos os Garotos que já Amei
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Página: 320
Gênero: Jovem Adulto
Nota: 5/5
Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Sabe aquela sinopse que engana completamente? Conheça a sinopse de Para Todos os Garotos Que Já Amei. Nenhum resumo, por mais completo que seja, vai conseguir captar e trazer a essência que toda essa história tem. Afinal, estamos esperamos apenas um romance juvenil, porém veremos que não é somente isso. 

Lara Jean vive com os pais e as irmãs. Uma mais velha e uma mais nova, chamadas respectivamente de Margot e Kitty. Sempre sonhadora e fantasiosa, Lara para esquecer e enterrar de vez seu amor por algum garoto, escreve uma carta apaixonada endereçando-a, colocando os nomes, mas sem nenhuma intenção de enviar. Ela guarda como lembrança e como forma de por um fim nos seus sentimentos por cada jovem. Até que um dia, misteriosamente essas cartas chegam nas mãos de alguns de seus donos tornando a vida da garota uma bagunça. Com uma saia justíssima nas mãos por causa de um deles, Lara vai entrar em confusão atrás de confusão descobrindo no final que amar também significa arriscar.



Gente. Sério. Que história LINDA. Estou até agora encantada com o quanto esse livro te cativa. Com uma escrita extremamente rica nos momentos certos, inocente nos detalhes que deve ser, enriquecedora e pontuais em outros, fica difícil não ser conquistada. Enrolei essa leitura tem anos porque tinha medo de ser um casal infanto-juvenil bobo. E falo com toda sinceridade: não é.

É muito mais uma soma de aprendizados dos personagens, descobertas sobre sentimentos, amores, paixões, sobre família, perdoar e principalmente sobre coragem. Coragem de fazer o que quer, coragem de colocar a cara à tapa, coragem de confiar nos outros e coragem de arriscar. Ao mesmo tempo que nos traz todas essas lições, altas gargalhadas também irão surgir, afinal estamos lidando com as peripécias da vida escolar embutida. E é tão sutil essa limitação de público quando falo em relação a vida escolar — o que parece ser um muro entre muitos leitores jovens e adultos — que você lê sem conseguir classificar. Aliás não defina como romance pois temos mais aceitação pessoal e amadurecimento da Lara, do que qualquer outra coisa. É uma mistura certa de vários elementos.

"Minha mãe dizia que o otimismo era minha melhor qualidade. Tanto Chris quanto Margot dizem que é irritante, mas eu respondo que ver o lado bom da vida nunca matou ninguém." pág. 76

Confesso que em diversos momentos queria estrangular nossa protagonista por algumas atitudes, contudo como são incertezas, dúvidas, questionamentos típicos da sua idade, conseguimos ser bem relevante por quê não existe adolescente que não seja confuso né?! E outros dois personagens, Peter e Josh, farão que você tenha uma constante relação de amor e ódio na narrativa. Fora uma personagem secundária incrível, a Kitty, que será um encanto a parte de tudo que ocorre e essencial no geral. Essa menininha precisava ganhar um volume único.

O desenvolvimento da narrativa é espetacular. Como já falei, a sinopse e o resumo não consegue sintetizar de forma adequada tudo que a obra traz já que são detalhes dentro de detalhes que são importantes. E quando você começar a conectar tudo, percebe-se que não é apenas sobre cartas de amores ou somente amor. Essa apreciação em parte aconteceu também por ter uma identificação muito grande com a protagonista e suas dúvidas na adolescência. Acredito que seja difícil não conquistar as jovens porque todas passamos por momentos assim, e talvez explique também a maior aceitação dentro do nicho mais juvenil.



Outro ponto que percebi e exalto é fugir um pouco do clichê. Não é que seja totalmente inusitado, porque toda paixão é clichê na minha opinião, entretanto parece que teremos um óbvio acontecimento, e no final perceberemos que a situação toda irá mudar. A sutileza de como acontece é fenomenal, e é parte da escrita da Jenny Han que amei. Novamente: é difícil não ser conquistada.

Fora quebra de esteriótipos quando iremos lidar com um "namoro" de mentira pelo meio: Peter percebe que Lara é muito mais que a garota exemplar e ela também percebe que ele é mais que um jogador. Temos uma construção de caráter modificada em ambos os pensamentos.

"Este é o momento em que me dou conta de que não o amo, que já tem um tempo que não o amo. Talvez nunca tenha o amado. Porque ele está bem ali, à disposição. Eu poderia beijá-lo de novo, poderia tomá-lo para mim. Mas não quero. Quero outra pessoa. É estranho ter passado tanto tempo desejado uma coisa, uma pessoa, e de repente isso parar." pág. 254

Na parte física essa capa é de arrebentar. Bem caracterizada com a protagonista, a ambientação também condiz com o estilo dela. Foi acertada — aliás os da série inteira foram acertadas — ganhando vários pontos comigo. Na diagramação não temos nada demais, quase o padrão da editora, e a narrativa é feita em primeira pessoa pelo ponto de vista da Lara. Está ai dois pontos de vista que queria ter visto: Josh e Peter. Vamos ver se haverá mudança nos próximos.

Pega de surpresa e doida pelos sucessores, era uma leitura bem não planejada, então não sei quando poderei trazer resenha de P.S.: Ainda Amo Você. Torço que seja bem em breve porque juro que não estou me aguentando de curiosidade. Espero que tenham gostado!

E vocês, já leram algo da Jenny Han? Já leram o livro citado? Deixa nos comentários!


33 comentários :

  1. Aih, adorei as fotos. Sou louca pra ler essa série. Esperando aqueeeela promoção bonita para adquiri-los. Rs...

    beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  2. Comecei a ler pelo terceiro, bem burra eu sei hahahah agora já quero os outros!

    ResponderExcluir
  3. Hey, Carol!

    Eu amo a Jenny Han e leio todos os livros que essa mulher escreve (recomendo fortemente a trilogia do Verão).
    Eu comprei esse livro logo que ele foi lançado e fiquei tão apaixonada pela história e desesperada pela continuação, que eu comprei o e-book em Inglês pra continuar lendo, não podia esperar sair aqui. Ahahahahaha
    Estou com o último livro da trilogia aqui, mas acho que antes de lê-lo, vou ler os outros dois novamente, só pra não ter que me despedir logo desses personagens tão fofos. <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ainda não tenho essa lindeza. O vi sendo vendido ontem na Amazon por 5,00. Como faz? KKKK

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Esse livro está na minha lista há um tempo, acho que desde que foi lançado, rs, mas ainda não tive oportunidade de ler. Não imaginava que a história seria assim, pensei que seria algo mais voltado pro público adolescente, mas pelo jeito não é bem isso. Pelo visto é uma leitura bem leve, então adoraria ler no momento.
    Vou esperar uma promoção boa e adquirir essa belezinha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carool,
    Todos falam tão bem desse livro que nossa não sei porque estou enrolando tanto. Adorei a resenha, o post todo. Só me fez perceber que tenho que ler ele logo, mas a Amazon não me ajuda aceitando só cartão kkkk.

    Beijos,
    Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu tenho esses livros e amei esse primeiro volume. Realmente foi uma leitura melhor do que eu esperava. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu sou louca para ler os livros dessa série, acho que é um amorzinho e sei que vou me envolver com cada um dos volumes. Eu achei a sua resenha bem legal e gostei de conhecer um pouco mais sobre o livro.

    ResponderExcluir
  9. Oii, estou lendo esse livro e até agora não sei, ao certo, o que estou achando. Mas vou continuar lendo. Mas estou bem curiosa para saber o que vai acontecer com a Lara Jean. Gostei da sua resenha.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu não gostei tanto dessa leitura, achei meio bobinha e em alguns momentos irritantes demais. Mas é assim mesmo, né? Que bom que funcionou para você!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  11. Confesso que não tenho muita curiosidade em ler esse livro acho que é devido a toda repercussão dele. Mas gostei bastante de sua resenha, quem sabe não dê uma chance a ele.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu li o primeiro livro e não curti. Então lançaram o segundo e não li, e aí el avindo no Brasil quis dar outra chance, comprei os outros. Vamos ver se mudo de ideia. bjs

    ResponderExcluir
  13. Então, logo assim q essa série foi lançada, eu fiquei com muita vontade de ler, mas confesso que depois de algumas opiniões negativas, fiquei desinteressada...através da sua resenha, essa ideia começou a mudar um pouquinho....prometo tentar e depois comentar...RS

    thebestwordsbr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Esse livro ta na minha meta de leitura no Skoob ja ha um bom tempinho, mas sempre acabo deixando pra dps. Agora to bem animada diante de tantos comentários interessante e tb com a vinda da autora pra Bienal.
    Espero conseguir ler em breve.
    Beijos.

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol,

    Essa trilogia me parece ser aquelas bem amorzinho. Comprei os dois na amazon e estou esperando chegar pra autografar com a autora na Bienal.
    Gostei de saber que você se surpreendeu com a história, espero que aconteça o mesmo comigo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho 32 anos e fui arrebatada por esta história, e olha que não curto muito romances juvenis bobinhos. Mas Lara Jean representa muito minha adolescência, enquanto lia o livro, parecia está lendo um diário escrito por mim.
    Estou muito ansiosa pelo terceiro livro. o/
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelas fotos e pela resenha belissima.
    Segundo, infelizmente ainda nao li esse livro, mas sou super curiosa pela leitura e fiquei ainda mais. Adoro livros juvenis e esse parece bem o meu estilo. Espero poder ler toda a serie em breve.
    Amei a dica
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Ahhh, eu tenho esse livro, preciso ler logo rs.
    Adorei resenha e as fotos
    Beijos
    Ariane Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir
  19. Oie! Tudo bem?

    Eu tenho a coleção de marcadores dessa trilogia e não vejo a hora de realizar a leitura dela, já li tanta coisa positiva que a vontade só aumenta! Espero gostar!

    Bjss

    ResponderExcluir
  20. Oi Carol! Adoro fortíssimo essa série, é meu xodózinho! Ainda não o li o terceiro livro, mas amo muito os dois primeiros. A relação das irmãs Song é tão incrível que se cada um tivesse 500 páginas seria ainda mais maravilhoso. Já leu a trilogia Olho por Olho que a Jenny Han escreveu em parceria com outra autora? Também é muito boa, super recomendo! - Julio.

    ResponderExcluir
  21. Eu já tinha vontade de ler essa série e a sua resenha só reforçou isso, rs. E, complementando o comentário do Julio aqui em cima, também recomendo a trilogia Olho por Olho. Na verdade, preciso tomar vergonha na cara e ler o último livro :O

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  22. Oie
    Eu adoro a Lara ! Ela é uma protagonista tão real. Todos os livros dessa trilogia são legais .
    Li os três na sequência hehe
    Adorei a resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Eu ainda não li esse livro, mas tenho lido tantas coisas positivas sobre ele, eu tinha a mesma sensação que você, de que era apenas um livro infanto juvenil bobo, mas depois dessa sua resenha, que me deixou bem empolgada e curiosa, com certeza eu irei ler!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá, Carool! Tudo bem?

    Eu nunca li esse livro, já li resenhas do mesmo em outros blogs, parece ser um bom livro, que envolve o leitor e talvez represente a adolescência de muitos. Eu infelizmente não vou poder ler no momento, mas vou anotar a sua dia. As fotos ficaram lindas!

    ResponderExcluir
  25. Admito que ao ler a sinopse meu interesse era zero, mas quando olhei logo abaixo olhei e li "Sabe aquela sinopse que engana completamente? Conheça a sinopse de Para Todos os Garotos Que Já Amei. Nenhum resumo, por mais completo que seja, vai conseguir captar e trazer a essência que toda essa história tem. Afinal, estamos esperamos apenas um romance juvenil, porém veremos que não é somente isso. " mudei de ideia

    Lendo a resenha e o que você achou mudei de ideia,esse livro me parece muito interessante agora! rsrsrsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Tenho muita vontade de fazer a leitura da obra, mas acredita que também tinha a impressão de ser um romance juvenil bobo?!
    Fiquei feliz em saber que a leitura vai muito mais além e que a autora conseguiu dosar muito bem sua escrita.
    Concordo que não há adolescente que não seja confuso, então também acho que dá para relevar as atitudes da protagonista.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Estou tão louca por esse livro, algo na premissa dele me faz me identificar com a personagem, mas estou sem verba pra livros no momento hahahha, vou esperar alguma promo dele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Olá! Esse livro já está em minha lista de leitura e espero sinceramente ler em breve! Fiquei curiosa para saber como são essas cartas e como elas chegam aos "ex-amores" dessa protagonista! Adoro quando os personagens nos provocam essas reações (vontade de estrangular, por exemplo!). Vou ler com certeza.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Eu gostei muuuito desse licro, ainda não li os outros volumes mas quero muito. Ele tem alguns aspectos clichés sim, mas a autora foge de muita coisa que nós vemos por ai.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  30. Eu tenho esse livro na minha estante em inglês, nunca tive tempo para ler, confesso. Todas as minhas experiências lendo Jenny Han foram péssimas então eu sempre fico com medo de dar uma chance para esse livro.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oieee
    Então, ainda não decidi se gostei ou não desse livro, tanto que nem li o segundo ainda, acho que ele é repleto de altos e baixos durante a leitura, um pouco lento e clichê
    Adorei a resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Oi Carol.

    Eu ainda não tive oportunidade de ler esse livro e nem tive também a chance de conhecer o trabalho da autora, mas pela sua resenha é um ótimo livro. Dica anotada,estou bem interessada na leitura.

    Bjos

    ResponderExcluir
  33. Confesso que comprei esse livro por impulso e até hoje não o peguei para ler. Fiquei surpresa com sua resenha, porque não imaginava que a história seria tão boa assim, fugindo bastante do que eu imaginava que seria. Já li outros livros da Jenny em parceria com outra autora e adorei a escrita. Já vou dar um jeito de adiantar essa leitura, tenho certeza que vou gostar bastante.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir