3 de jan de 2018

[Resenha] Uma Dobra no Tempo

em 3 de jan de 2018

13 comentários
Livro: Uma Dobra no Tempo #1
Série: Uma Dobra no Tempo
Autora: Madeleine L'Engle
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 240
Gênero: Fantasia/Ficção Científica
Nota: ⭐⭐⭐⭐
*exemplar cedido pela editora*
Era uma noite escura e tempestuosa; a jovem Meg Murry e seu irmão mais novo, Charles Wallace, descem para fazer um lanche tardio quando recebem a visita de uma figura muito peculiar. “Noites loucas são a minha glória”, diz a estranha misteriosa. “Foi só uma lufada que me pegou de jeito e me tirou da rota. Descansarei um pouco e seguirei meu rumo. Por falar em rumos, meu doce, saiba que o tesserato existe, sim.” O que seria um tesserato? O pai de Meg bem andava experimentando com a quinta dimensão quando desapareceu misteriosamente... Agora, com a ajuda de três criaturas muito peculiares, chegou o momento de Meg, seu amigo Calvin e Charles Wallace partirem em uma jornada para resgatá-lo. Uma jornada perigosa pelo tempo e o espaço.  Uma dobra no tempo é uma aventura clássica, que serviu de inspiração para os mestres da fantasia e da ficção científica do mundo, agora adaptada para os cinemas pela Disney. Junte-se à família Murray nesta jornada, entre criaturas fantásticas e novos mundos jamais imaginados.

Uma Dobra no Tempo é aquele livro que você não espera muita coisa, porém quando se constata está mais do que envolvido. Com a mistura de ficção científica e fantasia, ele tem tudo para agradar diversos tipos de leitores, até aqueles que talvez não se identifiquem com os gêneros. 

Meg Murry tem pais cientistas. Sofrendo para passar de série na escola, mesmo sendo esperta, sua vida está indo de mal a pior com o desaparecimento do pai. Em um dia de chuva e tempestade, ela conhece a senhora Quequeé que fará ela, seu irmão mais novo Charles e um amigo chamado Calvin viajarem em novos rumos atrás do pai desparecido, envolvendo-os em uma situação ruim que está prestes a eclodir. Caberá agora à eles, desvendarem o mistério todo onde entraram. O que é Tesserato? O que é uma Dobra no Tempo? E Quinta Dimensão?


Com altas aventuras, o  enredo te conquista logo de cara quando começamos a entender os rumos que o desenvolvimento toma. Com uma linguagem fácil, até mesmo para quem é leigo com relação à ficção científica, foi dinâmico o entendimento das explicações que envolvem o universo. Achei divertido a forma diferente que irão lidar com viagens entre mundos trazendo um olhar infanto-juvenil. Por termos personagens jovens, e até uma criança prodígio, colocar o lado fantástico sobre suas perspectivas trouxe o diferencial.

E falando nos personagens, nosso trio principal merece destaque. Charles, Calvin e Meg são três crianças que juntas funcionaram, mesmo com seus defeitos. Em cada momento ou situação um deles apresenta maior destaque, fazendo uma igualdade de participação. Confesso que por ser fora da faixa etária que comumente leio, não houve tanta empatia quanto pensei, contudo a introdução de cada um, de como é sua vida, sua personalidade, defeitos e qualidades foi fundamental para saber quais são seus receios e medos, o que será colocado em jogo na frente.

"O que poderia haver de tão terrível numa sobra que ela sabia que nunca houvera ou voltaria a haver, algo que a daria calafrios que iam muito além do tremer, muito além de chorar e gritar, além da possibilidade de reconforto?" pág. 75

Notei que a autora possui uma escrita clara e objetiva ao mesmo tempo descritiva. Principalmente quando começamos a ter elementos novos, ela se utiliza bastante deste subterfúgio para nos elucidar. Isso é ótimo pois precisamos nos ambientar em algo que ainda não conhecemos. Achei que algumas coisas não tiveram sua devida atenção necessária entretanto, por ser série deve ser retomado posteriormente. O final é uma mistura do fim de um ciclo com plot twist que deixa gancho para o sucessor. Fiquei curiosa para o que pode vir.

De uma forma geral achei que foi um ótimo exemplar, justificando a nota de 4 estrelas. Trouxe o que foi proposto e encanta. Bons protagonista — que devem crescer mais e mais no sucessores — e agradável conteúdo. Aliás por ter menos de 250 páginas é algo que acaba rápido, então não tem desculpa para não ler. Além de que sabermos que terá filme adaptado pela Disney com previsão de lançamento para Março. A oportunidade é agora!


Na parte física, a capa é o chamativo. Foi um dos motivos que me fez saber mais sobre o mesmo, e acabei também descobrindo que ele foi publicado anteriormente por outra editora. Em comparação visual a edição da HarperCollins está mil vezes melhor. É de capa de dura, parte interna toda decorada, os capítulos são separados por folhas pretas estreladas — que tem a ver com o conteúdo — dando um charme a uma edição que tem seus pontos positivos. A capa tem ligação ao filme — quem viu o trailer no final temos o feixe de luz exatamente igual ao utilizado — e acredito que com a estreia chegando, as pessoas se interessarão. Não vi erros ortógrafos, de revisão e a diagramação é espaçada, bonita, fazendo com que leiamos as páginas sem perceber. A narrativa é feita em terceira pessoa.   Temos um sumário presente.

"— Você acha que as coisas sempre têm explicação? — Sim. Acredito que sempre têm. Mas acho que, dentro das nossas limitações de ser humano, nem sempre somos capazes de entender as explicações. Mas, veja bem, Meg: não é porque não entendemos alguma coisa que essa explicação não existe." pág. 50

Como abrange vários tópicos e até mesmo a autora fala que é difícil classificá-lo como somente um "tipo", é uma obra que todos podem ler. Não sei quando sairá o próximo pela editora, todavia pela chegada do filme, aconselho a lerem e se maravilhem com o que é tesserato rs. Estou instigada pela próximo. Espero que tenham gostado! E vocês, já tinha ouvido falar do livro? Conheciam? Deixa nos comentários!



13 comentários :

  1. Ooi! Nossa, eu amei a premissa desse livro e estou me perguntando como é que não vi nenhuma divulgação dele antes. O tema é maravilhoso e sempre fico com receio de me perder nessa leitura, mas como você disse que a autora conduz bem a história eu já estou com vontade de pegar logo para ler.
    Beeeijos
    https://mementomoriporkzmiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas gostei que a autora consegue descrever o ambiente narrado sem tornar-se cansativa. Ponto para ela.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Realmente este livro está com uma edição magnifica. Eu adorei muito essa resenha, principalmente pq eu não conhecia o livro, então, você conseguiu descrever bem para eu ter uma ideia. Realmente, a capa chama muito a nossa atenção e acredito que ela tenha combinado bastante com o que ocorre ao longo do livro.

    ResponderExcluir
  4. Conheci este livro a algumas semanas e fiquei encantada com o enredo, ainda mais sabendo que ele é bem conduzido e fluido. Quero ler.

    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Já li algumas resenhas desse livro e me interessei bastante, principalmente pela premissa e por ser curtinho. Espero conseguir ler qualquer dia. Adorei tua resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  6. Oii! Bem que o nome do livro não me era estranho, eu devo ter visto alguma coisa relacionada ao filme e fiquei com o nome guardado na minha mente. Confesso que não me vejo lendo o livro agora, mas o gênero me agrada, curto ficção científica e fantasia e não tenho problemas com infanto juvenis, quem sabe mais pra frente eu não o leia, depois do filme, se eu gostar da adaptaçao...
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Oiii!


    Primeira resenha que li para esse livro e amei! Gostei da diagramação, claro, mas do enredo e da forma como a autora abordou!
    DIca anotada

    Beijnhos,

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ja estava de olho nessa capa e saber que a edição traz uma narrativa que cumpre o que propõe me atrai pra leitura mesmo sendo um gênero que não é o meu preferido pra leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu comprei esse livro no final do ano e fiquei apaixonada pela edição. Está muito linda mesmo.
    Ainda não tive a oportunidade de ler, mas espero fazer isso em breve, antes da estreia do filme. Eu estava com um certo receio, por não ter o hábito de ler ficção científica. Porém, sua resenha me tranquilizou, pois parece que a escrita da autora é bem clara e de fácil compreensão.
    Adorei sua resenha e espero ler este livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Este livro me encantou tanto que entrou para minha lista de melhores do ano.
    Amei muito a história e estou louca para ver o filme!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá!!
    Não conhecia o livro, o enredo me agradou bastante, pensei que seria um a história diferente, mas me enganei, o enredo está bem desenvolvido, gostei mto, vai pra minha listinha.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Olá não conhecia o livro, mais sua resenha me deixou curiosa quero muito ler e saber ainda que vai sair um filme humnm! Agora quero ler já!

    ResponderExcluir
  13. O livro deve ser bom, o filme é maravilhoso, é uma viagem cheia de diversão, emoção e aventura. Chris Pine fez um excelente trabalho, seus trabalhos sejam impecáveis e sempre conseguem transmitir todas as suas emoções, é um ator que as garotas amam por que é lindo, carismático e talentoso. Mulher Maravilha é um dos seus filmes mais recentes dele, é maravilhoso! Este ator nos deixa outro projeto de qualidade, de todas as suas filmografias essa é a que eu mais gostei, acho que deve ser a grande variedade de talentos. É uma história sobre sacrifício, empoderamento feminino e um sutil lembrete para nós, humanos, do que somos capazes de fazer uns com os outros. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio. É um dos melhores Gal Gadot filmes gostaria que vocês vissem pelos os seus próprios olhos, se ainda não viram, deveriam e se já viram, revivam a emoção que sentiram. Eu gosto da forma em que ela esta contada, faz a historia muito mais interessante. Gal Gadot é ótima porque mostrou com perfeição a jornada de uma deusa, uma guerreira e uma mulher. Ela e Chris Pine são uma mistura perfeita. Eu recomendo!

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)

TOPO