15 de jan de 2018

[Resenha] Wish

em 15 de jan de 2018

7 comentários

O grupo CLAMP me conquista mais e mais a medida que vou conhecendo seus mangás. Lidos em algumas horas, Wish é uma coleção para quem é fã delas não botar defeitos. E para quem gosta de shoujo e/ou romances: chegue mais!

Conheceremos a história do anjo Kohaku. Vindo a Terra à procura do anjo Hisui desaparecido — um dos quatros maiores arcanjos — Kohaku acaba ficando presa em uma árvore que no momento Shuichiro Kudo estava passando. Vendo a situação sem entender exatamente o que era, Shuichiro acaba salvando-a de um corvo que estava prestes à atacar. Kohaku sente que está em dívida com o que aconteceu, concedendo-lhe assim um desejo a Schuichiro, no entanto ele sempre teve o que quis: é bem sucedido, tem casa, tem comida, tem emprego, então para ele não falta nada. Por não saber o que pedir, fala que não existe nenhum desejo, e com isso Kohaku acabará ficando a seu lado até que em algum momento surja algo que possa fazer, desenrolando assim nossa história.


Com um mistura de fofura, comédia, aventura e drama, Wish é um prato cheio. Desde o início temos um enredo que encanta. Kohaku é um personagem que sabemos que irá nos conquistar desde o primeiro quadrinho pois é meiga e de coração puro, o que também é intitulado na narrativa, fazendo nos aproximar com sua pureza. Aliás característico da CLAMP, Kohaku não possui gênero definido. Em diversas vezes os pronomes não batem — e em uma cena específica até as pessoas ficarão em dúvida se é mulher ou homem — e eu gostei. Deixa o leitor desvendar quem é esse ser caracterizado como andrógeno. A mesma coisa acontecerá com os outros anjos e demônios que irão aparecer. Confesso que foi uma situação que me confundiu um pouco, mas que engatando na leitura você nem percebe. Não foi um assunto debatido na coleção.

A medida que igualmente conhecemos os outros personagens que fazem parte da obra, percebemos que todos foram construídos e trabalhados. Shuichiro, Hisui, Kokuyou, e o "vilão" Kouryu — que nada terá de vilão — completam um time de demônios e anjos que funcionam juntos e que são mega engraçados. Surgirão outras pessoas/seres ao longo do desenvolvimento, porém estes são os recorrentes. Gosto do tom de comédia que muito deles trazem pois quebra diversos momentos de tensão além de dar uma aliviada maior no drama que irá surgir à frente. Um adendo é que temos leves piadas relacionada à relações sexuais sutis que demonstra a pureza do nosso anjo principal e também dá o ar cômico.


Trazendo revelações tanto pessoais quanto elementos do ambiente criado, os primeiros dois mangás vieram com o intuito de nos fazer interagir e perceber como surgirá o romance principal, além do que isso pode envolver. Até que teremos a reviravolta no final do segundo para o terceiro volume em que pode-se colocar tudo a perder.

Pois é, prepare o coração porque o tanto que você riu antes compensará o drama que se tem. Quase fechando o ciclo de Wish, teremos uma revelação estilo bomba. Não esperava. Vai ser dado pistas ao longo da coleção, e até mesmo Kokuyou tentará falar o que pode mudar o rumo do casal principal sendo impedido diversas vezes, demonstrando uma linha de desenvolvimento já pensando no que iria ocorrer, todavia é de deixar o queixo caído.

Para aqueles que não gostam de um não final feliz, fiquem tranquilos que tudo se encaixará. É diferente no bom sentido e que surpreende. Considero o melhor ponto da trama.


Praticamente li todos de uma vez porque são desenvolvimentos que te instigam a ler um atrás do outro, e claro que aproveitaria a coleção estar completa. Temos traços diferenciados na arte gráfica — pelo menos eu não li algo parecido com relação a características físicas  — o que dá um charme e foi o que me chamou atenção. Na parte física são edições caprichadas com folhas coloridas no início e papel britte 52 no miolo. As ilustrações das capas são bonitas, e cada edição vir de uma cor diferente deu vida à eles. Por ter sido lançado em 2015 pela JBC, tenho o box que foi colocado no mercado logo depois do lançamento do último e é a minha preferência de escolha na hora de comprar. Não é duro e resistente, contudo ajuda a protegê-los. Veio com um marcador brilhoso. Para quem quiser ainda existe as edições avulsas em lojas especializadas e o box. Recomendado!

Ficha Técnica
Nome: Wish
Autor: grupo CLAMP
Editora: JBC
Preço: R$ 14,50
Volume: 4
Gêneros: Fantasia, Romance, Shoujo, Sobrenatural

E vocês, já conheciam o mangá? Já tinham ouvido falar? Deixa nos comentários!

7 comentários :

  1. Que saudades de ler mangá <3
    E achei esse fofo, olha esse traços hahahahaha fiquei com vontade de conhecer =D

    ResponderExcluir
  2. Manga vem ganhando cada vez mais espaço né? Na verdade ele é bem antigo, eu mesma lia quando criança, mas... hoje em dia não é mais uma leitura que me atraia, e apesar da sua recomendação irei deixar passar essa, obrigada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu não leio mangas e não tenho esse hábito, mas achei legal a sua resenha. Por sua resenha fica claro que gostou da leitura e isso é bom. Os traços desse manga não encheram meus olhos e infelizmente dessa vez vou deixar a dica passar.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Apesar de não costumar ler mangás venho me vendo cada vez mais interessada no gênero. Amo essas imagens e a forma como as histórias são escritas. Adorei conhecer a sua dica e o valor está bem em conta não é?
    Dica anotada
    Espero embarcar nesse novo gênero em breve
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oie
    não costumo ler mangás mas ou bem aberta e parece ser uma leitura muito legal, gostei bastante do enredo e de sua resenha sobre, a dica esta mais que anotada

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee
    Confesso que nunca li mangás, nunca me interessei. Mas esse ano pretendo sair um pouco da minha zona de conforto!
    Beijos

    https://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    E nunca li mangás. Apesar de ter muito vontade não é uma coisa que eu quero no momento. Mas confesso que achei muito fofo esse traço!
    Bjus

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)

TOPO