23 de abr de 2018

[Resenha] Uma Mentira Perfeita

Livro: Uma Mentira Perfeita
Autora: Lisa Scottoline
Editora: HarperCollins Brasil
Páginas: 400
Gênero: Thriller 
Nota: 4/5
Chris Brennan acaba de se mudar para Central Valley, na Pensilvânia. Ele veio atrás de um emprego como professor substituto e treinador de beisebol na escola de ensino médio local, com um currículo impecável e boas maneiras que só um bom homem poderia ter. Mas tudo sobre ele é uma mentira. Seu nome é um pseudônimo, seu currículo é falso. E ele veio para a cidade com um plano, que a princípio é perfeito – e para cumpri-lo, precisa ficar de olho no time de beisebol. Encontrar o que precisa para cumprir seus planos não deve ser tarefa difícil, e Chris foca sua busca em três meninos cujas vidas (e as de suas mães) giram em torno do time: Raz Sematov, o arremessador, um menino geralmente alegre e bem humorado que acabou de perder o pai; Evan Kostis, que é rico, mimado e problemático além de ser a sensação do time, e Jordan Larking, o novato, um garoto tímido e reservado. Encantador e repleto de suspense, A mentira perfeita é um incrível thriller emocional, uma história criminal suburbana que prende os leitores até o final, com reviravoltas impressionantes e personagens que você não esquecerá facilmente.

Para meu primeiro thriller — exatamente, não sou de ler o gênero — saio feliz com o que encontrei. Cheio de reviravoltas do início ao fim, a leitura fluiu muito bem, além de deixar aguçada a curiosidade com o que sucederia. Questionando na totalidade e todos, Uma Mentira Perfeita é aquele livro que torna os personagens inesquecíveis.

Chris Brennan é treinador de beisebol e professor substituto na escola de ensino médio de Central Valley. Tudo que o define e o levou a ser o que é na cidade é mentira: seu nome, seu currículo, sua trajetória. Com um objetivo em mente ao ir para Central Valley, ele precisa ficar de olho no time de beisebol, principalmente em três meninos: Raz Sematov o arremessador e de temperamento forte; Jordan Larking o novato do time e Evan Kostis o rico e sensação da equipe. Os três passam por momentos turbulentos na vida pessoal, e podem ser alvos perfeitos para o plano de Chris. O que passa na mente dele e qual a motivação de todo esse segredo? Quem ele realmente é? 



Depois de criar mil teorias, de pensar em diversos caminhos que poderiam ser tomados, escolhidos, terminei a leitura chocada. Nada do que imaginava aconteceu, e é simplesmente fantástico. O objetivo com certeza foi atingido e a cada virada de página me via mais interessada no desfecho da trama. É aquele enredo que as peças vão encaixando aos poucos, mas sem perder o ritmo de inserir o cotidiano, a ambientação de fundo. Temos uma introdução detalhada, conhecendo aos poucos os possíveis culpados, de quem irá participar da história como um todo, sendo a obra dividida em três passos.

Praticamente no meio do volume temos uma virada que me pegou desprevenida. Esperando algo, Lisa Scottoline nos conduziu em um caminho em que a resposta é totalmente o oposto do que imagina. Foi um elemento que a autora usou com maestria. Acredito que poucos consigam acertar qual será o plot twist que encaminha a história para um rumo diferente. E a partir deste elemento temos desdobramentos que mexem todo instante no desenvolvimento.

"O exercício em sala de aula era insignificante perto do que os aguardava pela frente, e Chris não podia confiar em um garoto que desmoronasse quando as coisas ficassem difíceis. E letais." pág. 105

Confesso que por não conhecer os gêneros suspense e thirller, senti que seria mais o primeiro citado do que propriamente thriller. No entanto quando ocorre o plot twist, o lado thriller emocional fica mais presente. Não deixa pontas soltas, o que me agradou bastante, e as perguntas e questionamentos inseridos como informação, tem a sua explicação elaborada. É uma narrativa fechada.

Falando em personagens, acompanhar Chris Brennan foi uma aventura. Ver as situações pelos seus pensamentos nos deixa com "pontos cegos" em vários quesitos, ao mesmo tempo que nos antena para as suas estratégias. Por somente ter esta visão, fica-se confuso e assim elaboramos várias justificativas, várias teorias do que esperar mais a frente. Talvez este seja um dos maiores atrativos que me faça ler mais thriller, porque foi fundamental para a movimentação do romance — o estilo de narrativa.



Acredito que se eu falar mais possa acabar soltando spoilers, e o ideal para Uma Mentira Perfeita é você descobrir e ficar de queixo caído como tudo que se conecta. Eu demorei em torno de 2 dias para terminá-lo — porque tinha faculdade, trabalhos para fazer — mostrando o quanto ele te capta. Não paramos a leitura até descobrir o que de fato está transcorrendo. Aliás, adorei uma leve pitada de romance que está de plano de fundo.

De uma forma geral para um primeiro contato, me instigou a conhecer mais exemplares assim. Acredito que para quem curte ou já leia será uma ótima opção. Completo e interessante, é um prato cheio para qualquer leitor. Recomendado!

"Ele sentia que estava conectado ao time de beisebol, mas não conseguia ligar as coisas. Faltava uma peça do quebra-cabeça e ele tinha fé de que iria encontrá-la; só não a tempo." pág. 273

Na parte física a capa é totalmente condizente com o conteúdo. A escolha do título igualmente. Apesar dele deixar uma leve desconfiança do que veremos na parte interna, ainda seremos surpreendidos. A diagramação é espaçada, então por mais que aparente ser grande a leitura pode acontecer mais rápido do que imagina. Não vi nenhum ortográfico ou de gramática. Como falado anteriormente, a narrativa é feita em terceira pessoa pelo ponto de vista do protagonista.

Pela recomendação na parte de trás do tão aclamado Harlan Coben e pelo que consegui captar, irei procurar mais sobre a autora. Foi algo que me tirou da zona conforto e agradou. Confesso que não me via fazendo este tipo de leitura tão cedo, entretanto acabou que foi positivo. Pretendo me aprofundar mais. Espero que tenham gostado!



E vocês, conheciam o livro, ou já tinham ouvido falar? Deixa nos comentários!

26 comentários :

  1. Tudo bem? Pulei muitas partes da resenha, pois também vou ler esse livro e não quero influenciar minha opinião.. Eu obviamente reparei na sua pontuação, o que me animou bastante. E notei a parte que disse que o livro te tirou da zona de conforte e que foi uma leitura positiva.
    Eu amo o estilo e gênero, então estou bastante animada!
    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Bem legal sua resenha, eu já tinha visto o livro por ai mas nunca nenhuma resenha, não faz o meu tipo de leitura, eu até tentei ler um recentemente, mas ao finalizar odiei fortemente, então não é minha praia. kkk
    Obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Eu amo esse gênero e fico feliz em saber que tenha gostado logo de cara. Fiquei com vontade de ler, adoro as edições dessa editora e agora sua resenha só aumentou a minha curiosidade.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem? Eu gostei muito da sua resenha mas, tive que pular algumas partes porque comprei o livro e não quero saber muitas coisas sobre ele..rs! Espero gostar do livro e escrever uma resenha tão interessante quanto a sua, como gosto muito desse gênero e leio muito, espero me surpreender com a história.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amo thriller, ainda mais quando vem recheado de reviravoltas e fiquei morrendo de curiosidade para saber as respostas dos questionamentos que deixou em relação ao plano de Chris, certeza que eu ficaria chocada também,pois nunca acerto nada nestes livros rsrs. Não conhecia o livro, mas anoto a recomendação, a resenha deu uma boa ideia do que esperar da obra.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro e nem a autora para falar a verdade. Já me empolguei com a resenha e vou anotar a dica, pois é o tipo de livro que eu adoro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente parabéns pela resenha muito bem escrita. Também amei as fotos.
    Eu não conhecia o livro, e assim como vc não sou de ler thriller, mas caraaa fiquei curiosa por ser seu primeiro thriller e vc ter curtido, já quero ler tmbm, acho que vou gostar, a premissa é interessante e saber que o livro é cheio de reviravoltas já me deixa ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas parece ser uma leitura muito envolvente. Já li alguns thrillers, mas também não leio muito o gênero. Porém, tenho visto tantas indicações de livros que tenho ficado curiosa para incluir mais desse estilo nas minhas leituras.
    Fico feliz que tenha aproveitado tanto a leitura e que o final tenha te surpreendido. É muito bom quando criamos mil teorias para um livro e ainda terminados a leitura chocados, pois indica que o mistério foi bem construído.
    Adorei a resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana tudo bem? Eu adoro suspense e todo o mistério envolvente, eu acho o serial killer muito inteligente e me prende querendo desvendar o mistério, quase engulo o livro e fico a roer as unhas kkk, não conhecia esse livro mais já foi para meu caderninho de anotações, parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Ola
    Adoro esse gênero, como também, independente do gênero, gosto quando livro me surpreende, e me prende a cada página. O ultimo que fez isso comigo foi A Sindrome E ( muito bom por sinal).
    Adorei sua resenha, e a foto já deu pra ver que muitas perguntas se fomarao na minha cobeça ao ler.
    Já coloquei o meu carrinho de compra.
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Olá sua resenha ficou muito boa, não conhecia o livro ainda mas parece ser muito bom ainda mais com reviravoltas que surpreendem, ja me conquistou ai haha obrigada pela dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro thrillers, principalmente quando são cheios de reviravoltas. É um gênero que quando livro é bom não dá mesmo pra ler devagar, já que a gente simplesmente precisa entender e desvendar tudo. Quero ler esse, ainda bem que não deixa pontas soltas.

    ResponderExcluir
  13. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Desde que a editora lançou essa obra eu estou bastante ansiosa para realizar essa leitura. A premissa é muito interessante e é exatamente o tipo de leitura que curto. Sua resenha me animou ainda mais a ler <3
    Bjo

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Eu adoro esse tema e sua resenha me deixou muito curiosa para saber sobre essa mentira perfeita. Valeu pela dica, esse vai para minha lista de leitura.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu gosto bastante de livros do gênero mas ainda não conhecia esse. Fico contente ao ver que gosto da leitura. Já vou colocá-lo na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana
    Também não costumo ler thrillers e fiquei bem curiosa
    É muito bom quando o livro nos tira da zona de conforto e traz uma boa experiência
    Gostei do post e adorei as fotos
    Vai pra lista, pois não conhecia este livro também.
    Bjs
    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  17. Olá,eu não conhecia o livro, mais quero ler principalmente por ser um gênero literário que me agrada bastante e sua resenha me deixou curiosa

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Estou com esse livro em casa para fazer a leitura e espero concluí-la muito em breve, pois sou a louca desse gênero e não tenho dúvidas que vou adorar. Eu gosto muito da frase efeito da capa desse livro e de ele ser surpreendente, espero que minha experiência com obras desse gênero não estrague o gostinho de ser surpreendida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Ana .

    Estou com muita vontade de adquirir este livro para ler, pois adoro o gênero e pelas informações que encontrei na sua resenha tenho certeza que vou adorar o livro. Sua dica está anotada.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie!

    Não conhecia essa obra/autora, mas gostei muito da sua indicação, sou apaixonada por esse gênero e tenho certeza que irei amar a leitura, agora é só esperar entrar um money para poder compra-la! kkk

    Bjss

    ResponderExcluir
  21. Quanto babado rs fiquei encucada com esse mistério e descobrir o que esse cara guarda. E não se ´reocupe, tb nao tenho habito de ler thriller, acho que nunca li na verdade
    e adorei a capa
    bjos floooor

    ResponderExcluir
  22. Ainda não conhecia o livro ou a autora mas já to doido pra ler. Thriller policial é sempre boa leitura pra mim, ainda mais com todo o mistério envolvido e a reviravolta surpreendente, dica anotadíssima.

    ResponderExcluir
  23. Eu gostei muito da sua resenha sobre esse livro. Ainda não o conhecia, mas achei a premissa incrível.
    Espero me surpreender com a leitura, pois nunca li uma obra do gênero.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Adoro esse tipo de leitura e mais ainda quando mesmo pensando em mil possibilidades, o autor consegue me surpreender e trazer pontos diferentes do que imaginei!!! Dica mais que anotada!

    ResponderExcluir
  25. Ola lindona amei essa premissa e já aguçou minha curiosidade, adoro esse gênero de livro sendo bem escrito se torna uma leitura impactante ao leitor, com certeza irei ler, adorei seus pontos destacados na resenha. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  26. Amei a sua resenha e estou louca para ler esse livro, eu também não sou acostumada a ler esse gênero e acho que li apenas 2 nessa temática é amei demais, a sensação ao ler livros assim é incrível, esse em específico está na minha listinha um pouquinho de tempo e só vejo opiniões maravilhosas. 😍😍😍😍😍

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)