16 de abr de 2018

[Resenha] Your Name

Depois de um tempo afastada das leituras de mangás, retornei com um que me deixou contente em descobrir: Your Name. Uma leitura de 3 volumes que fizeram meus sentimentos andarem em uma montanha russa, e com isso me conquistou. É leve e ao mesmo tempo traz grandes reflexões como por exemplo, até onde você vai para estar ao lado de alguém?! O que faria para ajudar outra pessoa?!

Mitsuha é uma colegial que vive em uma pequena e pacata cidade interiorana no meio das montanhas. Apesar da vida tranquila que leva, ela se sente atraída pelo cotidiano das grandes cidades. Por já não ser mais criança, a sua percepção de mundo mudou, e ela está mais sensível aos olhares dos moradores da cidade (muito por conta da candidatura do pai a prefeito) e aos tradicionais costumes locais. Até que, certo dia, Mitsuha tem um estranho sonho no qual se torna um garoto.



Nele, ela acorda em um quarto que não é seu, tem amigos que nunca viu na vida e passeia pela grande metrópole de Tóquio. E assim, Mitsuha aproveita ao máximo o dia na cidade grande onde tanto queria viver. Curiosamente, um garoto chamado Taki, que mora em Tóquio, também teve um sonho esquisito – ele se tornou uma colegial que vive numa pequena cidade no meio das montanhas. Qual o segredo por trás desses “sonhos” que os dois tiveram? Começa aqui a fascinante história do encontro dos dois jovens que jamais teriam seus caminhos cruzados.

Quando soube da existência do mangá, confesso que não li muita a sinopse nem procurei saber mais para justamente me sentir surpreendida. E foi o que aconteceu. A cada virada de página, a cada nova situação eu me via querendo saber mais e mais sobre esse fenômeno que os faziam trocar de corpo. Por apresentar somente 3 volumes, pensei que ocasionaria um final com muitas pontas soltas no entanto, ao contrário do que esperava, tudo foi muito bem amarrado. 



Foi também mais complexo, mostrando o potencial que a história tinha. Não enrola o leitor, é dinâmico, mostrando para o que veio. Acredito que seja um dos grandes fatores que fazem muita gente amar Your Name: é consideravelmente curto e cumpre seu papel. A mistura de fantasia com romance, uma pitada de mistério e suspense, fugindo do óbvio que se espera de uma troca de corpos, em viver na pele de outra pessoa, a trama deu certo.

Mitsuha e Taki são personagens agradáveis e cativantes. Acompanhar seu dia-dia e a troca de "lugares" foi encantador e hilário. Neste momento acontecia as melhores cenas para dar risadas e as que davam percepção de quem eram os personagens, como eram seu relacionamento familiar. Não posso falar muito mais porque acredito que seja spoiler, e como é relativamente rápido, tudo pode acabar virando informação indesejada.



De uma forma geral, é enredo que agrada grandes públicos. É um clichê, mas que toma formas diferenciadas no desenvolvimento. A qualidade visual também chama muita atenção, nos detalhes, nos traços, sendo bem agradável e confortável de ler. A edição é lindíssima com folhas coloridas no início, miolo em papel offwhite e capa cartonada simples com capas internas coloridas. As edições tem em torno de 180 páginas e custam R$ 15,90.

Sobre o filme, ainda não tive oportunidade de ver — espero mudar esta situação em breve — entretanto vejo bastante elogios, afinal o mangá foi baseado no filme. Uma curiosidade é que o filme teve um maior sucesso no Ocidente. Então já era algo que provavelmente iria estourar. Tem disponível na Netflix, então está ai uma boa chance para quem quer se aventurar primeiro na cinematografia.



Your Name com certeza entra para minha coleção com louvor e gosto. Não sabia da fama do Shinkai, entretanto pelo que eu vejo, tudo faz jus a fama que tem — Your Name chega a ser o favorito de muitas pessoas. Quero conhecer mais obras dele. Espero que tenham gostado!

Ficha Técnica

Nome: Your Name (Kimi No Na Wa)
Autor: Makoto Shinkai (Original) e Ranmaru Kotone (Mangá)
Editora: JBC
Preço: R$ 15,90
Volume: 3
Gênero: Fantasia/Romance

E vocês, já conheciam Your Name? Tinham ouvido falar? Deixa nos comentários!

21 comentários :

  1. Oi, Ana. Eu já conhecia esse mangá, há algum tempo li uma resenha sobre ele e gostei bastante da premissa. Eu adorei poder conferir quais foram as suas impressões com a leitura e também poder conhecer um pouco mais sobre a obra.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, como vai?
    Meu filho é louco por mangá. Eu confesso que leio bem pouco, quase nada assim. Mas alguns acabo tendo interesse de tentar de tanto que meu filho comenta que são ótimos!
    Leio HQ's - mas esses mangás assim nem tanto.

    Vou dar uma perguntada aqui se temos esse em casa.

    Obrigada por compartilhar sua opinião!
    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Até eu fiquei curioso agora para saber o motivo desses personagens trocarem de corpos. Ainda não tive nem a oportunidade de ler, nem de assistir o filme, mas parece ser uma história emocionante e cativante. Adorei a resenha.

    Abraço
    www.decaranasletras.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, eu nunca li mangá, mas tenho vontade, gostei de saber que este tem um mistério, vou procurar.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Diferente de voce, eu só vi o filme, nunca li mangá mas o filme me deixou com vontade! Não cheguei a chorar mas meu coração ficou apertadinho enquanto o via, é emocionante demais acompanhar essa história.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Fico boba com os projeto gráfico desses mangás. São lindos demais. Até gostaria de conhecer mais a fundo, mas só que não consigo me sentir atraída o suficiente para querer embarcar nas leituras.
    Sei que algumas histórias são lindas e essa deve ser uma delas, vou continuar acompanhar suas resenhas para saber mais sobre suas leituras.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia, nem mês.o o filme. Acho que vou chamar meus filhos para verem comigo. Quem sabe me empolgo queira ler...
    Bjos Rose

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, como você está? Eu não tenho costume de ler mangas, por isso eu não conhecia esse que você indicou, mas após ler sua resenha fiquei interessada em conhecê-lo, por isso vou procurar aqui e dar uma chance para essa obra.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ahhhhh faz tanto tempo que não leio mangá..
    o que me desanima são os valores de alguns =/ E sempre me interesso por séries longas haahuhauihaiuhaiuahhauh
    Adorei essa dica

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. nem lemvro da ultima vez que li um mangá, esse parece ser muito legal
    quem sabe nao retorno com ele

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Eu tô pra assistir ao filme, por isso não me interesso pelos mangás (nem sabia que existiam!). Engraçado que, nessa história, aconteceu o contrário do que geralmente acontece, né? Mas espero que as adaptações tenha sido legal. Achei o projeto gráfico muito lindo, acho que compraria só por causa disso HAHA. Adorei a sua primeira foto, muito linda! :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu já tinha ouvido falar do filme e estou muito ansiosa para assistir. Quando vi esse mangá, imaginei que o filme era inspirado nele e não o contrário. Eu confesso que não leio mangás (quadrinhos de modo geral), mas esse parece ser muito lindo. Se eu gostar do filme, com certeza vou dar uma chance.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Ola
    Estou a pouco nesse mundo de mangá , pois minha filha autista ama desenhar e os animes camam a atenção dela. Apesar de muitos falarem qua não tem nada a ver uma coisa com a outra, ela curte então estou sempre de olho em mangás da idade dela, para ver se estimula mais esse dom que ela tem para artes, e desenho.
    Gostei do seu post.
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Fui descobrir que tinha mangá desse anime esses dias e pensei que finalmente iria ler a história (pq assistir nao rolou haha) gostei demais da sua resenha é só me deixou com mais vontade ler esses mangás haha Obrigada pela dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  15. aaah, fiquei curiosa com o mangá... adoro essas tramas em poucos volumes, ultimamente ando dando preferência pra elas do que coleçoes maiores...
    o traço é lindo e deve ser mesmo uma leitura tocante...
    bjs^^

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana.
    Que bom que o mangá te agradou e que termina de uma forma bastante satisfatória.
    Eu gostei dos traços e acho que vai ser uma história que vai me encantar também.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Oi,tudo bem?
    Eu não costumo ler mangás, mas queria muito ter o hábito, pois adoro histórias orientais. Bom, Your Name eu já conhecia por causa do filme e lendo suas impressões do mangá, percebi que senti as mesmas coisas ao ver o filme. Enfim, corre ver o filme, pois o mesmo ta uma belezinha mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. às vezes, eu também não leio a sinopse de algo para me surpreender, que bom que voltou para suas leituras de mangá, gostei desse que você trouxe na resenha e vou procurar

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Nunca ouvi falar nesse mangá, mas fiquei bem interessada depois de ler suas impressões.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Nunca li um mangá, acredita? Mas esse parece ser incrível! Além de ter traços bonitos, me deixou curiosa para saber mais skbrr a història. Adorei seu post!!!

    ResponderExcluir
  21. Oiee tudo bem?
    Eu me apaixonei por Your Name devido ao filme e por isso o mangá está na minha lista de leituras também.
    Beijoos

    ResponderExcluir

Olá! Colocar um comentário me deixaria muito feliz pois saber sua opinião é essencial para o blog. Espero que tenha gostado e volte sempre :)