04
ago
2022

[Resenha] Fantasmas do Mercado das Sombras, Cassandra Clare

Livro: Fantasmas do Mercado das Sombras
Série: Crônicas dos Caçadores de Sombras
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 476
Gênero: Fantasia
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
*exemplar cedido pela editora*
Fantasmas do Mercado das Sombras é um compilado de dez contos de Cassandra Clare, Maureen Johnson, Robin Wasserman, Sarah Rees Brennan e Kelly Link. Ponto de encontro de fadas, lobisomens, feiticeiros e vampiros, o Mercado das Sombras é onde os seres do Submundo compram e vendem objetos mágicos, fazem barganhas sombrias e sussurram segredos que eles não querem que o Nephilim saibam. Por dois séculos, o Mercado vem recebendo um visitante frequente vindo da Cidade dos Ossos – o coração dos Caçadores de Sombras. Como um Irmão do Silêncio, o Irmão Zachariah é jurado detentor das leis e sabedoria dos Nephilim. Mas, uma vez ele foi um Caçador de Sombras chamado Jem Carstairs, e seu amor, antes e para sempre, é a feiticeira Tessa Gray. Acompanhe o Irmão Zachariah e veja, no contexto das negociações sombrias do Mercado das Sombras e suas celebrações festivas, o primeiro romance de Anna Lightwood, o grande pecado de Matthew Fairchild e Tessa Gray se envolver em uma guerra mundial. Valentim Morgenstern compra uma alma no Mercado e a alma de um jovem Jace Wayland encontra um porto seguro. No mercado está escondido um herdeiro perdido e um fantasma amado, e ninguém pode te salvar depois que negociarem seu coração. Nem mesmo o Irmão Zachariah.

Voltar ao universo Shadowhunters para mim é sempre um prazer, e por isso, ler Fantasmas do Mercado das Sombras foi sensacional. Mais um livro de contos, mais um exemplar para reunir histórias que ligam diversas pontas soltas ao logo desse universo fantástico. Realmente adorei!

Não é um estilo de desenvolvimento novo dentro das Crônicas dos Caçadores de Sombras — reunião de contos — sendo assim, esse é o terceiro volume publicado nesses tipo de molde, onde: existe uma ordem cronológica dos contos, ele precisa ser lido posteriormente a determinados títulos para não pegar spoilers, além de ter uma participação de outros autores no enredo. Cassandra Clare sempre acertar em trazer essas narrativas sendo algo "extra" dentro do mundo dos Caçadores de Sombras, pois ao mesmo tempo que conforta o coração dos leitores que sentem saudades de certos contextos, não tem uma relação extremamente direta com as futuras séries dentro da mesma.


Jem Castairs, que posteriormente conhecemos como Irmão Zachariah, é o nome recorrente na narrativa e um dos personagens principais da trama. Obviamente, não fugiremos dos núcleos que ele teve participação e/ou perpassou, e por ser um irmãos do Silêncio, sua trajetória é em praticamente todas as séries. Confesso que fui muito balançada especificamente quando voltamos a linha temporal de As Peças Infernais, pois sendo minha trilogia favorita, é difícil não me emocionar quando encontro passagens que o Will aparece ou é citado. No entanto, além desta, outros caminhos serão explorados, onde uma espécie de final é dado para diversos outros nomes que aprendemos a amar e acompanhar no decorrer dos títulos. As chances desse exemplar se tornar especial para muitos leitores, é grande.

"Sempre lutamos com mais fervor quando aquilo que nos é importante até mais do que nossas próprias vidas corre risco. Um parabatai é, ao mesmo tempo, lâmina e escudo. Vocês pertencem um ao outro não por serem iguais, mas porque seus corpos diferentes se encaixam para formar um inteiro melhor, um guerreiro mais poderoso com um propósito maior. Sempre acreditei que não éramos melhores juntos, mas que éramos muito melhores do que o melhor que qualquer um de nos pudesse ser caso separados." pág. 245

O Mercado de Sombras, como o título já entrega, é o ambiente de todos os acontecimentos e o plano fundo ideal para uma busca. Com altos e baixos — já que alguns contos podem agradar mais que outros — de uma maneira geral, eles são todos excelentes e lineares. Não quero esmiuçá-los pois a mágica dessa leitura é descobrir seus assuntos e temáticas, e também surtar com as sensações que as descobertas e revelações nos causam. São dez contos, que se conectam de alguma maneira, e nos traz novas experiências e aventuras desse universo. Uma experiência maravilhosa para os fãs.

De uma forma geral, se chegou até aqui em As Crônicas dos Caçadores de Sombras, Fantasmas do Mercado das Sombras não vai decepcionar! Dos três que existem, esse se tornou meu favorito e falo com convicção que é um dos melhores — principalmente pelo núcleo de personagens. É perceptível que temos uma mistura de várias estilos de escrita, por conta do leque de autores, no entanto cada qual com sua maneira tem chance de nos conquistar e agradar. Recomendo!


Na parte física, a imagem da capa segue o padrão visto nos anteriores, deixando-o harmonioso na coleção. A parte interna é a padrão da editora — com o texto espaçado e confortável de ler, sem grandes detalhes. Não encontrei erros de revisão ou ortográficos. A narrativa é feita em terceira pessoa por vários pontos de vistas.

Espero que possam dar uma oportunidade. E aí: conheciam Fantasmas do Mercado das Sombras? Já leram algo do universo Shadowhunter? Deixa nos comentários!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Consideros os comentários como um termômetro para saber como vocês reagem ao meu conteúdo. Se gostou, não deixe de dizer e papearmos por aqui. :)

Ana Caroline

Olá, tudo bem? Prazer, me chamo Carol (na realidade Ana Caroline, mas ficamos com Carol!), sou formada em Nutrição pela UNIRIO e tenho 28 anos. Gosto de compartilhar com o mundo um pouco do que eu me apaixonei no universo literário, que é um vício criado na adolescência (culpado Crepúsculo!). Fã de fantasia e de romances (desde os dark até romance de época) e um pouco de suspense, o Leituras Diárias é um lugar onde mostro essa minha paixão pelos livros. Sejam bem-vindos!

Busca

Instagram

Recomendação!

[Resenha] Cinco Lâminas Partidas, Mai Corland

Populares

Seguidores

Arquivos

DomSegTerQuaQuiSexSab
Veja Todos os Posts do Mês

Visualização por trimestre

220,216
Tecnologia do Blogger.