Autora: Kasie West
Editora: Verus Editora
Páginas: 250
Gênero: New Adult / Romance
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Quando Bradley, o namorado de Gia Montgomery, termina com ela no estacionamento do baile de formatura, ela precisa pensar rápido. Afinal, ela vem falando dele para suas amigas há meses. Esta era para ser a noite em que ela provaria que ele não é uma invenção de sua cabeça. Então, quando vê um garoto esperando pela irmã no estacionamento do baile, Gia o recruta para ajudá-la. A tarefa é simples: passar por namorado dela — apenas duas horas, nenhum compromisso, algumas mentirinhas. Depois disso, ela pode tentar reconquistar o verdadeiro Bradley. O problema é que, alguns dias depois do baile, não é em Bradley que Gia está pensando, mas no substituto. Aquele cujo nome ela nem sabe. Mas localizá-lo não significa que o relacionamento de mentira deles acabou. Gia deve um favor a esse cara, e a irmã dele tem a solução perfeita: a festa de formatura da ex-namorada dele — apenas três horas, nenhum compromisso, algumas mentirinhas. E, justamente quando Gia começa a se perguntar se pode transformar seu namorado falso em real, Bradley reaparece, expondo sua farsa e ameaçando destruir suas amizades e seu novo relacionamento. Inteligente e maravilhosamente romântico, Namorado de aluguel retrata a jornada inesperada de uma garota para encontrar o amor — e possivelmente até a si mesma.
Esperava que Namorado de Aluguel fosse apenas romance clichê — no sentido de ser algo óbvio. Eis a minha surpresa ao encontrar questionamentos e debates pertinentes ao público alvo, fazendo com que esse romance até então, somente fofo, fosse algo mais. E eu adorasse!
Gia Montgomery acaba de perder o namorado da pior forma possível: no estacionamento do baile da sua formatura. Querendo exibi-lo para as amigas, e por fim aos boatos de que o namoro é mentira, ela toma um balde de água fria quando ele resolve acabar o relacionamento. Gia sabe que se entrar na festa sem seu acompanhante, fará com que as inverdades já cochichadas torne-se real e mais humilhantes. Por isso, no impulso de uma ideia, convida um garoto que está a espera da irmã no estacionamento para que finja ser seu namorado por duas horas. O problema é que após esse encontro Gia não será capaz de esquecer o "namorado de mentira", e verá seu caminho cruzando diversas vezes com o dele. Será que de um falso namoro pode florescer algo real?!
Já pela sinopse podemos esperar o padrão do romance juvenil. E particularmente quando comprei o livro — na verdade desde que soube da existência do livro — não esperava mais do que isso. Gosto de clichês quando bem escritos, e a minha aposta era que a escrita da Kasie West fosse boa. E ela realmente é. Fluida, você lê muito rapidamente o enredo. Não é cheio de reviravoltas, mas entretém aqueles que esperam a construção de sentimentos amorosos de um casal.
O que me surpreendeu, e acredito ser um diferencial, são as reflexões sobre o modo de vida que os protagonistas levam. Achei pertinente ressaltar a importância do que uma mentira pode ocasionar, entre outros tópicos que giram em torno de como nos mostramos ao mundo — será que é do modo que queremos, ou construímos uma máscara!? Gia após criar uma bola de neve de mentiras, repensa sobre seu modo de viver e de agir, sendo um assunto fantástico a ser tratado, principalmente quando pensamos no público de leitura.
"Eu me sentia esquisita desde o baile, como se pela primeira vez avaliasse minha vida e descobrisse muitas falhas. Começando pelo fato de Bet estar certa. Eu era covarde. Tinha medo de contar a verdade para minhas amigas." pág. 51
E falando nela, foi uma personagem meio emblemática. Gostei dela e de suas atitudes, porém tenho ressalvas a algumas decisões. O destaque com toda certeza ficará para o substituto do antigo namorado — que não irei citar o nome pois é um spoiler — que tem uma personalidade maravilhosa e está presente em diversas cenas que nos faz sorrir a toa. A interação dois dois exala química e cumplicidade.
Sobre o final, acredito que não se tenha grandes surpresas. O que vale é o aprendizado ao longo dos acontecimentos e situações. Por termos um ambiente adolescente, ele é light no quesito beijos e namoro, o que reforça o que falei: torna-o ideal para quem também possui idades semelhante — não tem nada de erótico.
De uma forma geral, saio feliz com a leitura e indicando para quem quer uma leitura leve numa tarde e que seja relaxante. É um exemplar que você termina tranquilamente rápido, e nos deixa com a sensação de quentinho no coração. Aos fãs de romances, de romances adolescentes que fazem sorrir, com certeza essa indicação é para você!
Na parte física, confesso que adorei a capa. É uma arte já antiga, claro, no entanto achei que representou a ideia geral do conteúdo — mesmo que não tenha muito a ver com algo pontual do enredo. A diagramação é a padrão da Verus Editora, com detalhes na numeração dos capítulos. Não encontrei nenhum erro de ortografia ou de revisão, e a narrativa é feita em primeira pessoa pelo ponto de vista da nossa protagonista.
"— Raramente encontramos profundidade quando procuramos dentro de nós mesmos. A profundidade é encontrada no que podemos aprender com as pessoas e as coisas que nos cercam. Todo mundo, todas as coisas, têm uma história, Gia. Quando você conhece essas histórias, descobre experiências que a preenchem, expandem sua compreensão. Você acrescenta camadas à sua alma. pág. 154
Saio feliz com a leitura! Esperava uma obra simples e acabei encontrando algo além. Espero que tenham gostado! E vocês já conheciam Namorado de Aluguel? Já conheciam a autora? Ficaram curiosos? Deixa nos comentários!