Série: Crônicas dos Caçadores de Sombras
Autores: Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan, Maureen Johson, Robin Wasserman
Editora: Galera Record
Páginas: 504
Gênero: Fantasia
Nota: ⭐⭐⭐⭐
Os Caçadores de Sombras estão de volta numa novíssima aventura. Todas as histórias são verdadeiras. E, dessa vez, Simon Lewis está pronto para contar a dele. Numa história contada em 10 contos que revisitam o passado dos Caçadores e aponta para uma nova direção, Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman presenteiam os fãs da série com uma jornada de tirar o fôlego, cheia dos personagens que todos já amam. Simon não se lembra do seu passado, das aventuras que viveu ao lado dos amigos... Nem sequer sabe quem é, de fato. Então, quando a Academia de Caçadores de Sombras reabre, o rapaz mergulha nesse novo mundo, determinado a se reencontrar. Mesmo sem ter certeza de que quer voltar a ser aquele velho Simon de antes. Mas o local é muito hostil e Simon acaba enxergando muitos problemas em sua nova escola. Como o fato de os alunos mundanos serem obrigados a viver no porão, ou sofrerem com as piadas e os preconceitos dos Nephilim. Numa jornada para se redescobrir, para voltar a se reconhecer entre os antigos amigos, como Clary Fairchild e sua amada Isabelle Lightwood (mesmo que ele não se lembre desse amor), Simon vai descobrir que pode ser mais do que antes. Que seu destino como Caçador de Sombras vai muito além de sua missão de voltar a ser quem era.
Enfim posso dizer que estou em dia com os livros das Crônicas dos Caçadores de Sombras. Em Contos da Academia dos Caçadores de Sombras — título enorme — temos dois fatos importantíssimos para quem gosta do universo Shadowhunters: histórias de alguns personagens conhecidos que não imaginávamos e, enfim, a exaltação de um personagem que merecia destaque há tempos: Simon Lewis.
Simon Lewis que foi mundano, vampiro e por um tempo um rato, agora quer tornar-se Caçador de Sombras. Para isso se concretizar, terá que passar pela Academia dos Caçados Sombras, um local que não tem nada de habitável funcionando precariamente, que será palco de novas amizades e histórias antes não conhecidas. No meio disto Simon tentará encontrar-se como pessoa, afinal sua perda de memória deixa sequelas tanto na amizade com a Clary Fairchild quanto no namoro com Isabelle Lightwood. Será mesmo que ele virar Caçador de Sombras resolve todos seus problemas? Quem ele se tornou?
Pensei que ficaria confusa com a forma que o enredo do Simon é contado: em contos. No entanto, funcionou. Com pausas bem colocadas, cada conto nos fará remeter a um tempo que o protagonista passa na "escola". Então além de vermos sua evolução ou não evolução, teremos deslumbres de personagens ilustres que conhecemos, onde eles darão o toque de "em casa" no desenvolvimento. Alguns de grande importância outros nem tanto, tenho uma escala de preferência na cabeça.
São no total 10 contos que finalizam na formação positiva do Simon — ou não. Meus preferidos foram aqueles que por mais que sejam vivências do passado, acrescentaram algo nas histórias da Cassandra como um todo. Foram: O Herondale Perdido, Nada Além de Sombras, O teste de Fogo, Nascido para Noite Sem Fim e Anjos que Caem Duas Vezes. Por mais que não tenha lido na ordem devida — este volume deve ser lido ANTES de iniciar Artifícios das Trevas — ele nos dá a visão do que podemos esperar nos sucessores em protagonistas, aventuras e o que pode eclodir em outra guerras.
"Simon não podia ficar ali, entre dois mundos e dois conjuntos de lembranças. Precisava fugir. Tinha que partir e se tornar herói, tal como antes. Assim tudo isso faria sentido, tudo teria um significado. E certamente ninguém iria se incomodar." pág. 13
O que mais impacta é ver o crescimento pessoal do protagonista. Muitas pessoas acharam, e eu me incluo nesta, que por todo seu papel, tudo que fez em Instrumentos Mortais, o que coube no final a ele era muito injusto. Dar voz e vê-lo depois de todo o sofrimento final em um exemplar único foi mais que merecido. E ver seu tom sarcástico, seu lado nerd não se perdendo mesmo com todas as provações que surgem ao adentrar mais afundo um mundo que não conhecia é fantástico. Com sua maneira de pensar diferente, vivenciado e sabendo das situações ruins que é ser Caçador de Sombras, embaixo da lei da Clave, ele trará nova luz a arrogância de alguns.
E como Cassandra Clare é Cassandra Clare, temos um plot twist que choca nas páginas finais. Confesso que esperava — pois é o típico dela fazer o que fez — todavia como os contos são parcerias com outros autores — Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman — achei que talvez não acontecesse. É um ponto positiva a mais. Não é uma obra que atrai mais do que aqueles que são fãs ou já conhecem Shadowhunter. Por conter spoilers de outras séries, não é aconselhável a ler fora da ordem ou indicar a alguém que quer conhecer.
De uma forma geral é um complemento bacana a uma série que é aclamada. Eu como fã do Simon, me vi realizada e feliz com essa chance maior dele aparecer até porque daqui pra frente teremos outro ciclo de jovens para aumentar as crônicas. Recomendado para quem sente falta de velhos conhecidos tanto em Instrumentos Mortais quanto em Peças Infernais.
Na parte física a capa é brilhosa — não tem especificado que é edição de colecionador, então deve ser toda a tiragem — com a parte interna preta. Temos um sumário que ajuda a identificar os contos, e a cada início dele temos uma ilustração de uma parte do conto com o trecho a que se refere. Além disso temos a identificação com quem Cassandra escreveu cada conto. Não lembro de achar erro de revisão ou ortográfico. A narrativa é feita em terceira pessoa com vários pontos de vistas.
"Era engraçado, Caçadores de Sombras sabiam mais do que os mundanos a respeito de quase tudo. Sabiam mais sobre demônios, sobre armas, sobre correntes de poder e magia que moldavam o mundo. mas eles não entendiam de tentação. Não compreendiam como era fácil fazer uma pequena escolha terrível após a outra até sair escorregando pelo poço do inferno." pág. 257
O que resta é esperar a próxima história que a autora irá nos trazer. Um fato é que por mais conheça a fundo, leia 50 livros diferentes de algo conhecido, sempre surge alguma novidade que me faz ficar mais e mais encantada por esta fantasia. Qual será o próximo capítulo!? Espero que tenham gostado. E vocês, leram algo da Cassandra Clare? Conhecem? Deixa nos comentários!