30
ago
2022

[Resenha] Amigo Imaginário, Stephen Chbosky

Livro: Amigo Imaginário
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Record 
Páginas: 767
Gênero: Horror / Suspense / Thriller / Sobrenatural
Nota: ⭐⭐⭐⭐
*exemplar cedido pela editora*

Amigo imaginário é o aguardado livro de Stephen Chbosky, aclamado autor de As vantagens de ser invisível, além de roteirista e diretor do filme Extraordinário. Kate Reese está fugindo. Determinada a buscar uma vida melhor para ela e para o filho Christopher, ela abandona um relacionamento abusivo e escapa no meio da noite junto com seu garotinho. Eles acabam se sentindo atraídos pela agradável comunidade de Mill Grove, na Pensilvânia, uma cidadezinha distante de tudo e de todos, com apenas uma estrada de acesso. A princípio, Mill Grove parece o lugar perfeito para eles se estabelecerem. Porém, Christopher desaparece por seis longos dias sem deixar nenhum rastro. O desespero toma conta de Kate, e a polícia da cidade faz buscas incansáveis para descobrir o paradeiro do menino. Até que ele surge no meio da noite saindo de um bosque nos limites da cidade. Ileso, mas mudado. Christopher volta com uma voz na cabeça que apenas ele pode ouvir e com uma missão que apenas ele pode cumprir: construir uma casa na árvore no bosque da Mission Street antes do Natal; caso contrário, sua mãe e todos na cidade sofrerão as consequências. Vinte anos depois de As vantagens de ser invisível fazer com que leitores do mundo inteiro se sentissem infinitos, Stephen Chbosky volta com Amigo imaginário, uma obra épica de horror, cujas escala e emoções que carrega redefinem o gênero. Leia com as luzes acesas.

Amigo Imaginário com certeza configura como uma das minhas melhores leituras do ano! Stephen Chbosky entrega um livro eletrizante e sensacional — e levando em conta que sou medrosa, também classifico como assustador.

Christopher é um garoto de sete anos que junto da sua mãe, Kate, se mudam para Mill Grove depois dela abandonar um relacionamento abusivo. Kate agora tem um emprego num lar para idosos, e Christopher — que tem deficiência de aprendizado — começa novamente em uma nova escola. Um dia, Christopher desaparece no bosque Mission Street, onde em exatos 6 dias reaparece, porém diferente e não se lembrando do que lhe aconteceu nesse período. Após essa ocorrência traumática, a vida dos dois muda drasticamente e Christopher passa a ouvir uma voz que o instrui na construção de uma casa na árvore no bosque Mission Street até antes do natal — ou as pessoas da cidade vão sofrer. Christopher agora tem um Amigo Imaginário.

O livro possui um desenvolvimento arrebatador! O autor trouxe um estilo de escrita em que as expectativas são aumentadas a medida que a história é estruturada. É um enredo cheio de pormenores e informações relevantes — o que explica sua grande quantidade de páginas — que no fim se conectam de forma brilhante, tendo um andamento crescente. Prepare-se para querer devorar o exemplar de maneira rápida e fluida. Seus capítulos curtos deixam a leitura dinâmica, e chega uma hora que você não quer parar até descobrir tudo!

Sobre os personagens principais, posso dizer que é um grupo diversificado e curioso. A construção dos mesmos é importante para a ambientação como um todo, por isso espere um grande destaque sobre suas vidas, personalidades e dia-a-dia. O fato do protagonismo estar com as crianças junto de uma temática sobrenatural chama atenção, e na minha opinião pessoal são tópicos muito bem explorados — pode ter semelhanças com a vibe de Stranger Things, contudo não posso afirmar pois nunca assisti.

"A nuvem em formato de rosto. Normalmente, Christopher não teria pensado muito no assunto. Nuvens eram algo corriqueira. Mas todos os dias, quando sua mãe o levava para a escola, todas as vezes que passavam pelo bosque da Mission Street, todos os fins de tarde, quando seguiam de carro até o CIC, a nuvem em formato de rosto estava lá. E era sempre o mesmo rosto." pág. 37


A mescla do horror com o cenário infantil — principalmente sendo algo mais próximo de um "terror" psicológico — me deu arrepios. Não tenho nenhum hábito de ler obras do gênero, e talvez essa seja uma explicação do meu medo exacerbado. Evitei ler de madrugada porque a conjuntura traz várias situações transgredindo nesse horário, tentando não ficar apavorada rs.

A história tem diversas cenas de ápices que nos instigam a formar teorias e supor o que realmente é esse mundo. Após a parte V temos uma sucessão de reviravoltas impactantes, capazes de nos chocar. E se não fosse suficiente, elas trazem um aprofundamento além do pressuposto. Eu tive uma leve percepção do que poderia ser o grande plot twist da narrativa, porém acertei apenas a ponta do iceberg. Surpresas ocorrerão nesse final!

De uma forma geral, super recomendo Amigo Imaginário. Não esperava que a obra fosse me conquistar da maneira que foi, sobretudo por ser fora da minha zona de conforto. Fiz uma aposta certa para explorar o gênero, onde inclusive torna-se um dos favoritos de 2020. Os fãs de elementos do horror com suspense, toques de mistério e sobrenatural terão um prato cheio.

Na parte física, a capa traduz perfeitamente o conteúdo. Como li numa versão não finalizada, com certeza teremos mudanças de possíveis erros ortográficos e de revisão. Como falado anteriormente, os capítulos são curtos e temos uma diagramação confortável de ler. A narrativa é feita em terceira pessoa por vários pontos de vistas.

"Christopher respirou fundo e finalmente sentiu a presença da mulher sibilante. Mas ela não estava em um só lugar. Estava por toda parte. Sussurrando dentro da cabeça de todo mundo." pág. 509

Espero que tenham gostado e que possam conhecer Amigo Imaginário. Ficaram curiosos? O que acharam do livro? Deixa nos comentários!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Consideros os comentários como um termômetro para saber como vocês reagem ao meu conteúdo. Se gostou, não deixe de dizer e papearmos por aqui. :)

Ana Caroline

Olá, tudo bem? Prazer, me chamo Carol (na realidade Ana Caroline, mas ficamos com Carol!), sou formada em Nutrição pela UNIRIO e tenho 28 anos. Gosto de compartilhar com o mundo um pouco do que eu me apaixonei no universo literário, que é um vício criado na adolescência (culpado Crepúsculo!). Fã de fantasia e de romances (desde os dark até romance de época) e um pouco de suspense, o Leituras Diárias é um lugar onde mostro essa minha paixão pelos livros. Sejam bem-vindos!

Busca

Instagram

Recomendação!

[Resenha] Cinco Lâminas Partidas, Mai Corland

Populares

Seguidores

Arquivos

DomSegTerQuaQuiSexSab
Veja Todos os Posts do Mês

Visualização por trimestre

220,243
Tecnologia do Blogger.