Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 336
Gênero: New Adult / Romance
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐💗
*exemplar cedido pela editora*
Uma vida de dor e abandono fizeram de Beyah uma pessoa cética, desconfiada e boa em guardar segredos. Mas, até o verão terminar, ela terá que rever tudo o que acredita. Da mesma autora dos sucessos É assim que acaba, Layla e Verity. Filha de uma mãe problemática e um pai ausente, Beyah precisou aprender a se virar sozinha desde pequena. Sua vida foi trilhada com muitas decepções. Mas ela está prestes a mudar a sua sorte graças a si mesma, e a mais ninguém, por conta da bolsa de estudos que ganhou para estudar em uma boa universidade. Apenas dois curtos meses separam o tão sonhado futuro do passado que tanto deseja deixar para trás. Mas uma reviravolta faz Beyah perder até mesmo a casa em que mora. Sem opção, ela recorre ao último recurso que tem e precisará passar o resto do verão na casa de praia do pai que mal conhece, da nova esposa e da filha dela que nem ao menos ouvira falar. O plano de Beyah é se manter quase invisível até poder ir para a faculdade. Mas o vizinho da casa ao lado torna tudo muito mais complicado. Afinal, é difícil ignorar o rico, bonito e misterioso Samson. Os dois parecem não ter nada em comum. Ela viveu uma vida sem dinheiro ou amor enquanto ele tem uma família rica e privilegiada. Mas no olhar dele vive uma tristeza que apenas quem também a carrega dentro de si consegue reconhecer. E isso os torna irresistíveis um para o outro. Sem terem como fugir da atração que sentem, Beyah e Samson resolvem se dar uma chance, mas apenas até o verão terminar. Uma história de amor, recomeços, despedidas e reencontros.
Até o Verão Terminar é simplesmente sensacional! Mais uma vez Colleen Hoover demonstra o quanto sua escrita e seus títulos podem ser maravilhosos, e aqui temos mais um favorito dela — Até o Verão Terminar entra para o topo junto de Um Caso Perdido e As Mil Partes do Meu Coração.
Beyah sempre se virou sozinha. Com um pai ausente e uma mãe usuária de droga, ela é uma jovem que aprendeu desde cedo a criar independência e a não esperar ajuda. Porém, as coisas terão que mudar, já que com a morte inesperada da mãe — e ainda sendo menor de idade — terá que morar com o pai que nunca lhe deu atenção. Dois meses é o que precisa. Praticamente uma férias de verão. Pois ao fim desse tempo, ela poderá ir para a faculdade que conseguiu uma bolsa integral de estudo — uma vitória, que é mérito somente dela. O que Beyah não esperava, é o vizinho da casa do pai tornar tudo mais difícil. Samson é rico, bonito e totalmente o oposto dela. Quer dizer, isso é o que ela acha. Quando eles começam a perceber que tem inúmeras semelhanças do que diferenças, um sentimento surge. O problema, é que todo e qualquer relacionamento tem um prazo de validade, quando voltarem para suas rotinas.
É incrível que mesmo após tantos livros já lidos da CoHo, sou capaz de me surpreender com seus desenvolvimentos. Isso reforça, o fato da autora sempre estar tentando inovar seus enredos, ao mesmo tempo, que não perde as características singulares que adoramos e conhecemos. Ela consegue transcrever nos seus dramas, uma realidade que se assemelha com o que podemos encontrar na vida real, algo que conversa com as emoções e sentimentos do leitor— sem perder também, o idealismo do romance. É fácil sensibilizarmos e entendermos os percalços dos personagens, de modo que o romance torna-se arrebatador por conta da escrita dela. Sou fã, fica difícil não elogiar rs.
E confesso que estava com saudade dos romances jovem adultos. Sinto que o exemplar retoma alguns elementos de narrativa que conhecemos lá nos primeiros lançamentos, mas de forma melhorada — já que com o tempo, a escrita amadurece, novas experiências e vivências são apresentadas, além de outras mudanças. Acho que esse foi um dos pontos que me fez amar tanto essa obra.
"Mal conheço esse cara, mas de alguma forma consigo me comunicar mais com ele em silêncio do que jamais consegui verbalmente com qualquer outra pessoa. Ele me dá uma olhada, e é o bastante para provar que não preciso saber mais nada. Pelo menos não agora. No tempo certo, vou removendo as camadas." pág. 180
Sobre os personagens, Beyah foi um grande impacto, assim como as revelações de Samson depois. São dois protagonistas complexos, porquanto seus comportamentos e ações — ou a falta — decorrem das personalidades introspectivas. No entanto, não se limitando a essas questões, o crescimento deles dentro do contexto é emocionante, sendo intrínseco ao relacionamento amoroso. Encontraram um no outro o apoio ideal.
E claro que não posso deixar de mencionar os desdobramentos capazes de nos deixar boquiabertos. Admito que não estava preparada para o baque que seria as revelações, e em nenhum momento teorizei algo do estilo. Essas verdades mudam radicalmente o trajeto que o livro tinha, tornando-o muito maior do que já era. Cheguei a pensar que o final que queria não seria concretizado, todavia: estamos falando de Colleen Hoover! Claro que ela soube contornar todos os obstáculos, trazendo um desfecho perfeito, em minha opinião.
De uma forma geral, Até o Verão Terminar é um romance de tirar o fôlego, ideal para aqueles que amam o gênero, que amam um primoroso jovem adulto, e claro, os fãs da autora. A sensação que tenho, é que li algo impecável! Recomendo demais.
Na parte física, particularmente prefiro o título em inglês — porque tem referência com uma importante do cena do conteúdo — contudo, a escolha da Galera Record é condizente também. A capa é bonita e única! A diagramação é a padrão que encontramos na editora, com um texto espaçado e confortável de ler, sem grandes detalhes. Não encontrei erro de revisão ou ortográfico. A narrativa é feita em primeira pessoa pelo ponto de vista da Beyah.
"Eu não fazia ideia de que seria tão bom. Nada disso. Todos os momentos que passo com ele são empolgantes, emocionantes, e sinto todos bem no meio do peito. É como se ele despertasse uma parte de mim que passou dezenove anos adormecida. Eu gosto de tanta coisa que jamais pensei ser capaz de gostar." pág. 227
Espero que possam dar uma oportunidade, pois realmente amei! Agora me digam: conheciam Até O Verão Terminar? O que acharam da proposta? Leriam? Deixa nos comentários!