Série: Sins for All Seasons
Autora: Lorraine Heath
Editora: Harlequin
Páginas: 320
Gênero: Romance de Época
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐💗
Althea Stanwick era a dama perfeita, destinada a se casar com o lorde perfeito, até que uma traição deixa sua família sem título, sem dinheiro e sem perspectivas. Mas, apesar de ter perdido sua antiga vida, Althea arquiteta um plano escandaloso: se tornar perita na arte de seduzir, para poder controlar os homens que a esnobaram e retornar à sociedade em seus próprios termos. E ela até já tem um professor em mente. Benedict Trewlove, mais conhecido como Fera, pode não conhecer sua ascendência, mas sabe seu lugar: na parte mais sombria de Londres, oferecendo proteção a quem precisa. Quando uma beldade misteriosa, deslocada em meio ao vício e ao pecado, chama sua atenção, Fera não sabe se é seu instinto protetor falando ou algo mais complexo. Para descobrir, ele lhe oferece um emprego como tutora de suas protegidas. Ele só não esperava uma contraproposta…
Lorraine Heath não tinha como finalizar de modo melhor a série Sins for All Seasons. A Tentação do Bastardo é um livro simplesmente perfeito, e fecha esse ciclo de uma maneira que deixa todos os seus fãs felizes com a trajetória acompanhada. Esperei bastante pela história do Fera — já que ele me conquistou de cara, no primeiro volume — e todo esse tempo de espera valeu a pena. Temos o favorito da série sim!
Althea Stanwick se envolveu em um escândalo que colocou ela e a família nas ruínas. E para conseguir dinheiro, ela resolve trabalhar na taverna A Sereia e o Unicórnio. O que ela não esperava, é que por causa disso, recebesse uma proposta extremamente tentadora: tornar-se tutora de algumas mulheres. Quem lhe oferece o cargo é Fera, conhecido por proteger quem ama, e fazer parte da família Trewlove. Apesar de desconfiar de toda essa bondade, ela acaba aceitando e fazendo também uma contraproposta: que Fera lhe ensine a arte de seduzir já que Thea não quer mais ficar a mercê de nenhum homem, e retornar a sociedade nos seus próprios termos. No entanto, faíscas surgirão por causa desses encontros e aulas, onde o amor que cresceu, pode ser colocado em risco por causa de uma reviravolta que muda a vida do Fera. Serão capazes de ir contra o que sociedade espera? Que mudança é essa na vida do nosso mocinho?
Acho que já deixei claro nas resenhas dos antecessores, mas gosto de sempre reforçar o quanto os desenvolvimentos da autora são impecáveis. Pensado e estruturado de forma a torná-lo instigante, o enredo é praticamente sem defeitos. Ele funciona de maneira linear, onde ao mesmo tempo que o romance é evoluído, diversos outros elementos paralelos são construídos e adicionados. O fato da série seja sobre a família Trewlove, faz com que exista diversas conexões, referências e elaborações que funciona nesse núcleo. Além disso, o tópico sobre filhos bastardos numa conjuntura de época, traz um debate e discussões reflexivas acerca. A junção de todas essas características citadas, em uma única obra, torna-a uma excelente opção para o leitor que ama um bom exemplar do gênero.
A trama tem uma fluidez sensacional e para minha surpresa, o contexto possui muito mais camadas do que aparenta. Nosso protagonista masculino já tinha demonstrado ser um homem reservado e fechado por conta do seu passado todavia, diferente dos seus irmãos — que igualmente tem essa bagagem de ser "bastardos" — parece que ele sempre carregou um peso a mais nos ombros. Com isso, sempre acreditei que a sua narrativa seria intensa. E não me decepcionei nesse quesito.
" — De fato. Às vezes, quando a vida nos coloca em um caminho que não queremos necessariamente percorrer, descobrimos que é uma jornada que precisamos enfrentar para conquistar nossa felicidade. Talvez, assim como eu, você se beneficie da estrada difícil que está agora. A minha me levou ao amor da minha vida." pág. 203
Sobre nossa mocinha, o que dizer de Thea além de ser a melhor escolha de par romântico para o Fera?! Sua personalidade foi uma das melhores que já encontrei nesse universo, e mesmo com pequenos deslizes e equívocos em escolhas — justificáveis pela ambiente que se desenhava — foi uma mulher de pulso firme. Já falei que a química desse casal é explosiva? Se não, fica aqui o fato de que esse hot pega fogo!
Não acho que as reviravoltas da obra sejam inovadoras, porém elas funcionam para o proposto — até porque mesmo esperando que tivéssemos esses ápices, não deixei de roer as unhas pensando no pior. E principalmente um específico plot twist, me deixou surtada — tinha minhas desconfianças, e no fim elas foram concretizadas. Por temos dois cabeças-duras como dupla principal, claro que nada se resolve de maneira fácil.
Ainda assim, o final feliz é garantido junto de um epílogo, onde admito, o choro copioso aconteceu. É um desfecho que praticamente encerra o ciclo de todos os casais, todas as histórias que conhecemos ao longo da série Trewlove e isso aperta o coração. Um fim digno e maravilhoso para uma família que tinha tudo para não encontrar a felicidade, e felizmente, acharam.
De uma forma geral, A Tentação do Bastardo é um perfeito título para os fãs de romance de época. Na verdade, a série Sins for All Seasons é uma das melhores do gênero. Não vão se arrepender de conhecer esse núcleo que conquista desde a primeira linha do primeiro volume, e tem uma ascensão absurda ao longo dos exemplares. Recomendo demais!
"— As feridas da carne curam muito mais facilmente do que as do coração. Se fosse possível, eu assumiria a dor que outros infligiram a você." pág. 215
Na parte física, a capa segue o padrão apresentado nos anteriores, então nada a reclamar. Me arrisco a dizer que se criou uma identidade quase que única para a série, o que ajuda a diferenciá-la de outros títulos do gênero. A diagramação da editora Harlequin é simples, com texto espaçados e confortáveis de ler. Não encontrei erros de revisão ou ortográficos. A narrativa é feita em terceira pessoa pelos pontos de vistas do Fera e da Althea.
Espero que possam ler, e assim como eu, se apaixonar. Agora me digam: conheciam? vão se arriscar a ler? O que acharam da proposta? Deixa nos comentários!
Resenhas: