07
nov
2022

[Resenha] A Herança de Orquídea Divina, Zoraida Córdova

Livro: A Herança de Orquídea Divina
Autora: Zoraida Córdova
Editora: Galera Record
Páginas: 348
Gênero: Fantasia / Drama Familiar
Nota: ⭐⭐⭐⭐
O sobrenatural sempre fez parte da vida da família Montoya. Eles sabem que é melhor não fazer perguntas sobre o motivo de a despensa nunca ficar vazia, ou o porquê de sua matriarca jamais deixar a sua casa em Quatro Rios ― nem para formaturas, casamentos ou batizados. Mas quando Orquídea Divina envia um misterioso convite para o seu funeral a fim de que os seus descendentes recebam a sua herança, parece que os Montoya finalmente descobrirão os segredos escondidos com tanto afinco por Orquídea. Mas, em vez disso, ela se transforma em uma árvore, deixando todos com muito mais perguntas do que respostas. Sete anos depois, o presente da matriarca se manifestou de maneiras diferentes em Marimar, Rey e Rhiannon, deixando-os com bênçãos e poderes inesperados. Porém uma figura sombria passa a espreitar a todos, atacando os membros da família um a um, na tentativa de destruir a linhagem da Orquídea Divina. Desesperados para salvar o restante da família e descobrir a verdade por trás da herança, seus descendentes viajam para o Equador, local em que Orquídea enterrou seus segredos e suas promessas, e de onde saiu sem olhar para trás.

Sendo uma leitura um tanto diferente, A Herança de Orquídea Divina é uma fantasia que para mim, evoluiu ao longo das páginas. Iniciei sem grandes expectativas, porém ao terminá-lo, sinto que foi uma experiência que valeu super a pena!

Orquídea Divina está morrendo, e com a sua iminente morte, ela decide reunir a família Montoya. Uma família marcada pelo sobrenatural e magia, e que por isso, não é estranho receber um "convite" para o falecimento vindo da matriarca. O que eles não esperavam, é que a morte dela fosse desencadear acontecimentos estranhos e o assassinato de outros Montoya. E que isso tudo, tivesse correlação com uma promessa que Orquídea fez quando jovem, afetando toda a árvore genealógica dos Montoya. Qual é o segredo de Orquídea? O que está causando a morte da família?


É um desenvolvimento que vagarosamente entrega o que promete. O fato de eu ter dado uma grande pausa na leitura pode ter influenciado na minha opinião final, no entanto sinto que é um enredo que não tem pressa em ser desvendado. E isso é reafirmado com a minha sensação de que a a sinopse da editora entrega boa parte da história, em que talvez, tenha me precipitado em ansiar algumas circunstâncias aparecerem logo de cara. Afinal, a narrativa não foge muito de um drama familiar com um cenário de fundo fantástico, entretanto quando penso de maneira geral, sinto que o construído é praticamente o que está no resumo — tirando a parte do suspense.

E dando ênfase nessa parte da família, os Montoya demandam nossa total atenção quando apresentados, principalmente, os três nomes que serão os destaques do título. Marimar, Rey e Rhiannon — que aparece mais tardiamente — são personagens complexos. Assim, como Orquídea. O fato das suas indagações, comportamentos e pensamentos estarem presentes no contexto, faz com que o leitor se apegue a esse grupo facilmente. Não só eles, mas como outros nomes que apesar de aparecer esporadicamente tem uma importância no todo. A entrada desses personagens pode transcorrer de forma brusca, todavia o aparecimento contínuo deles quebra essa primeira impressão confusa.

"A forma oca dentro do seu coração parecia crescer. Não foi para isso que ela tinha voltado. Não foi para isso que tinha ficado. Marimar era como a terra coberta por camadas de gelo e neve. Ela precisava descansar. Precisava se curar. Marimar dormiu por seis meses." pág. 171

A escrita beirando o poético é algo que chama atenção, me lembrando um pouco do que gosto de encontrar na escrita da autora Maggie Stiefvater. Além disso, penso também que a temática do exemplar possui elementos que compreendem o realismo mágico — ainda que posteriormente os desdobramentos se caracterizem mais firmemente na fantasia. O ambiente em si é primoroso, sua elaboração, estruturação e desdobramentos nos surpreendem a medida que são descobertos, e é literalmente a mágica da leitura.

Os mistérios envoltos do segredo de Orquídea é o que gera expectativas e reviravoltas. Acredito que as pistas deixadas ao longo da trama fez com que específicas revelações fossem óbvias, contudo nada que estrague as explicações. Acho que essa parte final e o desfecho são os pontos ápices da conjuntura, na qual, achei maravilhoso. O fim ela tem a intenção de terminar em aberto, ao mesmo tempo, que consegue fechar o ciclo criado.




De uma maneira geral, para uma fantasia de volume único, A Herança de Orquídea Divina é uma ótima indicação. Foge do convencional, tem uma boa escrita e altas chances de surpreender. Aos fãs do gênero, ou até para aqueles que querem se aventurar, recomendo conhecer!

Na parte física, a capa é simplesmente lindíssima. Condiz totalmente com o conteúdo, fora que representa uma das protagonistas. A diagramação é a padrão da Galera Record — espaçada e confortável de ler — com detalhes nos inícios de capítulos. A narrativa é feita entre o passado e o futuro, com vários pontos de vistas em terceira pessoa.

"... com corações sensíveis e ensanguentados, mas que também têm espinhos. Com a família que escolhe você." pág. 338

Espero que tenham gostado e possam ar uma oportunidade. Agora me digam: conheciam  Herança de Orquídea Divina? O que acharam da proposta? Gostam da mistura do drama familiar com fantasia? Deixa nos comentários!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Consideros os comentários como um termômetro para saber como vocês reagem ao meu conteúdo. Se gostou, não deixe de dizer e papearmos por aqui. :)

Ana Caroline

Olá, tudo bem? Prazer, me chamo Carol (na realidade Ana Caroline, mas ficamos com Carol!), sou formada em Nutrição pela UNIRIO e tenho 28 anos. Gosto de compartilhar com o mundo um pouco do que eu me apaixonei no universo literário, que é um vício criado na adolescência (culpado Crepúsculo!). Fã de fantasia e de romances (desde os dark até romance de época) e um pouco de suspense, o Leituras Diárias é um lugar onde mostro essa minha paixão pelos livros. Sejam bem-vindos!

Busca

Instagram

Recomendação!

[Resenha] Cinco Lâminas Partidas, Mai Corland

Populares

Seguidores

Arquivos

DomSegTerQuaQuiSexSab
Veja Todos os Posts do Mês

Visualização por trimestre

220,241
Tecnologia do Blogger.