Livro: Enquanto o Seu Coração Bater
Autora: Jennifer Hartmann
Editora: The Gift
Páginas: 320
Gênero: Romance Dark
Nota: ⭐⭐⭐⭐
AVISO: Este livro aborda assuntos que podem ser sensíveis para alguns leitores. Com uma pegada mais sombria, o conteúdo possui gatilhos por entre as páginas. Acima de 18 anos. Por favor, leia com responsabilidade. Quando Cora comparece à festa de aniversário da irmã, ela esperava, no máximo, uma ressaca ou uma aventura de uma noite. Ela não previu que sua carteira seria roubada, deixando-a encalhada e dependente da ajuda de Dean – seu arqui-inimigo e verdadeira pedra em seu sapato. E, com certeza, também não previu que acordaria acorrentada no porão de um maníaco. Para piorar as coisas, Dean se encontrava em igual situação. Depois de quinze anos de provocações, insultos e piadinhas, a brincadeira mais derradeira acabou sendo feita com eles. As duas pessoas que sempre acreditaram que matariam um ao outro, em algum momento, agora precisavam trabalhar juntos se quisessem sobreviver. Mas Cora e Dean não têm a menor ideia de quais são os planos que O sequestrador traçou para eles. Um plano que alteraria o curso de seu relacionamento, borrando os limites entre ódio e amor, e que os acorrentaria com algo mais do que simples grilhões.
Enquanto o seu Coração Bater é um dark romance que mexe com as emoções. Um livro que te tira da zona de conforto — em minha opinião, mais do que já é esperado no gênero — e como sua própria proposta fala, traz uma história que precisava ser contada.
Cora e Dean se odeiam. Sendo ele o noivo da irmã de Cora, o convívio entre os dois é cheio de travessuras, ciladas e pegadinhas — o que os colocam em confusão, e em diversas discussões e brigas. Mas, em uma noite que Cora tem a carteira roubada, e sua única opção é ligar e pedir carona a Dean... as coisas mudam. Eles são sequestrados. E agora, nas mãos de um serial killer, eles dependem um do outro para sobreviverem. As linhas do antigo relacionamento foram ultrapassadas.
É um desenvolvimento que impacta! Nada me preparou para o choque que sentiria ao conhecer esse enredo. A minha sensação é que essa leitura exacerba nossas emoções — boas e ruins — de modo que o leitor fica preso e concentrado na narrativa. Enquanto que existe desdobramentos angustiantes e incômodos, capazes de nos tirar da comodidade, também há momentos em que a esperança de um final feliz ganha espaço. É um andamento gradativo em que estaremos no fundo do poço com os personagens, e aos poucos, enxergamos uma luz com a perspectiva de um futuro melhor.
É necessário reforçar o aviso que a editora coloca no conteúdo como nota! O livro aborda assuntos como: sequestro, estupro, transtorno de estresse pós-traumático e tentativa de suicídio. São temáticas pesadas — condizentes com a classificação adulta e como dark romance — que desestruturam o leitor que está acompanhando. Eu mesma, apesar de ter lido o título em uma única oportunidade, precisei dar pausas para que não fosse tão absorvida pelas cenas. Ainda assim, é difícil não se perturbar com trechos emblemáticos da narrativa.
"É engraçado como o lar pode significar uma coisa em um dia e algo totalmente diferente no outro. Acho que é porque lar não é um lugar, é um sentimento." pág. 178
O diferencial da obra são os protagonistas! Dean e Cora iniciam algo no estilo enemies to lovers — especificamente na forma como os sentimentos são desenvolvidos — e aos poucos percebem, que na realidade o ódio inicial escondia um amor maior. Essa transição possui camadas, profundidades e complexidades que necessitam serem solucionadas antes de um envolvimento amoroso.
Existem feridas, traumas e estresses que entremeiam o relacionamento, de forma a torná-lo perigoso se essas questões não forem elucidadas na totalidade. É por isso, que se faz necessário uma construção lenta. Uma elaboração que retire essas camadas, que cure suas feridas, para no fim estarem 100% saudáveis na relação. Não discordo nem um pouco a trama ser cuidadosa nesse quesito, apesar de alguns leitores terem reclamado acerca.
E quando acreditei que a narrativa estaria estável, outra vez, somos surpreendidos por um baque logo perto do fim. Apesar de agora, depois de finalizado, compreender que seria algo até esperado no contexto, não me preparei suficiente para esse ápice. O desfecho tem ares de tensão, contudo, creio que tudo se resolveu da melhor maneira possível. Eu já falei no blog que sou apaixonada por epílogos? Se não, está sabendo agora. E esse epílogo.... deu lágrimas nos olhos. Leiam!
De uma forma geral, Enquanto o Seu Coração Bater é um romance único. Para aqueles que gostam de se aventurar no gênero, esse é um título que deve manter sua atenção. É uma experiência de leitura distinta, no bom sentido.
"Paz. Esta é a sensação de paz que tanto anseio. E com nossos corpos relaxados e moldados um ao outro, percebo que não preciso que ele cante para mim ou massageie meu pulso, ou ofereça qualquer tipo de fuga da nuvem sombria que paira sobre mim. Ele é suficiente. Seu batimento cardíaco é tudo do qual preciso." pág. 237
Na parte física, sou apaixonada pelo fato da The Gift sempre se preocupar com que a arte esteja condizente com a parte interna. E aqui, acertaram também! O detalhe das correntes e da tatuagem dizem tudo. A diagramação é a padrão da editora com: texto espaçado e confortável de ler, com detalhes nas páginas e inícios de capítulos. A narrativa é feita em primeira pessoa, pelos pontos de vistas da Cora e do Dean, alternados.
Espero que possam dar uma oportunidade. Agora, me digam: conheciam Enquanto O seu Coração Bater? Querem ler? Já leram dark romance? Deixa nos comentários!