[Resenha] Perdão Mortal, Robin LaFevers

Livro: Perdão Mortal #1
Série: O Clã das Freiras Assassinas
Autora: Robin LaFevers
Editora: Plataforma 21
Páginas: 408
Gênero: Fantasia Medieval / Romance
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐💗
Por que ser uma ovelha, quando você pode ser o lobo? Ismae Rienne, dezessete anos, escapa da brutalidade de um casamento arranjado no santuário do convento de São Mortain, onde as irmãs ainda servem deuses antigos. Lá ela aprende que o deus da Morte abençoou-a com perigosos dons e um violento destino. Se ela optar por ficar no convento, será treinada como uma assassina e servirá a Morte. Para reclamar sua nova vida, deve destruir a vida de outros. A mais importante atribuição de Ismae leva-a direto para o tribunal superior da Bretanha— onde se encontra terrivelmente sob preparada não só para os jogos mortais de intriga e traição, mas pelas impossíveis escolhas que deve fazer. Como entregar a vingança da Morte em cima de um alvo que, contra sua vontade, roubou seu coração?

Perdão Mortal é a perfeita escolha para os amantes de uma boa fantasia com altas doses de romance. O Clã das Freiras Assassinas nos aguça a curiosidade por ser ímpar e ter singularidades sensacionais.

Ismae Rienne é uma menina que as 17 anos era pobre, sofria na mão do pai e estava prestes a se casar com alguém que não desejava. Bruscamente, sua vida é mudada, e ela é levada para o Clã das Freiras Assassinas, um clã que serve ao Saint Mortain. O Deus da Morte — como o próprio nome já diz — coordena quem deve morrer ou não com ajuda de suas filhas na Terra. Ismae é uma delas, e acaba sendo designada a tentar ajudar a Bretanha a impedir a invasão francesa, achando o traidor que está atrasando as estratégias dos bretões para reverter essa invasão. Porém, como as vontades da abadessa do clã, as de Mortain e até as suas são confusas, temos uma aventura épica pela França medieval onde veremos o que a nossa assassina é capaz de fazer.

É impossível resumir em uma singela resenha o quanto essa história é riquíssima de detalhes — desde as vestimentas dos personagens até a descrições de castelos. Robin Lafevers nos fez adentrar em uma fantasia épica. São poucas histórias que a fluidez anda ao lado das descrições de cenas, e aqui, a autora conseguiu executar de um jeito primoroso que a escrita e o desenvolvimento não se perderam. A medida que a leitura avança, você se vê em busca de mais acontecimentos, de mais aventuras, de romance e, principalmente, de querer achar as respostas de questionamentos deixados ao longo do enredo.

Um aspecto que adorei na história, foi a construção dos personagens. Nossa protagonista, Gavriel, Anne, Sybella, Annith, Fera, Crunnard entre outros nomes relevantes fizeram o enredo ser o que é. Cada qual com suas características particulares, mas que no fim convergindo num mesmo princípio se tornaram especiais. Por isso, a morte de alguns pelo caminho é sentida com muita emoção, e é inevitável não esperar que haja lutas e desdobramentos sangrentos.

"Ferida e possivelmente quebrada, deitei no chão com o rosto machucado encostado contra a terra fria. Foi impossível conter um sorriso. Consegui evitar o destino que meu pai planejara para mim. Sem dúvida era eu quem tinha vencido, não ele." pág 4

Tenho que destacar nosso rosto principal, afinal, Ismae possui um poder feminino enorme diretamente ligado a sua personalidade forte, que nos atrai. Apesar de observarmos de modo breve a sua passagem de tempo inicial, encontramos um amadurecimento nato transcorrendo. Fui feliz em me conectar com ela, com sua trajetória e convicções, deixando bons sentimentos sobre a mesma.

Acompanhar a evolução e os desdobramentos que ocorrem de modo que não cansamos da narrativa, é um ponto positivo. No entanto, se a ambientação do romance e da fantasia são excelentes, o mistério fica a desejar. A desconfiança de quem seria o traidor da narrativa gera expectativas, e o momento da revelação não foi compatível com o nível de ansiedade. Aliás, me arrisco a dizer que cai no clichê. Quem for sagaz e souber interpretar específicas falas e cenas, descobrirá facilmente. Acredito que essa conjuntura poderia ter sido melhor trabalhada, contudo a maneira que foi estruturada não desmerece nem anula o que analisamos de bom. O final é satisfatório.


De uma forma geral, Perdão Mortal é uma leitura fascinante! O universo de freiras assassinas, a época medieval, o suspense e os elementos mágicos se entrelaçaram formidavelmente. Os fãs do gênero não podem perder a oportunidade de conhecer o exemplar. Recomendo demais!

Na parte física, a capa é uma ótima escolha pois conversa com o conteúdo interno, e é a mesma que a original. A diagramação é confortável e espaçada, com pequenos detalhes nos inícios de capítulos. Além disso, temos um mapa inicial que nos ajuda a aprofundar no contexto geral, e também um glossário com os personagens centrais e funções. Não observei erros de revisão, e a narrativa é feita em primeira pessoa pela Ismae.

" —  Sei que nossos santos querem nem sempre é claro para nós. Ás vezes o desejo deles é de que lutemos, nos esforcemos e tomemos nossas próprias decisões, não que aceitemos as que foram tomada por nós." pág 219

Espero que tenham gostado! Agora me digam: conheciam Perdão Mortal? Tem vontade de ler? Curiosos? Deixa nos comentários!
Comentários
7 Comentários

7 comentários :

  1. Oi Ana Carolina.

    Eu estou recordando quando descobri esse livro por acaso no catálogo da Plataforma21 e fiquei com muita vontade de lê-lo. Mas com tantos lançamentos que aparecem para nós acabou que caiu no esquecimento. Inicialmente, achei que a pegada do livro fosse completamente outra, mas através da sua resenha o primeiro livro do Clã das Freiras Assassinas é realmente interessante.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Esse é um livro que só tinha visto a capa até então, nunca tinha nem lido a sinopse , mas achei interessante a construção medieval e as descrições bem trabalhadas, pena que a revelação final tenha deixado a desejar, né?

    Att,
    https://decaranasletras.com

    ResponderExcluir
  3. esse livro é o verdadeiro sentido de quem vê capa não sabe o conteúdo, gente freiras assassinas? *o* ok eu quero ler sim senhora kkk e outra, que nome curioso pra personagem feminina Ismae, eu amei num todo conhecer essa obra por sua escrita ana, arrasou na resenha.

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Nossa, faz tempo que eu quero ler esse livro e sempre acabo enrolando. Porém, acho incrível a premissa, afinal, não é todo dia que vemos uma história envolvendo freiras assassinas. Além disso, vejo muitos elogios para a escrita da autora e tenho vontade de conhecer. Amei o post e ver que gostou da leitura. Fico mais animada para ler e espero fazer isso em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Concordo com você a edição está lindíssima. Fiquei bem curiosa quanto ao título. Já estudei num convento para ser freira, mas confesso que nunca li nenhum livro com freiras como personagem. Só lembro do filme Mudança de hábito (risos). O fato delas serem assassinas aguça ainda mais a curiosidade do leitor e intriga quanto aos poderes da protagonista. A era medieval é um elemento que também me chama atenção, muitos jogos são ambientados nesse período. Coloquei na minha lista para ler em breve. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Eu não gosto de livros de romance romântico. Mas o lance das Freiras Assassinas me ganhou sem volta! hahahaha
    Achei incrível a capa e a temática de Perdão Mortal. E quando vemos que é apenas o livro #1 já fica aquela expectativa de outras obras surgindo, trazendo toda uma pluralidade da mente de quem escreve.
    Eu amo ler, claro. Mas, o que mais tenho é respeito e devoção pela profissão ESCRITOR. Vida longa a quem traz mundos para dentro da vida da gente.

    Carol Nery | Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  7. Como assim a morte de alguns pelo caminho? sinto que já vou sofrer com essa leitura. Me fez, de alguma forma, lembrar de uma série na Netflix um pouquinho nessa vibe e me chamou bastante atenção e a Plataforma 21 nunca me decepcionou no quesito qualidade.

    ResponderExcluir

Olá! Consideros os comentários como um termômetro para saber como vocês reagem ao meu conteúdo. Se gostou, não deixe de dizer e papearmos por aqui. :)

Ana Caroline

Olá, tudo bem? Prazer, me chamo Carol (na realidade Ana Caroline, mas ficamos com Carol!), sou formada em Nutrição pela UNIRIO e tenho 26 anos. Gosto de compartilhar com o mundo um pouco do que eu me apaixonei no universo literário, que é um vício criado na adolescência (culpado Crepúsculo!). Fã de fantasia, romances (desde os dark até romance de época) e um pouco de suspense, o Leituras Diárias é um lugar onde mostro essa minha paixão pelos livros. Sejam bem-vindos!

Busca

Instagram

Recomendação!

[Resenha] Táticas do Amor, Sarah Adams

Populares

Seguidores

Arquivos

Visualização por trimestre

Tecnologia do Blogger.