[Resenha] Recuperado, Jay Crownover

Livro: Recuperado
Autora: Jay Crownover
Editora: The Gift Box
Páginas: 243
Gênero: Romance / Erótico
Nota: ⭐⭐⭐
Foi ódio à primeira vista... Affton: Eu odiava Cable James McCaffrey. Ele era metido, mimado, um usuário... e um viciado. Ele estava fora de controle e não se importava em esconder isso. Ele tinha tudo o que se poderia querer, mas ainda assim parecia infeliz e perdido. Cada movimento que Cable fazia, cada erro que cometia, piorava a impressão que eu tinha dele. No entanto, não pude evitar de tentar salvá-lo de si mesmo quando ninguém mais tentou. No calor sufocante do verão, Cable me ensinou que ter tudo não significava nada se você não pudesse ter a única coisa que deseja mais do que tudo. Cable: Eu era obcecado por Affton Reed. Ela era rígida, certinha e nem um pouco divertida. Havia algo na sua bondade inata que me atraía. Ela agia como se estivesse acima de todas as falhas comuns aos humanos, como cheiro de fumaça após um incêndio. Eu estava apaixonado por ela, mas isso não me impedia de agir como se ela não existisse. No calor escaldante do verão, Affton me ensinou que sempre há um caminho de volta do desespero. Ela me mostrou que o truque para ter tudo era perceber que já estava tudo lá, nas minhas mãos. Tudo o que eu tinha que fazer era segurá-lo. O caminho para a recuperação é cheio de voltas e curvas, não importa quem esteja no assento do motorista.

Indiscutivelmente Jay Crownover consegue me conquistar em qualquer tipo de história, e não foi diferente em Recuperado. Talvez muito mais do que esperava, o título foi uma leitura que adorei — porque quem me conhece, sabe que a temática enemies to lovers não é uma das minhas favoritas.

Affton Reed e Cable James McCaffrey estudavam na mesma escola, e se odiavam. Porém, Affton era a única a perceber que Cable estava no fundo do poço, sem chances de sair. Após a intromissão dela na vida de Cable, tentando ajudá-lo, as coisas saíram do eixo e uma tragédia sucedeu. Anos após ao desastre, suas vidas serão novamente unidas. Agora Cable precisa da ajuda de Affton para se reergue, e eles perceberão que esse sentimento de ódio na realidade guarda algo mais profundo. Será que um possível namoro entre eles dará certo? O que houve com Cable? Affton conseguirá ajudá-lo?


É incrível o quanto os desenvolvimentos da autora são maravilhosos! A construção dos acontecimentos e situações nos envolve velozmente no enredo, fazendo então com que a leitura seja super fluida. Jay tem o dom de nos conquistar nas palavras, na forma como traz o andamento, na elaboração dos personagens e no drama. Em menos de 250 páginas, passamos por um carrossel de emoções equiparado ao de um belo calhamaço. Aqui temos assuntos reais, assuntos complexos, mas que nas palavras dela tornam-se compreensíveis e entendíveis. Ainda que use da liberdade poética para alterar certos tópicos — e a Jay fala isso na sua nota — temos a presença de uma realidade verossímil bem forte.

Sobre seus personagens, Affton e Cable é uma dupla e tanto! Donos de personalidades fortes, comportamentos teimosos e pelo fato de se odiarem antes de realmente se conhecerem, causam algumas cenas. O que mais me chama atenção acerca deles é o crescimento nas páginas — a evolução é perceptível, o que nos deixa contente! O casal possui uma forte química, conexão e atração, que foi por onde o romance transcorreu gradualmente. Acho que a grande sacada desse romance é a questão deles saírem de inimigos para a paixão. É satisfatório acompanhar essa trajetória sendo lapidada.

"... minha mãe insistia em cuidar de mim. Se não a deixasse fazer isso, ela enviaria alguém em seu lugar. Alguém em que eu pensava todos os dias desde que disse que me odiava. Alguém que observei desde o momento em que apareceu em Loveless, parecendo tão perdida e sozinha quanto eu. Affton Reed." pág. 33

Não acho que seja um livro com grandes reviravoltas ou momentos surpresas, entretanto considero a sua linearidade um ponto chave, pois vamos acompanhando a luta diária e o cotidiano dos protagonistas. É nesses instantes que ocorre a aproximação do leitor com a história, e a faz ser sensacional. Não tem muito mais o que falar sem que se torne spoiler, afinal, acredito que ler a obra "no escuro" torna-a mais interessante.

Como é de praxe, e esperado, o erótico tem suas aparições ao longo das páginas, sendo uma constante na narrativa. O final chega com um cenário cheio de dúvidas e circunstâncias que colocam em risco o relacionamento. Me gerou questionamentos como a autora levaria adiante uma relação que tinha suas problemáticas e ressalvas, no entanto ela acertou em cheio a maneira que desenhou o desfecho. Inclusive o epílogo, mora no meu coração.


De uma forma geral, Recuperado é mais um ótimo exemplar no acervo da Jay Crownover. Por ser curto, ter uma trama que considero dinâmica, acho uma excelente indicação para quem quer conhecer a autora e/ou um livro rápido de ser lido. Apaixone-se por esse romance! Recomendo demais.

Na parte física, a capa é a original, então a The Gift só adaptou para o português. Gosto dela pois retrata bem nosso jovem masculino, na qual é o enfoque. A diagramação é a padrão da editora, tendo um texto confortável e espaçado. Ela também sempre traz um detalhes nos inícios de capítulos que são bonitos. Não encontrei erro de revisão ou ortográfico. A narrativa é feita em primeira pessoa pelos dois pontos de vistas alternados.

"Eu queria mostrar a ela que poderia fazer as escolhas certas quando focava minha mente nisso. Que eu, de fato, distinguia o certo do errado e que era capaz de cuidar de mim mesmo. Eu queria impressioná-la. Queria que ela soubesse que não estava perdendo tempo, que eu não era uma causa perdida." pág. 115

Espero que tenham gostado e possam dar uma oportunidade. Agora me digam: conheciam Recuperado? Ficou curioso? O que achou da proposta? Deixa nos comentários!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Consideros os comentários como um termômetro para saber como vocês reagem ao meu conteúdo. Se gostou, não deixe de dizer e papearmos por aqui. :)

Ana Caroline

Olá, tudo bem? Prazer, me chamo Carol (na realidade Ana Caroline, mas ficamos com Carol!), sou formada em Nutrição pela UNIRIO e tenho 26 anos. Gosto de compartilhar com o mundo um pouco do que eu me apaixonei no universo literário, que é um vício criado na adolescência (culpado Crepúsculo!). Fã de fantasia, romances (desde os dark até romance de época) e um pouco de suspense, o Leituras Diárias é um lugar onde mostro essa minha paixão pelos livros. Sejam bem-vindos!

Busca

Instagram

Recomendação!

[Resenha] Táticas do Amor, Sarah Adams

Populares

Seguidores

Arquivos

Visualização por trimestre

Tecnologia do Blogger.