[Resenha] Enola Holmes: O Caso do Marquês Desaparecido, Nancy Springer

Livro: Enola Holmes - O Caso do Marquês Desaparecido #1
Série: Enola Holmes
Autora: Nancy Springer
Editora: Verus Editora
Páginas: 179
Gênero: Infanto-Juvenil / Suspense e Mistério
Nota: ⭐⭐⭐⭐
*exemplar cedido pela editora*
Entre disfarces e fugas, a irmã de Sherlock Holmes vai nos mostrar que o sangue investigativo também faz parte dela. Mas será que Enola será capaz de decodificar as pistas necessárias e finalmente encontrar sua mãe? Em Enola Holmes: O caso do marquês desaparecido, Enola Holmes — irmã do famoso detetive Sherlock Holmes — descobre no dia de seu aniversário de catorze anos que sua mãe desapareceu. Por conta dessa descoberta, ela embarca em uma viagem a Londres em busca de pistas que indiquem o paradeiro da mãe. Mas nada poderia preparar Enola para o que a espera na cidade grande. Ao chegar, ela se vê envolvida no sequestro de um jovem marquês. E, no meio de toda a trama, ainda é obrigada a fugir de vilões assassinos e tentar se esquivar de seus astutos irmãos mais velhos — tudo isso enquanto reúne pistas sobre o estranho desaparecimento de sua mãe. Porém, nessa busca por sua mãe, ela conta com aliado muito importante: um caderno de mensagens cifradas deixado pela mãe. Ele será seu companheiro em todas as aventuras e confusões em que a astuta Enola irá se meter. Enola Holmes: O caso do marquês desaparecido deixa claro que a busca por aquilo que amamos nunca é em vão e os caminhos que devemos percorrer nessa jornada nem sempre serão suaves.

Enola Holmes: O Caso do Marquês Desaparecido foi uma grata surpresa porquanto é curto — menos de 200 páginas — e por trazer um conteúdo cheios de acontecimentos instigantes. Se você é um leitor que gosta de aventura e investigações, este livro é para você!

Enola Holmes descobre no dia do seu aniversário de 14 anos que sua mãe desapareceu. Sem deixar rastros de que foi raptada ou que tenha desaparecido contra a sua vontade, a menina tenta decifrar as atitudes tomadas pela mãe. Quando parte dos seus questionamentos são respondidos e sanados, Enola se verá no meio de uma movimentada Londres tentando escapar de sequestradores e tendo que se disfarçar da sua verdadeira identidade. A inteligência — característica da família Holmes — será necessária para sobreviver, e Enola tem de sobra. Ela passará a entender que para correr atrás dos seus objetivos, a mente pode ser de uma grande ajuda.

Um desenvolvimento super gostoso de acompanhar! A autora sobre trabalhá-lo de forma constante para que fiquemos presos na leitura, e no fim, ainda deixa um gostinho de quero mais. É um enredo que tem características infanto-juvenil, mas que também pode agradar facilmente o público mais velho — afinal, quem nunca ficou interessado em solucionar e encontrar as respostas de um mistério? E nesse caso, teremos dois! Mesmo num curto espaço de tempo, Nancy Springer construiu algo bem elaborado e que possui conexões plausíveis. Preparados para acionarem seu lado detetive em um duplo caso?!

Além disso, é muito fácil ser cativada pela nossa personagem principal. Enola tem uma personalidade forte e sagacidade fora do comum, que conquista. É curioso também perceber que as suas emoções são bem voláteis — principalmente quando ela fala de seus sentimentos pela mãe e irmãos — porém, nada extrapolado do que podemos esperar de uma adolescente. Sua astúcia é o grande trunfo da narrativa e diferencial.

"Eu me disfarçaria da última coisa que meus irmãos imaginariam que eu pudesse me disfarçar, conhecendo-me como um varapau, uma criança com uma camisola que mal cobria os joelhos." pág. 82

Gostei da forma como o andamento trouxe um desfecho que ao mesmo tempo que encerra os ciclos apresentados, deixa brechas para que sucessores possam ser escritos — e na realidade já existem, pois é uma série. É notório um certo amadurecimento da nossa protagonista, e isso me deixa com expectativas de como ela se comportará nos próximos.

De uma forma geral, Enola Holmes: O Caso do Marquês Desaparecido é uma obra agradável de conhecer e desbravar. Eu li o volume em pouquíssimas horas e me diverti bastante acompanhando as peripécias de uma menina astuta. Recomendo demais! E se não fosse o bastante,  temos na Netflix um filme de mesmo nome e baseado no livro — que não pude conferir até este momento, contudo pretendo assistir em breve.


Na parte física, a capa é o pôster do filme, então não tem muitas novidades. Não sou muito adepta as capas desse estilo, no entanto até que nesse específico caso não me afetou tanto. Acho que a escolha da editora foi acertada! A diagramação é super confortável de ler, tem um ótimo espaçamentos e pequenos detalhes ao longo das páginas. Não encontrei erros de revisão ou ortográficos. A narrativa é feita em primeira pessoa pelo ponto de vista da Enola.

Espero que tenham gostado e deem uma oportunidade. Agora me digam: já conheciam Enola Holmes: O Caso do Marquês Desaparecido? Sabiam da adaptação em filme? Tem curiosidade? Deixa nos comentários!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Consideros os comentários como um termômetro para saber como vocês reagem ao meu conteúdo. Se gostou, não deixe de dizer e papearmos por aqui. :)

Ana Caroline

Olá, tudo bem? Prazer, me chamo Carol (na realidade Ana Caroline, mas ficamos com Carol!), sou formada em Nutrição pela UNIRIO e tenho 26 anos. Gosto de compartilhar com o mundo um pouco do que eu me apaixonei no universo literário, que é um vício criado na adolescência (culpado Crepúsculo!). Fã de fantasia, romances (desde os dark até romance de época) e um pouco de suspense, o Leituras Diárias é um lugar onde mostro essa minha paixão pelos livros. Sejam bem-vindos!

Busca

Instagram

Recomendação!

[Resenha] Táticas do Amor, Sarah Adams

Populares

Seguidores

Arquivos

Visualização por trimestre

Tecnologia do Blogger.