[Resenha] Pânico, Lauren Oliver

Livro: Pânico
Autora: Lauren Oliver
Editora: Verus Editora
Páginas: 336
Gênero: Jovem Adulto / Ficção Realista / Thriller
Nota: ⭐⭐⭐+ 0,5
*exemplar cedido pela editora*
Até onde você iria para escapar da sua vida? Da autora best-seller Lauren Oliver, Pânico é um romance eletrizante, que vai deixar os leitores sem ar. O Pânico começou como muitas coisas naquela cidadezinha claustrofóbica: era verão e não havia mais nada para fazer... Heather jamais pensou em competir no Pânico, um jogo perigoso disputado pelos formandos do ensino médio, em que as apostas são altas e a recompensa é ainda maior. Ela nunca se considerou destemida, o tipo de pessoa que lutaria para se destacar. Mas, quando encontra algo ― e alguém ― por que lutar, descobre que é mais corajosa do que imaginava. Dodge nunca teve medo do Pânico. O segredo que ele guarda vai servir de estímulo e levá-lo até o fim do jogo, ele tem certeza disso. O que Dodge não sabe é que ele não é o único com um segredo. Todo mundo tem um motivo para jogar. Para Heather e Dodge, o jogo trará novas alianças, revelações inesperadas e a possibilidade do primeiro amor - e o conhecimento de que, às vezes, aquilo que tememos é o que mais precisamos. Pânico captura tanto a energia bruta do medo quanto a necessidade dolorosa de encontrar um lugar para pertencer, em uma narrativa envolvente de amizade, coragem e esperança.

Admito que não sabia o que esperar da conjuntura do exemplar e acabei me surpreendendo. Sendo meu primeiro contato com a escrita da Lauren Oliver, gostei do que ela propôs dentro da obra!

Pânico é um jogo criado pelos jovens da pacata cidade de Carp, a fim de proporcionar maiores diversões e movimentações na localidade. Ele consiste em vencer desafios que colocam a vida em risco, e só podem ser disputados pelos alunos formandos do ensino médio, que conseguirem realizar o Salto de Abertura — o primeiro desafio. Além disso, ao longo do ano. os alunos são obrigados a pagar uma taxa para o jogo, que no final converte-se na premiação do ganhador e que também custeia os juízes — responsáveis por elaborar os desafios e a regulamentação. Heather e Dodge entraram na disputa com objetivos diferentes. Para eles, Pânico é mais do só uma mera competição, mas a chance de mudarem suas vida. 


É interessante o quanto você desconhecer determinado conteúdo, pode influenciar positivamente ou negativamente numa leitura. O desenvolvimento de Pânico me conquistou muito mais pelo fato de eu querer descobrir quais escolhas e trajetórias seriam feitas no momento que lia, do que propriamente criar expectativas anteriores.

Ele se encaixa numa mistura de ficção realista com thriller, dentro do young adult, e acredito que um dos seus maiores objetivos é ser eletrizante e acelerado. De certa forma ele cumpre seu papel. As cenas de ação são impactantes e trazem toda a carga de suspense necessária para adentrarmos nos acontecimentos — e a forma como ele foi construído faz com que fiquemos antenados para o prosseguimento. Entretanto, se não houver uma conexão do leitor com os personagens, talvez ele torne-se maçante. Em todos os capítulos temos que compreender as motivações e segredos dos participantes, cada qual com seu singular propósito. Temos uma narrativa que também traz o lado pessoal e emocional deles à tona.

"Ninguém sabe quem inventou o Pânico, ou quando ele começou. Existem diferentes teorias... No entanto, nenhuma dessas histórias está correta. O Pânico teve seu início da mesma forma que várias coisas começam em Carp, uma cidadezinha pobre de 12 mil habitantes no meio do nada: porque era verão e não havia mais o que fazer." pág. 11

Falando sobre os mesmos, eles chamam atenção justamente por se aproximarem muito de pessoas com problemas da vida real. Possuem qualidades e defeitos, erram e acertam, e é interessante acompanhar o quanto o jogo os amadurece. Como falei anteriormente, não acho que seja um grupo fácil de conquistar, mas se analisarmos a fundo, vemos que algumas das suas incertezas e receios se entrelaçam com nosso medos internos.

Tenho que elogiar a escrita da Lauren Oliver quanto as cenas de desafios. Elas são bem detalhadas, transpassando o desconforto e incomodo das ações que colocam a vida de todos em risco. Não creio que seja uma narrativa com muitas reviravoltas — pelos menos as que percebi caíram na obviedade — que são compensadas pela alta da adrenalina.


De uma forma geral, não é uma história favoritada contudo que ainda valeu a pena conhecer, até porque teremos a adaptação dela em série para a Amazon Prime! Ainda não tive tempo para assistir, contudo estou ansiosa para vê-la retratada em tela.

Na parte física, a capa tem elementos que conversam totalmente com o conteúdo, e é bem representativa. A diagramação é a padrão da editora Verus, tendo detalhes nos inícios de capítulos — que são divididos por datas. Encontrei pequenos erros de revisão, todavia nada que atrapalhasse o entendimento do todo. A narrativa é feita em terceira pessoa pelos pontos de vistas da Heather e do Dodge.

"Agora restava somente um terço dos competidores. Apenas dezessete tinham chegado até a cerca: desses, dez tinham conseguido pegar alguma coisa da casa de Donahue." pág. 96

Espero que tenham gostado! Vocês conheciam Pânico? Pretendem ler? O que acham da proposta do livro? Deixa nos comentários!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Consideros os comentários como um termômetro para saber como vocês reagem ao meu conteúdo. Se gostou, não deixe de dizer e papearmos por aqui. :)

Ana Caroline

Olá, tudo bem? Prazer, me chamo Carol (na realidade Ana Caroline, mas ficamos com Carol!), sou formada em Nutrição pela UNIRIO e tenho 26 anos. Gosto de compartilhar com o mundo um pouco do que eu me apaixonei no universo literário, que é um vício criado na adolescência (culpado Crepúsculo!). Fã de fantasia, romances (desde os dark até romance de época) e um pouco de suspense, o Leituras Diárias é um lugar onde mostro essa minha paixão pelos livros. Sejam bem-vindos!

Busca

Instagram

Recomendação!

[Resenha] Táticas do Amor, Sarah Adams

Populares

Seguidores

Arquivos

Visualização por trimestre

Tecnologia do Blogger.