[Resenha] Sedução da Seda, Loretta Chase

Livro: Sedução da Seda #1
Série: As Modistas
Autora: Loretta Chase
Editora: Arqueiro
Páginas: 308
Gênero: Romance de Época
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐+💗
Talentosa e ambiciosa, a modista Marcelline Noirot é a mais velha das três irmãs proprietárias de um refinado ateliê londrino. E só mesmo seu requinte impecável pode salvar a dama mais malvestida da cidade: lady Clara Fairfax, futura noiva do duque de Clevedon. Tornar-se a modista de lady Clara significa prestígio instantâneo. Mas, para alcançar esse objetivo, Marcelline primeiro deve convencer o próprio Clevedon, um homem cuja fama de imoralidade é quase tão grande quanto sua fortuna. O duque se considera um especialista na arte da sedução, mas madame Noirot também tem suas cartas na manga e não hesitará em usá-las. Contudo, o que se inicia como um flerte por interesse pode se tornar uma paixão ardente. E Londres talvez seja pequena demais para conter essas chamas. Primeiro livro da série As Modistas, Sedução da seda é como um vestido minuciosamente desenhado por Loretta Chase: de cores suaves e românticas em alguns trechos, mas adornado com os detalhes perfeitos para seduzir.

Sedução da Seda é uma grata surpresa que entra para minha caixinha de favoritos! Loretta Chase com a série As Modistas trouxe novidades para os romances de época, onde aqui, podemos esperar ousadias, personalidades fortes e características ímpares que se destacam.

Marcelline Noirot é a mais velha de três irmãs. Com uma família de passado turbulento e tortuoso, aprendeu com uma de suas tias a ser uma costureira de mão cheia e modista. Tentando ergue-se em Londres, ela é dona de uma das maiores lojas do local, só que ainda não é popular entre a aristocracia. Querendo ter mais dinheiro e prestígio, Marcelline irá atrás de lady Clara Fairfax, futura duquesa, para conseguir o quer. Determinada e destemida, ela fará um plano onde o seu ponto principal será convencer o duque Clevedon a fazer sua futura esposa comprar na loja. Porém, nessa aventuras eventos farão sentimentos aflorarem e situações mudarem. De uma pura estratégia, o amor nascerá. Será capaz dos dois perceberem isso? Serão capazes de ultrapassarem as diferenças que a sociedade aponta?




Foi revigorante encontrar um desenvolvimento totalmente diferente. Como temos uma protagonista que pertence a classe burguesa em vez da aristocracia, foi permitido explorar outras vertentes que até então ficam aquém nas personagens femininas do gênero. Marcelline é uma mulher ambiciosa, que planeja e pensa no seu futuro, que é preocupada com a sua família, o que destaca no enredo aspectos que vão além do romance. A construção de uma personalidade deveras interessante ganha notoriedade, sendo para mim, uma das melhores características da história.

A construção da narrativa entrelaçada na profissão de modista, nos demonstra que a autora fez uma exímia pesquisa dos costumes da época. Aos leitores que gostam desse universo de vestidos, tecidos, pedrarias, cortes e costuras, Sedução da Seda torna-se um prato cheio desses elementos. Eu que não sou tão antenada a essa questão de moda, fiquei impressionada com o esmero e detalhes. Com certeza tivemos uma exímia pesquisa por trás.

"A vida não era uma roda que girava sem parar. Nunca voltava ao mesmo ponto. Não se limitava a um simples vermelho e preto e um leque de números. A vida ria da lógica." pág. 59

Marcelline brilha tanto nas cenas que essa questão se reflete nas atitudes, decisões e convicções executadas ao longo das páginas — até mesmo nas cenas sensuais e eróticas, que são moldadas nessa determinação. É uma coisa tão presente na história, quase viva, que ofusca tudo ao redor, até mesmo as decisões do personagem masculino. Clevedon é um cavalheiro que tem seus ápices de aparecimento, no entanto que se encaixa no típico clichê de libertino que conhecemos — não é uma crítica, pois sou sem dúvidas apaixonada por um devasso.

Temos também a inserção de um pequeno mistério, que te prende e te instiga a querer que as pessoas do enredo descubram a verdade sobre. O final, chega sendo excelente para toda a proposta que  conhecemos, e que alegra nossos corações românticos que esperam um final feliz. Não posso deixar de mencionar as irmãs Noirot, que nesse volume, nos dá pistas de como sucederá a tetralogia. Particularidades distintas compõe essa série, fazendo que tenhamos altas expectativas para os sucessores.




De uma forma geral, super recomendo As Modistas e Sedução da Seda para os fãs do gênero. É incontestável que trata-se de uma curva fora do eixo dentro dos romances de época, e isso é no bom sentido. Se quiser fugir da mesmice, essa dica é para você. Indico demais!

Na parte física, ao meu ver, temos um dos maiores problemas. Já é de conhecimento para quem lê romances de época, que a capa é uma repetição de um outro livro com pequenas alterações. Confesso que não sou adepta a essa reciclagem de fotos, entretanto atualmente a editora tem trabalho melhor para trazer algo único. Como são livros "antigos", dá para relevar. A narrativa é feita em primeira pessoa pelos pontos de vistas dos protagonistas. Então, teremos noção do ocorre nos dois lado, o que nos deixa agoniada quando algo não dá certo.

"Contra todas as probabilidades, veio a esperança. Porque ela era uma sonhadora e uma conspiradora e ninguém pode sonhar ou conspirar sem esperança." pág. 287

Espero que tenham gostado, e possam dar uma oportunidade para o título. Agora me digam: já conheciam? Ficaram curiosos? Deixa nos comentários!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Consideros os comentários como um termômetro para saber como vocês reagem ao meu conteúdo. Se gostou, não deixe de dizer e papearmos por aqui. :)

Ana Caroline

Olá, tudo bem? Prazer, me chamo Carol (na realidade Ana Caroline, mas ficamos com Carol!), sou formada em Nutrição pela UNIRIO e tenho 28 anos. Gosto de compartilhar com o mundo um pouco do que eu me apaixonei no universo literário, que é um vício criado na adolescência (culpado Crepúsculo!). Fã de fantasia e de romances (desde os dark até romance de época) e um pouco de suspense, o Leituras Diárias é um lugar onde mostro essa minha paixão pelos livros. Sejam bem-vindos!

Busca

Instagram

Recomendação!

[Resenha] O Cavaleiro e a Mariposa, Rachel Gillig

Populares

Seguidores

Arquivos

Visualização por trimestre

Contato do blog

Contato do blog
Tecnologia do Blogger.