[Resenha] A Corrida de Escorpião, Maggie Stiefvater

Livro: A Corrida de Escorpião
Autora: Maggie Sitefvater
Editora: Verus
Páginas: 378
Gênero: Fantasia/Romance
Nota: ⭐⭐⭐⭐💗
Na pequena ilha de Thisby, poucos cavaleiros são bravos o suficiente para competir na corrida de escorpião que acontece a cada novembro. Pela primeira vez uma mulher, a jovem Puck Connolly, vai competir. Ela tem dois irmãos e ficou órfã depois que os pais foram devorados pelos cavalos assassinos. Por isso, ela está determinada não só a competir como ganhar a corrida. Para isso, Puck terá que enfrentar outro jovem corajoso e encantador. Sean Kendrick também perdeu o pai, atropelado pelas sanguinárias criaturas. Apesar de terríveis, os cavalos do mar são uma grande atração turística. O turismo é a principal fonte de renda dos habitantes de Thisby. A ilha é um lugar fascinante e, ao mesmo tempo que atrai, também amedronta. A descrição que Maggie faz dos desfiladeiros do local é carregada de poesia. Com a narrativa alternando entre o ponto de vista de Sean e de Puck, a autora criou uma trama envolvente, classificada por críticos do New York Times e do Los Angeles Times como inovadora. Em A corrida de escorpião, Maggie Stiefvater nos leva até o limite, em que o amor e a vida encontram seus maiores obstáculos e apenas os fortes de coração podem sobreviver. Uma leitura inesquecível.

A Corrida de Escorpião é uma trama complexa da união de várias lendas sobre cavalos d'águas e da própria criatividade da Maggie Stiefvater. Quando leio um livro bem escrito, narrado e detalhado de forma que nenhuma das temáticas se sobrepõem, é fácil ele tornar-se um favorito. E obviamente sobre este que fala, converteu-se em um.

Puck Connolly é uma menina, órfã, que vive junto dos seus dois irmãos. Quando sua moradia é ameaçada e seu irmão mais velho decide ir embora, Puck acha que a única solução para salvar sua moradia e família, é participando da Corrida dos capall uisge chegando em primeiro lugar. E para alcançar seu objetivo, ela terá que enfrentar Sean Kendrick — ganhador há 4 anos seguidos da corrida junto do seu capall uisge Corr. O que eles não imaginavam, é que seus caminhos seriam entrelaçados e essa disputa sobrepujasse a meta de vitória. Seria uma decisão entre amar ou viver.


Terminei o exemplar extasiada! É incrível o quão bem a autora trabalha dentro do contexto de fantasia, tentando sempre trazer elementos novos e únicos. Quando me pedem indicações do gênero em que temos conjunturas peculiares, sempre penso na Maggie — além de ser minha autora favorita, já sendo suspeita para falar, seus enredos exploram aspectos e lendas não tão comuns. É um desenvolvimento que demora a engrenar porque possui muitas informações iniciais a serem absorvidas, porém a medida que você avança na leitura, fica mais fácil de acompanhar. É uma obra igualmente subdividida entre o romance e a parte fantástica — o que me surpreendeu, afinal, pela sinopse esperava maiormente esse entrelace romântico — então espere por um conteúdo riquíssimo.

Nossa protagonista Puck é uma jovem que teria todos os motivos e justificativas para ser uma pessoa amarga. No entanto, é com alegria que vemos que o oposto transparece. Ela move os acontecimentos de uma maneira que você passa a narrativa inteira torcendo pela mesma. E não somente. É perceptível sua convicção e perseverança em ir atrás do que quer — quando decide participar de uma corrida que é totalmente masculina e que os habitantes de Thisby são contra, ela demonstra essa garra. Ver seus avanços ao longo das páginas traz um sentimento de orgulho, pois é nítido que uma mulher de personalidade forte está sendo construída.

"Todo ano eu espero que ele diga isso. Todo ano, quando ele toma sua decisão, ela tranquiliza meu coração. Mas, este ano, sinto como se ainda estivesse esperando." pág. 129

Encontraremos assuntos como conflitos de amizades, embates familiares, a reflexão sobre o sentido da vida, o paralelo entre a morte e as consequências deixadas para quem ainda vive, entre outras particularidades. Parece que são muitos componentes e elaborações, porém acredite que tudo é conectado de forma a ser compreendido. Única ressalva que faço é que um personagem ficou sem "final". Ele era um  dos motivos que incentivou a nossa protagonista a lutar pelo que queria, entretanto ficou em branco no final.

Aliás falando sobre esse fim, se você é uma pessoa que chora facilmente, igual a mim,  prepare alguns lencinhos porque essa finalização chega sendo emocionante. De uma forma geral, recomendo demais A Corrida de Escorpião e acho que dei bons argumentos ao longo da resenha. Será um prato cheio aos fãs do gênero, trazendo também grandes lições por trás, com o adicional de ser uma raridade no universo fantástico: é volume único!


Na parte física, acho esses tons avermelhados/acobreados atrativos e a arte tem semelhanças com uma das capas originais — porque ela tem várias edições — e em opinião pessoal gosto bastante. A diagramação é a padrão da editora, sendo espaçada e confortável de ler. A narrativa é feita pelos dois pontos de vistas de modo intercalado, em primeira pessoa.

Espero que tenham gostado e possam dar uma chance a leitura! Agora me digam: conheciam A Corrida de Escorpião? Já ouviram falar? Ficaram curiosos? Deixa nos comentários! 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Consideros os comentários como um termômetro para saber como vocês reagem ao meu conteúdo. Se gostou, não deixe de dizer e papearmos por aqui. :)

Ana Caroline

Olá, tudo bem? Prazer, me chamo Carol (na realidade Ana Caroline, mas ficamos com Carol!), sou formada em Nutrição pela UNIRIO e tenho 28 anos. Gosto de compartilhar com o mundo um pouco do que eu me apaixonei no universo literário, que é um vício criado na adolescência (culpado Crepúsculo!). Fã de fantasia e de romances (desde os dark até romance de época) e um pouco de suspense, o Leituras Diárias é um lugar onde mostro essa minha paixão pelos livros. Sejam bem-vindos!

Busca

Instagram

Recomendação!

[Resenha] Cinco Lâminas Partidas, Mai Corland

Populares

Seguidores

Arquivos

Visualização por trimestre

Tecnologia do Blogger.