Livro: Se Não Fosse Você
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 400
Gênero: Drama / Romance
Nota: ⭐⭐⭐⭐
*exemplar cedido pela editora*
Morgan e Clara Grant são mae e filha, e aparentemente não têm nada em comum. Morgan engravidou muito nova, com dezesseis anos, e está determinada a evitar que sua filha passe pelas mesmas dificuldades que enfrentou. Colocando sempre a família em primeiro plano, Morgan deixou os próprios sonhos de lado para dedicar-se à filha e ao marido. Clara, por sua vez, não quer seguir os passos da mãe – ela não consegue enxergar nada de espontâneo na personalidade de Morgan. No auge dos seus dezesseis anos, seu maior desejo é ir para a universidade estudar teatro, mesmo que os pais não incentivem a carreira. Com personalidades incompatíveis e objetivos divergentes, a convivência entre Morgan e Clara está cada dia mais insustentável. A única pessoa capaz de criar um ambiente de paz é Chris – marido de Morgan, pai de Clara, o porto seguro da família. Mas essa paz é quebrada após um trágico acidente que muda completamente a vida das duas. Enquanto Morgan luta para reconstruir tudo que desabou ao seu redor e encontra conforto na última pessoa que esperava, Clara só aumenta sua lista de rebeldias. Com o passar dos dias, novos segredos, ressentimentos e mal-entendidos fazem com que mãe e filha se afastem ainda mais… e a distância aumenta tanto ao ponto de uma reaproximação se tornar improvável. Depois de tanto tempo distantes e com muita coisa não dita, será que ainda há chances de que tudo fique bem?
O lançamento do título veio com uma alta carga de expectativas por quanto sempre vi os fãs da Colleen Hoover elogiarem a obra, e felizmente, elas foram atendidas. Se Não Fosse Você trata sobre recomeços, laços familiares e amor.
Contado a partir de pontos de vistas alternados, conheceremos a história de Morgan Grant e sua filha Clara. Morgan engravidou aos dezesseis anos, e com isso teve todos os seus planejamentos alterados. Atualmente com 34 anos e a filha com 16 anos, o mundo delas vira de ponta cabeça após o marido morrer em um trágico acidente. Contudo, as más notícias não param por aí, afinal, os segredos que seu marido deixa para trás desestabiliza a relação de Morgan e Clara. Serão elas capazes de encontrar uma maneira de superar as dores juntas ou a verdade oculta será o suficiente para abalar seu relacionamento?
O desenvolvimento foi uma grata surpresa, o que é excelente. Um diferencial que a autora traz nos seus enredos, na minha opinião, é nos fazer questionar e pensar nos assuntos que são inseridos. Colleen Hoover sempre nos reforça que o ser humano tem qualidades e defeitos, que acerta e erra nas escolhas, e essas temáticas em um contexto de relação mãe e filha nos sensibiliza. Ainda que não concordo com certas atitudes de alguns personagens — e tenho ressalvas com assuntos trabalhados de forma um pouco rasa — acredito que sua mensagem final é bem transmitida, sendo uma história coesa.
E falando sobre as protagonistas, elas são densas e cheias de camadas. Clara e Morgan é uma dupla e tanto, sendo mais parecidas do que imaginam. A relação delas é marcada por altos e baixos, e como falei anteriormente, é um dos pontos-chave da trama — entendermos as emoções das duas é fundamental para compreendermos todo o andamento construído. Clara é uma típica adolescente que tem comportamentos equivocados, onde seus sentimentos são exacerbados e tem muito a aprender. Clara é uma mãe que por um momento perde seu rumo e futuro, e precisa novamente colocar seus ideais no eixo.
"No dia que descobri que estava grávida, parei de viver por mim. Acho que chegou a hora de entender quem eu deveria ter sido antes de ter começado a só cuidar dos outros." pág. 184
Obviamente não poderia faltar num bom drama, as revelações impactantes. Realmente fui pega de surpresa sobre esse enorme reviravolta, inclusive sendo o tópico difícil de lidar no exemplar. Ainda que não seja elemento principal da narrativa, sinto que faltou uma melhor elaboração do mesmo — principalmente quando comparo com outro livro da CoHo que reli recentemente e aborda semelhante conteúdo.
Apesar da observação feita, nada apaga o brilhantismo do final capaz de nos emocionar. Gostei da forma como as coisas foram concluídas e a perspectiva de futuro. De uma forma geral, recomendo Se Não Fosse Você. Colleen Hoover nos presenteia com um romance maduro, problemáticas complexas e críveis, além de tocante. Não torna-se um dos meus favoritos, entretanto entendo quem o tem como um dos queridinhos.
Na parte física a capa destoa da original, porém nada que tenha me incomodado particularmente. Sei que alguns fãs queriam que tivesse sido mantido a original, no entanto ainda acho que a escolha brasileira se interliga com a parte interna. A diagramação é a padrão da Galera Record, sendo confortável de ler. Como referido antes, a narrativa é feita de pontos de vistas alternados entre a Clara e Morgan, em primeira pessoa.
Espero que tenham gostado! Quem acompanha o blog deve estar percebendo uma maratona de obras da Colleen Hoover, e eu realmente estou colocando em dia seus lançamentos (💗). Agora me digam vocês: conheciam Se Não Fosse Você? Ficaram curiosos? Leriam? Deixa nos comentários!
"Desde que nasci, todas as decisões que ela tomou foram para me beneficiar. Eu sempre soube disso. Mas acho que nunca me senti grata por seus sacrifícios antes de hoje." pág. 358