27
jan
2023

[Resenha] O Caderninho de Desafios de Dash e Lily, David Levithan e Rachel Cohn

Livro: O Caderninho de Desafios de Dash & Lily #1
Série: Dash & Lily
Autores: David Levithan e Rachel Cohn
Editora: Galera Record
Páginas: 256
Gênero: Jovem Adulto / Romance
Nota: ⭐⭐⭐+ 0,5
*exemplar cedido pela editora*
O Natal está quase chegando, o que é motivo de grande alegria para Lily, que sente que chegou a hora, finalmente, de se apaixonar. Para encontrar sua cara-metade de forma nada óbvia, ela montou, junto de seu irmão, um plano: deixou um caderninho vermelho repleto de tarefas em uma das prateleiras de sua livraria favorita – e mais caótica, vale ressaltar – da cidade, na expectativa de que o cara certo apareça e aceite o desafio. Dash, que não é exatamente um fã do período natalino, encontra o caderninho na sua também favorita livraria e decide – por que não? – topar a missão. Intrigado e curioso, ele completa as primeiras tarefas, e os dois passam a se comunicar e conhecer um ao outro utilizando como ponte o caderninho, que é deixado e resgatado, a cada vez, em um ponto diferente de Manhattan. Mas Dash é mesmo o cara certo? A conexão entre eles é imbatível, no entanto, à medida que o tempo passa, os dois começam a questionar se sua relação está destinada a permanecer apenas nas páginas de papel ou poderão, um dia, alçar voo e ganhar vida e cores. Será que suas versões em carne e osso conseguirão manter essa crescente sintonia? Ou tudo isso revelará ser apenas uma cômica e desastrosa bagunça? Co-escrito por David Levithan e Rachel Cohn e indicado ao prêmio Goodreads Choice Awards de Melhor Ficção Young Adult, O caderninho de desafios de Dash & Lily é uma divertida – e natalina – história que fará os leitores vasculharem as prateleiras das livrarias em busca de um específico caderninho vermelho e, é claro, um amor. Perfeito para fãs de Emily em Paris, Para todos os garotos que já amei e A barraca do beijo.

O Caderninho de Desafios de Dash & Lily é aquele tipo de leitura fofa e rápida que você faz despretensiosamente. Como uma fã da temática natalina americana, foi um livro que adorei conhecer!

Aceitando um desafio do irmão, Lily resolve fazer uma aventura a procura de um possível amor: ela decide deixar um caderninho vermelho nas prateleiras da sua livraria favorita, com algumas instruções que podem levá-la ao garoto ideal para descobrir esses sentimentos. E Dash é quem encontra o caderno, curioso com a proposta. Os dois acabam criando uma relação de correspondência, através das palavras — em meio a semana que antecede o Natal, laços vão sendo formados. Porém, será que realmente eles formam um par perfeito? Será que os relatos que fazem no papel correspondem a quem são na vida real? Será que a imaginação de ambos fazem jus ao que encontrarão?


É o meu primeiro contato com a escrita do autor David Levithan, que nesse caso, foi em parceria com a autora Rachel Cohn, e gostei bastante. Não acho que seja um desenvolvimento inovador ou que fuja muito dos "padrões" de um romance mais ameno e jovem, no entanto se tem um ponto que posso destacar na obra, e que faz total diferença, são os personagens. Ademais, sou completamente apaixonada pela ambientação natalina, e isso como plano secundário me foi incrível. Entramos numa aventura em busca do amor, em busca de autoconhecimento e de entender seu lugar no mundo de forma divertida e leve.

Confesso para vocês, que fui muito surpreendida com a personalidade dos protagonistas, principalmente com a do Dash. Ele trouxe um ar de sagacidade — com seu sarcasmo, ironias e tiradas — simplesmente sensacional no contexto! Eu não esperava que o exemplar trouxesse reflexões que considero profundas, e isso veio muito envolta do comportamento e de quem o Dash é. E que felizmente, também se assemelha nas indagações internas da Lily — sobre a vida de modo geral, sobre si mesmo — ainda que, superficialmente, ela traga atitudes destoantes.

"Percebi que Hostil me dera o que pedi como presente de Natal. Esperança e crença. Sempre tive esperança, mas jamais acreditei que pudesse viver uma aventura assim sozinha. Que eu era capaz. E que adoraria. Mas aconteceu. O caderninho fez acontecer." pág. 113

Por acompanharmos suas conversas através do caderninho, entendemos bem quem eles são e o que pensam — e até onde são capazes de chegar para descobrir um ao outro. Como falei anteriormente, eles vivenciam uma aventura, onde o prêmio final é se encontrarem, que inclusive, acontece de forma mais inesperada possível. Imaginei super que seria feito algo fofo e romântico, entretanto a maneira como ocorreu foi legal, e faz sentido com toda a construção que vinha sendo feita. O final é que trouxe essa dose de fofura e de coração aquecido, deixando de modo levemente aberto o futuro desse casal — acreditei que teríamos um epílogo que fechasse melhor esse ciclo.

De uma forma geral, O Caderninho de Desafios de Dash & Lily é um livro acalentador, divertido e gracioso. É uma história que nos prende na sua leveza de ser, e indico demais aos que gostam de um YA/NA afável — que inclusive, tem adaptação em série na Netflix. Podem apostar sem medo!


Na parte física, tenho a nova edição que trouxe uma nova arte. A capa é super linda, e sou apaixonada nos detalhes natalinos, nos relevos aplicados e o fato dela ser soft-touch. Adoro esse estilo de ilustração, então já viu, fui conquistada. Na parte interna temos uma diagramação padrão da Galera Record — texto espaçado e confortável de ler — sem grandes detalhes. Não encontrei erro de revisão ou ortográfico. A narrativa é feita em primeira pessoa pelos dois pontos de vistas, alternados.

Espero que tenham gostado e possam dar uma oportunidade. Ainda não assisti a adaptação em série, mas pretendo em breve. Agora me digam: conheciam O Caderninho de Desafios de Dash & Lily? O que acharam da proposta? Já sabiam da adaptação? Deixa nos comentários!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Consideros os comentários como um termômetro para saber como vocês reagem ao meu conteúdo. Se gostou, não deixe de dizer e papearmos por aqui. :)

Ana Caroline

Olá, tudo bem? Prazer, me chamo Carol (na realidade Ana Caroline, mas ficamos com Carol!), sou formada em Nutrição pela UNIRIO e tenho 28 anos. Gosto de compartilhar com o mundo um pouco do que eu me apaixonei no universo literário, que é um vício criado na adolescência (culpado Crepúsculo!). Fã de fantasia e de romances (desde os dark até romance de época) e um pouco de suspense, o Leituras Diárias é um lugar onde mostro essa minha paixão pelos livros. Sejam bem-vindos!

Busca

Instagram

Recomendação!

[Resenha] Cinco Lâminas Partidas, Mai Corland

Populares

Seguidores

Arquivos

DomSegTerQuaQuiSexSab
Veja Todos os Posts do Mês

Visualização por trimestre

220,223
Tecnologia do Blogger.