[Indicação] Conheça o Grishaverse (e ordem de leitura!)


Olá leitores, tudo bem? Hoje vim falar de um universo que é um dos meus queridinhos dentro do gênero fantasia, e percebi que estava em falta de falar dele por aqui no blog: o Grishaverse, traduzido para o português, como Grishaverso.

O Grishaverso nada mais é do que o nome dado ao universo que a autora Leigh Bardugo expandiu desde a trilogia Sombra e Ossos. Ele é composto, de uma forma geral, por três séries principais e diversos livros "extras" para um entendimento melhor desse mundo. E apesar de todos os livros compartilharem do mesmo ambiente, cenários e elementos, eles não possuem uma ligação intrínseca que impeça a leitura de uma série de forma independente. Existem referências e conexões que o leitor capta melhor lendo em ordem cronológica de lançamento, porém nada que atrapalhe a compreensão de cada contexto próprio.

Leigh Bardugo já falou diversas vezes que o Grishaverse veio da inspiração da cultura russa, principalmente da Rússia czarista, misturando elementos fantásticos como magia, jornada de herói, estratégias políticas e soldados/guerras. O fato é que ele é riquíssimo em detalhes, em aventuras e desdobramentos eletrizantes. Sou apaixonada!

ORDEM DE LEITURA DOS LIVROS


Aqui, trago uma sugestão de ordem de leitura para aqueles que gostam de compreender todas as nuances de um universo. Porém, reforço novamente, que não é obrigatório a leitura nesse sentido para que haja compreensão de uma série em específico. Os que são exceções, são os extras/spin-offs que necessitam da conexão deles com o título onde são citados ou que o personagem apareceu primeiro, para entender a importância dos mesmos.

1° TRILOGIA SOMBRA E OSSOS (SaB)
  • Sombra e Ossos
  • Sol e Tormenta
  • Ruína e Ascensão
2° DUOLOGIA SIX OF CROWS (SoC)
  • Six of Crows: Sangue e Mentiras
  • Crooked Kingdom
 DUOLOGIA KING OF SCARS (KoS)
  • King of Scars
  • Rule of Wolves
CONTOS/EXTRAS
  • As Vidas dos Santos (citado na trilogia SaB).
  • O Demônio da Floresta (uma história prequel do Darkling, personagem de SaB)
  • The Language of Thorns (sem previsão de lançamento no Brasil, coletâneas de histórias citadas em SaB e SoC).
  • The Severed Moon (sem previsão de lançamento no Brasil, um diário do universo)

A SÉRIE DA NETFLIX




A adaptação dos livros para a Netflix brinca com o Grishaverse, pois diferentemente dos livros, ela une dois núcleos de personagens: os da trilogia Sombra Ossos e os da duologia Six of Crows. Muitos fãs já imaginavam que a série não ser fiel às obras literárias, pois de alguma forma o roteiro teria que unificar esses dois mundos. Na primeira temporada ficou claro onde ocorre as referências aos livros, e onde foi preciso inovar para a conexão dessas duas aventuras. Na segunda temporada, há a hipótese de que teremos a entrada do núcleo de King of Scars, pois criou-se enredos próprios da série, fugindo totalmente dos livros.

Espero que tenham gostado desse compilado de informações, e possam dar uma oportunidade! Agora me digam: conheciam o Grishaverse? O que acharam desse universo? Leriam ou assistiriam? Deixa nos comentários!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Consideros os comentários como um termômetro para saber como vocês reagem ao meu conteúdo. Se gostou, não deixe de dizer e papearmos por aqui. :)

Ana Caroline

Olá, tudo bem? Prazer, me chamo Carol (na realidade Ana Caroline, mas ficamos com Carol!), sou formada em Nutrição pela UNIRIO e tenho 26 anos. Gosto de compartilhar com o mundo um pouco do que eu me apaixonei no universo literário, que é um vício criado na adolescência (culpado Crepúsculo!). Fã de fantasia, romances (desde os dark até romance de época) e um pouco de suspense, o Leituras Diárias é um lugar onde mostro essa minha paixão pelos livros. Sejam bem-vindos!

Busca

Instagram

Recomendação!

[Resenha] Táticas do Amor, Sarah Adams

Populares

Seguidores

Arquivos

Visualização por trimestre

Tecnologia do Blogger.