[Bate Papo Literário] Metas para 2025!


Olá leitores, tudo bem? Resolvi voltar com o quadro de bate papo literário aqui no blog, pois senti a necessidade de conversar sobre certos assuntos  com vocês. Então, esperem ao menos duas postagens assim ao mesmo, pois tenho muita coisa a hablar rs. O tema de hoje, é um nosso velho conhecido: metas literárias. Afinal, é saudável ou não fazer?

Lá nos meus primórdios da adolescência quando iniciei nesse universo literário, metas literárias era algo que adorava fazer pois me incentivava a ler mais, e como uma boa virginiana, me ajudava também a sempre separar um tempinho de leitura durante o meu dia-a-dia. A meta literária não tinha o objetivo de me fazer "competir" com outras pessoas o quanto de livros estou lendo, mas sim, a manter meu ritmo de leitura e a manter o meu hobbie "vivo" mesmo com outras tarefas diárias. No entanto, era também os primórdios da internet, onde não existiam tantos influencers, não existiam centenas de perfis literários, não existia essa constância das redes sociais.

Agora mais velha, e coloca no mínimo uns dez anos de diferença, metas literárias não funcionam na minha vida. Na verdade, fazer meta literária me gera pressão. Gera pressão em ver o quanto as pessoas estão lendo hoje em dia — e cada vez mais vemos pessoas com um número exorbitante de livros lidos —  e não tenho esse ritmo, me gera pressão em comprar lançamentos e lê-los o mais rápido possível para ter novos conteúdos, me gera pressão em ver que a Carol de hoje em dia, não é mais a mesma de antes. O ritmo do atual universo literário é muito mais rápido do que eu, como ser humana, posso dar conta. O full time também engoliu o mercado literário, e o efeito rebote... veio.

Eu queria me afastar de tudo. Não queria saber de ler, não queria tocar em um livro e ver o quanto estava demorando para acabá-lo, e no final, abandonava tudo. As redes sociais, em vez de me aproximar mais do meu hobbie, me fez ter ansiedade e pavor em perceber que não me via refletida naquelas pessoas que leem, no mínimo, uns dez livros por mês — e se eu conseguia acabar um, já era vitória. E as minhas metas literárias, minhas grandes aliadas, se tornaram pesadelo. 2024 foi um ano conturbado nesse sentido, no qual me vi lendo tão pouco como nunca na minha vida. Em fato porque o que acompanhava na telinha, não era o que eu tinha na minha vida literária. E hoje sou uma adulta que tem rotina de trabalho, rotina de casa e rotina de estudos.

E para voltar aqui no blog, para voltar a ser uma leitora com prazer, tive que reaprender a me conhecer: resolvi abandonar de vez qualquer meta literária.  Não vou me impor números, não vou me impor quais e quantos livros tenho que ler por mês, não vou me impor ao que as redes sociais fizeram, não propositalmente, virar uma competição. Sem perspectivas, quero que em 2025 eu retorne a amar os livros, e a ter prazer em ler. Seja cinco, seja dois, seja um livro por mês, o que eu quero é ter de volta a emoção de conhecer novos enredos, lugares ou conjunturas. De ter esse lugar como meu refúgio.

Se você se identifica com algo mencionado, tente também! Nosso país precisa de mais leitores de formação, que apreciam as histórias por si só, e não um "campeonato" inexistente de quantos livros por ano tenho que ler. Seja fantasia, seja romance, seja clássico, seja ficção, seja nacional, o importante é ler. E esse tem que ser o foco de todos! 2025 vamos ter como meta, ler livros? Espero que tenham gostado!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Consideros os comentários como um termômetro para saber como vocês reagem ao meu conteúdo. Se gostou, não deixe de dizer e papearmos por aqui. :)

Ana Caroline

Olá, tudo bem? Prazer, me chamo Carol (na realidade Ana Caroline, mas ficamos com Carol!), sou formada em Nutrição pela UNIRIO e tenho 28 anos. Gosto de compartilhar com o mundo um pouco do que eu me apaixonei no universo literário, que é um vício criado na adolescência (culpado Crepúsculo!). Fã de fantasia e de romances (desde os dark até romance de época) e um pouco de suspense, o Leituras Diárias é um lugar onde mostro essa minha paixão pelos livros. Sejam bem-vindos!

Busca

Instagram

Recomendação!

[Resenha] Cinco Lâminas Partidas, Mai Corland

Populares

Seguidores

Arquivos

Visualização por trimestre

Tecnologia do Blogger.