24
fev
2023

[Resenha] Cress, Marissa Meyer

Livro: Cress #3
Série: Crônicas Lunares
Autora: Marissa Meyer
Editora: Rocco
Páginas: 496
Gênero: Distopia / Fantasia
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Neste terceiro livro da série Crônicas Lunares, Cinder e o capitão Thorne estão foragidos e agora levam Scarlet e Lobo a reboque. Juntos, eles planejam derrubar a rainha Levana e seu exército. Cress talvez possa ajudá-los. A garota vive aprisionada em um satélite desde a infância, com a companhia apenas de telas, o que fez dela uma excelente hacker. Coincidência ou não, infelizmente ela também acabou de receber ordens de Levana para rastrear Cinder e seu bonito cúmplice. Quando um ousado plano de resgatar Cress dá errado, o grupo se separa. Cress enfim conquista a liberdade, mas o preço a se pagar é alto. Enquanto isso, Levana não vai deixar que nada impeça seu casamento com o imperador Kai. Cress, Scarlet e Cinder talvez não tenham a intenção de salvar o mundo, mas muito possivelmente são a última esperança do planeta.

Dando continuidade a série Crônicas Lunares, mais uma vez Marissa Meyer se supera, e traz um exemplar a altura dos antecessores. Cress tem um enredo com personagens cativantes, além de uma aventura que você não quer se desgrudar.

Cinder, Thorne, Scarlet e Lobo estão foragidos. Navegando pelo espaço na tentativa de não serem detectados pelos inimigos, eles fazem planos definitivos para tentar derrotar a rainha Levana. Para isso, precisam primeiramente impedir o casamento do príncipe Kai com a mesma. O que eles não sabem, é que recebem auxílio de uma menina hacker para não serem pegos, e ela é Cress. Aprisionada num satélite por ser cascuda — ela possui utilidades para a coroa de Luna, por isso não foi morta — Cress decide ser uma aliada do grupo já que não concorda com as decisão da rainha. Após tentar fazer contato com a nave do grupo, e obter sucesso, juntos decidem tirá-la do satélite. Porém, os planos não sairão como desejam e consequências graves terão.




Comecei a leitura com grandes expectativas, pois o final do antecessor me deixou roendo as unhas. E não me decepcionei! Com um início um pouco mais cadenciado para entendermos a introdução de mais uma protagonista, a partir de uma determinada reviravolta o enredo deslancha. É um desenvolvimento em que ocorre várias situações importantes, em que o cerne principal da série é colocado em tensão, e acho que esse foi o ponto que me animou a lê-lo de modo rápido. Queria saber como todos os desdobramentos terminariam.

A entrada da personagem Cress foi excelente, em minha opinião, visto que ela se insere em um grupo já sensacional, que com suas defeitos e qualidades se complementam. Admito que, inicialmente, ela tinha atitudes um pouco infantis, entretanto posteriormente amadurece e cativa muito mais. Não supera minha maior afinidade com a Scarlet, mas ainda assim, fica no mesmo patamar que a Cinder. Quero destacar também a presença constante do Thorne, que me tombou — ele é a pessoa mais doida e divertida, rs. Adoro pensar que eles podem formar um casal futuramente.

"— Quando você foi até minha cela e jogou essa história de princesa em cima de mim... como eu poderia reagir? De repente deixei de ser ninguém e passei a realeza perdida, e você esperava que eu desse pulinhos e aceitasse esse destino que você criou em sua cabeça, mas nem considerou que talvez não fosse o destino que eu quero? Não fui criada para ser princesa nem líder. Eu só precisava para entender quem eu era...sou. De onde vim. Achei que talvez essas respostas estivessem na França." pág. 166

Sobre o universo criado e o andamento do mesmo, temos respostas importantes e a inserção de informações extremamente relevantes. Agora chegamos ao ápice que a série permitiria, e para o último livro deve vir grandes surpresas. Aqui saberemos nuances dela como um todo, que podem fazer diferença brutal no resultado final.

Um bom tempo que não lia uma distopia tão boa e por este motivo, essa me surpreendeu. Esperei algo mais voltado ao romance, e o que vejo é uma mistura de gêneros na medida certa. Leitores que gostam tanto de romance quanto de distopias/fantasia não ficam na mão — suponho que até os fãs de aventuras gostarão. É um pacote completo fácil de agradar.




Possivelmente dos três lidos — Cinder, Scarlet e Cress — esse é o que menos senti a presença do conto de fadas inspirado, que no caso, é Rapunzel. Pondero que a justificativa seja porque não conheço tão profundamente o conto, contudo o máximo que presenciei dele foi o fato da nossa protagonista ser sonhadora presa no satélite — estilo princesa — adicionado do fato dela ter cabelos bem longos. A sensação que tenho, é que nas outras obras foi mais explorado esse lado da obra.

De uma forma geral, saio maravilhada com o volume. Não se torna meu favorito da série por pouco, e traz um conteúdo de qualidade como continuação. Saber mais sobre esse mundo criado e seus elementos sempre é fascinante, além de claro, ter protagonistas esplêndidos. Mais que recomendado!

"— Eu sei disso — disse Cinder, com um tom pesado de ao afastar o olhar de Jacin e olhar para um de cada vez. — Se conseguirmos, iniciaremos uma guerra." pág. 354

Sobre a parte física, a capa segue o padrão de Crônicas Lunares, onde a arte representa parte do conteúdo. Gosto desde tipo de ilustrações e interligações com a parte interna, logo não tenho o que reclamar. A diagramação segue o padrão encontrado na série, sendo confortável de ler com alguns detalhes. A narrativa é feita em terceira pessoa por vários pontos de vistas.

Estou MEGA curiosa para saber o que virá, então aguardem que quando menos imaginar, a resenha sai por aqui. Espero que tenham gostado!

Resenhas anteriores:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Consideros os comentários como um termômetro para saber como vocês reagem ao meu conteúdo. Se gostou, não deixe de dizer e papearmos por aqui. :)

Ana Caroline

Olá, tudo bem? Prazer, me chamo Carol (na realidade Ana Caroline, mas ficamos com Carol!), sou formada em Nutrição pela UNIRIO e tenho 28 anos. Gosto de compartilhar com o mundo um pouco do que eu me apaixonei no universo literário, que é um vício criado na adolescência (culpado Crepúsculo!). Fã de fantasia e de romances (desde os dark até romance de época) e um pouco de suspense, o Leituras Diárias é um lugar onde mostro essa minha paixão pelos livros. Sejam bem-vindos!

Busca

Instagram

Recomendação!

[Resenha] Cinco Lâminas Partidas, Mai Corland

Populares

Seguidores

Arquivos

DomSegTerQuaQuiSexSab
Veja Todos os Posts do Mês

Visualização por trimestre

220,065
Tecnologia do Blogger.